Model S Interior

Carros elétricos importados já vendidos no Brasil

Muito se tem ouvido falar em carros elétricos. Esse tipo de carro vem sendo requisitado em todo o mundo, e nesse assunto, o Brasil não fica para trás. Alguns deles têm sido importados e vendidos no Brasil para suprir a alta demanda.

Visto que ainda é um tema em que muitos têm dúvidas, esse texto tem a intenção de informar o leitor primeiramente sobre o que é um carro elétrico, passando por suas diferenças com relação ao híbrido, e finalmente chegando aos modelos de carros fabricados no Brasil e os importados.

É importante estar sempre atualizado sobre carros elétricos, pois eles prometem ser o futuro da automobilística no mundo. Isso se deve ao fato de que são eficientes e não emitem poluição, ou seja, são ecologicamente corretos.

Confira a seguir um pouco sobre esse tipo de carro que está se tornando tão popular.

O que é um carro elétrico

Carros na tomada

Okay, o carro elétrico pode até ser o futuro dos veículos no mundo, mas como ele funciona?

Um carro elétrico é basicamente um veículo que não usa combustíveis fósseis como fonte de energia. Ao invés disso, utiliza energia elétrica.

O motor do carro é alimentado por eletricidade, que é armazenada em baterias. Essas baterias são carregadas através de um plug que é conectado ao carro. Isso significa que o abastecimento com combustível é dispensado para esse tipo de carro.

Exatamente por esse motivo, eles não emitem gases poluentes como o gás carbônico, um dos responsáveis pelo efeito estufa.

Um carro elétrico, portanto, possui um funcionamento ecologicamente correto e eficiente.

Diferença entre um carro elétrico e híbrido

Carro Hibrido Fusion

Sim, há uma diferença entre esses dois tipos de carro.

Por ainda ser um tema relativamente novo, muitas pessoas ainda não possuem muito conhecimento sobre, e por isso, acabam confundindo um elétrico com um híbrido, os colocando na mesma categoria.

Como já foi visto acima, um carro elétrico usa somente energia elétrica para funcionar. Assim, só há um tipo de motor, que é o elétrico.

Já o carro híbrido possui dois sistemas de propulsão: um elétrico e um de combustão, normalmente alimentado por gasolina.

Enquanto um veículo elétrico não emite poluentes, o carro híbrido o faz, pois seu motor elétrico provê apenas parte da força que o carro precisa para se movimentar; a outra parte vem do motor de combustão, que produz gases prejudiciais ao meio ambiente.

Outra diferença é a forma de abastecimento. O carro elétrico, por não precisar de combustível fóssil, é recarregado em estações próprias, ou na própria casa do motorista. Para isso, basta conectar o plug a uma tomada.

Por outro lado, o híbrido precisa apenas ser abastecido por combustível, pois sua bateria é recarregada com ajuda do motor de combustão.

Apesar de os carros elétricos serem mais eficientes e mais “limpos”, sua tecnologia ainda é cara, e não atendem ao perfil econômico da maioria dos brasileiros.

Por isso, os carros híbridos têm surgido como uma opção intermediária, não sendo tão caro quanto um elétrico, nem tão barato quanto um carro convencional.

Veja a seguir alguns modelos de híbridos que são comercializados no Brasil.

  • Toyota Prius

Prius Hibrido 6

Esse é o modelo mais famoso atualmente, além de ter sido o primeiro carro híbrido vendido. O primeiro modelo do Prius chegou ao Brasil em 2016, em sua quarta versão.

O Prius dispensa apresentações. Além de sua tecnologia de ponta, possui um design moderno e especificações que com certeza vão agradar a todo perfil de comprador.

O destaque fica por conta do motor, híbrido, que possui a avançada tecnologia Hybrid Synergy Drive, que permite uma maior eficiência energética ao carro.

Para saber todas as especificações técnicas e para encomendar um para você, acesse o site oficial da Toyota.

  • Lexus CT 200h

Um carro com alta tecnologia e um design elegante. Esse é o Lexus CT 200h, que possui ótimas especificações, além do principal, o motor híbrido com tecnologia Hybrid Synergy Drive.

É isso mesmo, a tecnologia usada no Lexus é igual a do Prius. Isso acontece porque a Lexus é uma marca de luxo da Toyota. Portanto, as duas utilizam em seus carros a mesma tecnologia.

Além do motor, o carro conta com 8 airbags, que garantem a segurança do motorista e passageiros; e também possui uma tela multifunção, onde é possível monitorar o funcionamento do carro e controlar o sistema multimídia.

Por possuir uma potência de 134 cavalos, a velocidade máxima que o carro chega é 180 Km/h. Acredite, para um carro híbrido, é um ótimo número.

Outros itens como ar condicionado, sistema de partida sem chave e iluminação LED fazem com que o Lexus CT 200h seja completo.

Essas são apenas algumas das várias funções que o carro oferece. Para conhecer todas as incríveis especificações dele, acesse o site da Lexus.

Tanto o Prius como o Lexus CT 200h são carros híbridos completos e muito eficientes. Porém, esses não são os únicos modelos existentes.

Outros carros híbridos disponíveis no Brasil são:

  • BMW i8

  • Porsche Cayenne S E-Hybrid

  • Mitsubishi Outlander PHEV

  • BMW i3

  • Fusion Hybrid

Confira a lista completa em detalhes.

Agora que falamos das diferenças entre carros elétricos e híbridos, e dos modelos híbridos disponíveis no Brasil, vamos voltar para os elétricos.

Uma tendência chamada carro elétrico

Por conta das tantas transformações que a sociedade vem passando, sobretudo com a preocupação sobre o meio ambiente, novas soluções para tornar o mundo menos poluído têm sido tomadas.

Os meios de transportes são responsáveis por grande parte da emissão de gases poluentes que contribuem para a intensificação do efeito estufa, causando o aquecimento global.

Para tentar reverter essa situação, empresas automobilísticas estão se esforçando para cada vez mais incluir motores elétricos em seus carros.

Isso porque, com essa demanda tão alta por soluções ecológicas, o carro elétrico tem se destacado como um meio de transporte eficiente e que não produz poluição.

Desse modo, esse tipo de veículo virou uma tendência global, sendo o centro das atenções no mundo automobilístico.

Montadoras de carro engajadas

Através de medidas globais, as montadoras precisam diminuir significativamente a taxa de emissão de CO2 para até 90g/km em 95% seus carros. Um detalhe: tudo isso até 2021. Caso essa medida não seja cumprida, multas serão aplicadas.

Por isso, essas empresas estão cada vez mais engajadas em projetar e produzir carros elétricos, que além de cumprirem as regras sobre poluição impostas, estarão fabricando carros “limpos”, que farão do trânsito um ambiente mais ecológico. Exemplo da Volvo.

Volvo Elétrico

Essas tais medidas foram primeiramente feitas e aprovadas pelos países da União Europeia e depois pelo Brasil.

Isso faz com que as montadoras, por motivos financeiros principalmente, passem a investir nos carros elétricos ao invés dos convencionais.

Com isso, todos ganham: as montadoras, que não levarão multa, e a população, que poderá desfrutar de um ar menos poluído.

O melhor de tudo isso é que os carros elétricos não produzem praticamente nada de poluição. Isso significa que as medidas serão mais que cumpridas.

Assim, percebe-se que o mundo realmente resolveu olhar para os benefícios de um carro elétrico.

IPI nas alturas

Por mais que o carro elétrico apresente tantos prós, ainda é muito difícil ter um morando no Brasil. Isso porque esses veículos já são mais caros que os convencionais e acrescenta-se a isso o valor estratosférico dos impostos.

O IPI (Imposto sobre produtos industrializados) para um carro é de 25%, enquanto para um carro comum, movido a combustíveis fósseis, o mesmo imposto é de 7%.

É possível perceber, então, que alguma coisa está errada.

O governo deveria considerar o quão benéfico para o país seria se a frota de carros elétricos aumentasse. Afinal, eles não poluem o meio ambiente e são muito econômicos no dia a dia.

Além disso, a demanda por combustíveis fósseis seria reduzida significativamente (Seria isso bom ou ruim para um país produtor de petróleo?), fazendo com que o Brasil possa investir mais em energia elétrica proveniente de fontes limpas.

O fato é que ter um carro elétrico ainda não cabe no orçamento da maioria dos brasileiros.

Com medidas de redução desse imposto, além de incentivos fiscais para que empresas produzam veículos desse tipo aqui mesmo no Brasil, com certeza o número de carros elétricos rodando seria muito maior.

Que fique uma dica ao governo para que nosso país possa acompanhar essa tendência mundial.

Carros elétricos vendidos no Brasil

Apesar do número ainda pequeno de potenciais compradores, as montadoras vêm apostando no Brasil, trazendo modelos disponíveis para compra.

Confira abaixo alguns dos modelos de carro elétrico vendidos no Brasil.

Tesla

Todos sabem que a Tesla é a pioneira na produção de carros elétricos. A empresa realmente tem investido pesado em seus modelos elétricos para popularizar cada vez mais esse tipo de veículo.

Dentre os modelos desenvolvidos pela Tesla estão o Model 3 e o Model S. Veja a seguir um pouco mais sobre esses carros.

Model 3

Tesla Model 3

Antes mesmo de chegar ao país, o Model 3, da Tesla já está dando o que falar.

Não se sabe ainda a data exata de lançamento do modelo elétrico no Brasil, porém, a montadora já abriu uma pré-venda pelo site para todos os brasileiros interessados.

Realizando um depósito de U$ 1000, é possível reservar o carro, que tem previsão de chegar ao país com um valor aproximado de 125 mil reais (Sem contar com os terríveis impostos).

Até o momento, cerca de 130 mil modelos já foram reservados pelo mundo, um número animador considerando que esse é um carro elétrico, por isso, um pouco mais caro.

Apesar do valor, esse é o carro de “entrada” da empresa, que espera que o Model 3 possa trazer o carro elétrico para boa parte da população, não somente para a elite.

Mas vamos falar um pouco sobre o carro. Além do elegante design e da tecnologia de ponta utilizada em todos os acessórios do carro, ele possui uma potência animadora.

É possível chegar a 100 Km/h em apenas 5,3 segundos. Para um carro elétrico, isso é muita coisa. Além disso, a velocidade máxima que pode ser atingida é de 225 Km/h, sendo que sua autonomia é de aproximadamente 350 Km/h.

Para reservar uma unidade, acesse o site da Tesla.

Esse é um carro com uma potência ótima, e um preço baixo em comparação com os concorrentes da categoria.

Model S

tesla model 3

Agora, vamos falar do outro modelo da Tesla, o Model S.

Esse esportivo de luxo tem causado impacto no Brasil por seu valor: R$ 745 mil. É isso mesmo, você não leu errado.

O carro possui diversos acessórios e especificações de cair o queixo. Afinal, com esse preço, não poderia ser diferente.

Possui autonomia de 370 a 390 Km e alcança uma velocidade máxima de 210 Km/h.

Se você tem essa pequena quantidade de dinheiro sobrando em seu bolso, vale a pena comprar um Model S.

Agora passaremos para outros modelos, fabricados por outras montadoras. Confira.

Chevrolet Bolt EV

Bolt EV

Para competir com o Model 3, a Chevrolet lançou o Chevy Bolt EV, carro elétrico que possui uma aceleração de 0 a 97 Km/h em apenas 7 segundos.

Por ser importado, o preço fica um pouco mais salgado: R$ 289 mil. Porém, vale a pena compra-lo caso você esteja procurando por um carro elétrico que não seja tão caro.

No quesito segurança, o Bolt ev não deixa a desejar. São 10 airbags para garantir que todos no caso estejam protegidos em caso de colisão.

O carro conta também com o exclusivo sistema OnStar, que permite uma conexão remota entre celular e veículo. Sua potência é de 202 cavalos e autonomia de 383 Km.

Kandi Coco

Kandi Coco

Caracterizado por seu design compacto, o Kandi Coco é um carro elétrico com valor de aproximadamente R$ 50 mil.

Por ser um veículo barato e popular, suas especificações não são completas se comparadas a um modelo da Tesla, por exemplo.

O veículo atinge uma velocidade máxima de 45 Km/h e possui autonomia de 80 Km.

BYD E6

BYD e6

Produzido pela chinesa BYD, esse carro possui autonomia de até 360 Km até precisar ser recarregado e custa em torno de R$ 260 mil.

Com uma velocidade máxima de 140 Km/h, o veículo é uma ótima opção para quem não pode pagar muito, mas quer um carro com potência razoável.

O modelo acabou ficando popular ao redor no mundo por ser muito eficiente funcionando como um taxi.

Aqui no Brasil, o modelo está passando por testes para ser homologado como veículo para corridas de taxi.

Carros elétricos exclusivos para taxi

Nissan Leaf Taxi

Por ser um tipo de veículo eficiente e econômico, os carros elétricos têm sido adotados para corridas de taxi.

No Brasil, várias cidades já estão começando a trocar a frota de taxi por veículos elétricos.

Em São Paulo, por exemplo, alguns taxistas estão utilizando o Nissan Leaf, além de também usarem o Toyota Prius, que não é um híbrido, mas também muito eficiente.

Já no Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos, a Nissan fechou uma parceria com o Estado do Rio e a Petrobrás para trazer algumas unidades do Nissan Leaf para funcionarem como taxi durante os jogos.

O mais interessante é que, além de passarem a dirigir um tipo de carro que não emite poluentes na cidade, os taxistas estão comemorando o sucesso. Isso porque as pessoas acabam ficando curiosas e com vontade de andar em um carro elétrico.

O carro elétrico realmente está caindo no gosto das pessoas ao redor do mundo. Os motivos são óbvios: sustentabilidade, eficiência e economia.

Os veículos elétricos acabam auxiliando a população, que pode comprar um carro que gasta menos; o governo, que consegue reduzir suas cotas de emissão de poluição, controladas por tratados; e ao meio ambiente, que agradece por utilizarmos um meio de transporte que não o agrida.

Para quem quer tudo isso, basta comprar um dos muitos modelos de carro elétrico.