Tesla Semi Truck

Caminhão elétrico Tesla ou “Semi-Truck”

Está quase chegando o dia da apresentação do primeiro mini caminhão elétrico da Tesla. Apesar de atrasos, a empresa promete características nunca vistas e disse que o primeiro protótipo já está pronto!

Alguns sites já mostram fotos e vídeos que, talvez, sejam do caminhão, mas só o conheceremos com certeza dia 16/11.

Problemas na produção do Model 3 (o último lançamento da empresa) e a preocupação em ajudar Porto Rico, atingido por um furacão, levaram ao atraso da apresentação do mini.

Apresentação do Caminhão em 16 de novembro Tesla Semi Truck 2

A montadora de veículos Tesla pretende ir além de produzir veículos pequenos. Por isso busca tecnologias que melhorem o transporte de cargas para longas distâncias e o transporte seguro de muitas pessoas. Hoje falaremos sobre seu mini caminhão para serviço pesado.

Elon Musk (cofundador e diretor executivo da Tesla) vem nos atualizando sobre os detalhes do primeiro caminhão elétrico da empresa. Ele nos informou (como visto neste site) mais uma prorrogação da data de apresentação do protótipo. O primeiro plano era apresentar o mini caminhão em setembro, esse evento foi empurrado para 26 de outubro e mais uma vez para 16 de novembro.

A data pode ser conferida no site oficial da Tesla. O evento acontecerá no Jet Center Los Angeles em Hawthorne, Califórnia. Apesar de todo o mistério, devemos reconhecer que a montadora é a que hoje mais domina e usa com maestria todo o pontencial do marketing digital para o lançamento de novos produtos e engajamento com seu público.

Infelizmente, a empresa não revelou muitas informações sobre esse mini caminhão. Mas aqui estão algumas características que têm aparecido quando se fala dele:

  • O mini caminhão deve percorrer cerca de 320 a 480 km com a bateria cheia;
  • Ele deve economizar cerca de 70% em relação aos caminhões normais;
  • A empresa pretende produzir em larga escala já em 2019 e vender em 2020;
  • Musk disse que dirigir esse caminhão é como dirigir um carro esportivo;
  • É possível que ele tenha a tecnologia de piloto automático;
  • É completamente elétrico e feito para o trabalho pesado;
  • Tesla está desenvolvendo o design junto de grandes companhias que entendem do assunto para que não falte nada que o comprador precise; e
  • Ele vai custar aproximadamente $100.000 dólares.

Mas será que comprar esse mini caminhão vale a pena? Caminhões comuns que utilizam diesel como combustível conseguem percorrer 1600 km com um tanque cheio. Por isso a Tesla pode estar preparando tecnologias de troca de bateria ou recarga rápida para que seu mini caminhão não fique para trás.

É importante dizer que se os rumores se mostrarem corretos dia 16, um mini caminhão tão revolucionário como este causaria um imenso estímulo na indústria de caminhões. Pois muitas empresas do ramo teriam interesse pela tecnologia econômica da Tesla.

O primeiro protótipo já está pronto

Tesla Semi Truck

Apesar da mudança na data de lançamento, Elon Musk enviou um e-mail para os convidados do evento confirmando que o protótipo está pronto. Além disso, ele disse no Twitter que os atributos do caminhão “são melhores que qualquer coisa que eu já vi”. Mas sabemos que ele costuma exagerar ao falar sobre as novidades da Tesla.

O site Tech Crunch divulgou uma foto que parece ser do caminhão. Pois, segundo sua notícia, o veículo nessa foto tem aspecto futurístico e foi encontrado em um lugar na Califórnia (onde a Tesla costuma testar seus novos veículos). Ele também compartilha algumas características com o teaser liberado pela própria Tesla, como o para-choque e os faróis.

Mesmo assim, Musk, novamente no Twitter, brincou com quem disse que já sabia a aparência do caminhão por causa da foto perguntando “Será mesmo?”. Só nos resta o lançamento oficial para ter certeza.

O site Electrek nos mostra dois vídeos em que se acredita que a Tesla está testando o novo mini. A matéria afirma que nos vídeos não há som de nenhum motor e que não é visto nenhum escapamento, o que são características de um motor elétrico.

Mas por que tanto atraso?

São dois os principais motivos para que a data de lançamento tenha sido adiada duas vezes:

  • Problemas na produção do Model 3: A produção do Model  3 começou no final de julho com a promessa de 1500 unidades por semana. Porém, até o dia 30 de setembro, somente 260 unidades tinham sido produzidas no total. Por isso eles estão trabalhando para resolver os problemas na produção e aumentá-la, deixando a apresentação do caminhão em segundo plano.

Tesla Model 3

 

  • Energia para Porto Rico: Recentemente, Porto Rico foi atingido por um furacão que destruiu parte da rede elétrica e deixou muitas pessoas sem energia. Por esse motivo a montadora de carros fez da produção e do envio de baterias para Porto Rico uma prioridade. Assim os moradores que já tem painéis solares podem voltar a ter energia elétrica.

Outra preocupação da Tesla no momento é o término da construção da Gigafactory, sua imensa fábrica de baterias.

Tesla Gigafactory

O dia 16 promete trazer muitas novidades para o mundo dos veículos elétricos. A corrida tecnológica para o veículo mais econômico, mais eficiente, mais sustentável e mais barato só nos traz benefícios. Estamos muito ansiosos para acompanhar esse lançamento, e vocês? Vamos torcer para que a data não seja adiada novamente!