Volvo Vera caminhao autonomo

Conheça o Volvo Vera: caminhão autônomo sem cabine e motorista

O Volvo Vera é o novo caminhão autônomo construído para o transporte ininterrupto e inteligente de cargas. Sem cabine e motorista, o veículo opera através de sensores e do monitoramento de uma central de controle. 

Além disso, as unidades do Volvo Vera podem comunicar-se entre si quando estão na mesma operação.

Com o Volvo Vera, o transporte de cargas poderá ser otimizado a altos níveis, solucionando problemas de mobilidade de transportadoras. Os caminhões da Volvo poderão rodar 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Detalhes como motorização, autonomia, preço e data de lançamento ainda não foram revelados. Uma previsão de Lançamento ainda não foi divulgada, porém a Volvo pretende iniciar testes selecionando alguns clientes Europeus. 

Conheça a seguir  tudo sobre o novo caminhão autônomo da Volvo.

Caminhão autônomo da Volvo dispensa motorista

O Vera é um caminhão autônomo desenvolvido pela Volvo com o objetivo de otimizar o transporte de cargas. O novo modelo funciona através de um motor movido a eletricidade. Além disso, é autônomo, ou seja, não há necessidade de um motorista. O caminhão será usado em rotas fixas e curtas, entre centros de distribuição, por exemplo.

O Vera será apresentado ao público durante o Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), em Hannover, Alemanha.

A Volvo se preocupou e pensou no crescimento da população urbana, e acredita que o Vera pode e vai solucionar essas problemas de mobilidade urbana e aumento da demanda por transporte de cargas.

A plataforma Blog Logística, em parceria com a Log CP, desenvolveu um infográfico pensando justamente no impacto que os caminhões autônomos podem e vão causar para um lado benéfico.

Como o Volvo Vera funciona

Ideal para deslocamentos a curta distância, com rotas repetitivas, o Vera possibilitará o transporte de cargas maiores em um período de tempo menor. 

O veículo é equipado com diversos sensores que permitem um transporte preciso e livre de acidentes. Isso porque os modelos que operarem na mesma rota também poderão se comunicar, tornando o transporte mais eficiente.

Volvo Vera

Os sensores do Volvo Vera estarão conectados a um bancos de dados na nuvem.

Além disso, uma central de controle verificará informações importantes de direção, como velocidade, nível de carga, trânsito e localização.

Diferente dos caminhões comuns, o Volvo Vera não tem uma cabine grande e tradicional. Sua “cabine” mais parece com um carro superesportivo, como os da Tesla, porém, sem espaço para um motorista.  Essa parte futurística do caminhão é acoplada ao baú de carga para iniciar o transporte – tudo de forma autônoma.

Volvo vera não tem cabine tradicional

O Volvo Vera, por ser autônomo, poderá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse é um grande trunfo para as empresas que desejam agilizar seu trabalho. 

Detalhes da motorização do veículo ainda não foram divulgados. O que já se sabe é que o Vera será movido a eletricidade. Para saber mais, assista a este vídeo de apresentação do Volvo Vera.

A Questão dos motoristas de caminhão

A tecnologia autônoma é vista por muitos como uma ameaça ao emprego. Pelo contrário. Em primeiro lugar, o veículo será operado somente em rotas curtas e fixas. Isso significa que em rotas diferentes e maiores, motoristas serão necessários.

Nesse sentido, o Volvo Vera entra apenas para o fazer o “trabalho pesado”. Segundo a Volvo, o Vera é um complemento aos serviços de transporte do futuro.

Ainda há a necessidade de uma equipe que comande a central de controle que analisa os dados dos caminhões. Ou seja, a ideia de que a máquina substituirá a mão de obra pode estar certa, mas não significa que as pessoas vão estar desempregadas.

Volvo selecionará clientes para testar Volvo Vera

Volvo vera dispensa motorista

O Volvo Vera foi apresentado, porém, ainda não há previsão de lançamento. Segundo Mikael Karisson, Vice Presidente de soluções autônomas da Volvo:  Truck:

Vera ainda está em desenvolvimento, enquanto precisamos dar alguns passos para assegurar os aspectos de segurança entregar uma experiência premium para nossos clientes.”

Inicialmente, A Volvo utilizará clientes da Europa para realizar testes como o Vera. Somente clientes especializados com a tecnologia e condução de veículos elétricos participarão.

Tesla e Mercedes também estão no mercado de caminhões autônomos

O Semi, da Tesla, diferente do Vera e comum como a maioria, tem uma cabine e é o primeiro caminhão elétrico da montadora de Elon Musk. Feito com design futurista, o veículo pode rodar  300 km carregando 32ton. na sua carreta. Semi, uma mega máquina que pode andar no piloto automático, está previsto para 2019.

Além do Volvo Vera e do Semi Tesla, existe o caminhão autônomo da Mercedes Bens. O protótipo Mercedes, com autonomia de até 200 Km, foi apresentado pela primeira vez em 2014, no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), na cidade Alemã de Hanover. Este veículo tem lançamento estimado para 2025.

Apesar dos modelos mencionados anteriormente serem inovadores, o Volvo Vera acaba saindo na frete. Isso porque a Volvo não pensou apenas na construção do veículo, mas na sua integração com outras unidades do Vera e seu comportamento no transporte de cargas.