urban e truck caminhão mercedes

Caminhão elétrico da Mercedes: conheça o Urban eTruck, o primeiro 100% elétrico de grande porte do mundo!

O caminhão elétrico da Mercedes, Urban eTruck, marca a entrada da tecnologia de propulsão elétrica nos veículos de carga. Coincidência ou não, a montadora fez o anúncio do veículo pouco tempo antes da apresentação do Semi, caminhão elétrico da Tesla.  Neste texto, você conhecerá tudo sobre o Urban eTruck, o primeiro caminhão totalmente elétrico de grande porte do mundo!

O surgimento da Mercedes-Benz 

É praticamente impossível falar sobre carros e caminhões sem citar a Mercedes-Benz. Isso porque a montadora foi e continua sendo pioneira quando o assunto é meios de transporte.

Mas o que poucos sabem é que um dos fundadores da montadora, Karl Benz, foi o inventor do carro!

A Mercedes-Benz foi fundada em 1924, com uma junção entre a Benz & Co. – montadora de Karl Benz – e a Daimler, fundada por Gottlieb Daimler. Desde então, a Mercedes tem se destacado por vender caminhões eficientes e tecnológicos. 

Para saber tudo sobre a história da Mercedez e sobre a invenção do carro, acesse esse post de nosso blog.

Mercedes investirá pesado em veículos elétricos 

urban etruck caminhão

Assim como boa parte das montadoras, a Mercedes também quer seu espaço no mercado em meteórica ascensão dos veículos elétricos. Por isso, a Mercedes investirá pesado para que possa produzir mais carros elétricos, e claro, caminhões movidos a eletricidade.

O objetivo da Mercedes é destinar parte de seus investimentos para a área de pesquisa em tecnologia relacionada a caminhões elétricos. Com o desenvolvimento dessas pesquisas, a Mercedes pretende firmar a liderança nesse mercado que ainda é embrionário, mas com imenso potencial de crescimento.  

Caminhão elétrico da Mercedes concorrerá com Semi da Tesla

Com a grande expectativa de que a Tesla apresentaria seu primeiro caminhão elétrico, a Mercedes não perdeu tempo e mostrou ao mundo seu modelo antes.

Apesar de ter anunciado seu caminhão elétrico antes da Tesla, o veículo da Mercedes ainda não tem data de lançamento. Há apenas uma estimativa: década de 2020.

Enquanto isso, a Tesla apresentou o Semi em novembro de 2017 e anunciou que o caminhão começará a ser produzido em massa em 2019. As vendas do Semi estão previstas para 2020. 

Por mais que não se saiba o ano exato de lançamento do caminhão elétrico de Mercedes, uma coisa é certa: em algum momento a Tesla e a Mercedes baterão de frente com seus caminhões.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o Semi, caminhão elétrico da Tesla? Acesse esse post e saiba tudo! 

Urban eTruck: caminhão elétrico da Mercedes

Como parte de seu plano de investimentos em veículos elétricos, a Mercedes anunciou a produção e futura venda de um caminhão de grande porte movido a eletricidade, o Urban eTruck. Confira abaixo os principais números sobre esse inovador caminhão. 

Design 

urban etruck design

O Caminhão elétrico da Mercedes segue a mesma linha visual de todos os modelos da montadora. Segunda a Mercedes, seus veículos seguem uma filosofia de design que foca na “pureza sensual”. O Urban eTruck, apesar do visual futurista, segue traços mais suaves e arredondados.

A ligação entre a cabine e a carreta é feita na parte de cima, escondida por uma cobertura. Outra grande novidade no design do Urban eTruck é o desaparecimento dos espelhos retrovisores, substituídos por câmeras.  

O caminhão elétrico da Mercedes estará disponível em dois tamanhos: 18 e 26 toneladas.

Potência

Ainda não foram divulgadas todas as informações relacionadas à potência do Urban eTruck.

O que se sabe é que o caminhão contará com dois motores elétricos de 125 Kw cada e 500 Nm de torque.

Também foi revelado que o caminhão elétrico da Mercedes contará com um trem de força exclusivo. Ele será composto por três eixos, com motores elétricos posicionados diretamente no eixo traseiro.

Capacidade de carga

Apesar de os números relacionados à potência do caminhão não terem sido divulgados, espera-se que o caminhão tenha uma ótima performance.

Isso porque, segundo a Mercedes, o Urban eTruck terá capacidade para transportar até 12.700 quilos de carga.

Dessa forma, será preciso que o caminhão seja bem potente para transportar esse peso.

Autonomia 

urban etruck carregando

O caminhão elétrico da Mercedes conta com três módulos de bateria de lítio-íon, totalizando 212 kWh.

Com esse conjunto de baterias, o caminhão elétrico da Mercedes tem capacidade para rodar 200 Km. 

Esse número pode parecer pequeno para um caminhão, porém, o Urban eTruck foi projetado para entrega de produtos em cidades, percorrendo trajetos relativamente curtos. Dessa forma, a autonomia do caminhão elétrico da Mercedes se mostra suficiente para o que propõe.

O conjunto de baterias do Urban eTruck fica localizado dentro do quadro do chassi, sendo protegido caso haja alguma colisão. 

Mercedes venderá unidades de armazenamento de energia

Por enquanto, o tempo de carregamento das baterias do caminhão elétrico da Mercedes não foi divulgado. Porém a empresa anunciou que também venderá unidades de armazenamento de energia. Essas unidades funcionarão como estações de carregamento. Segundo a montadora, será possível carregar os caminhões muito mais rápido através dessas unidades.

Tecnologia 

caminhão mercedes por dentro

Além das câmeras que tomam o lugar dos retrovisores, o caminhão elétrico da Mercedes ainda conta com um tecnológico sistema de exibição.

No painel do caminhão é possível encontrar um display que fornece as imagens da câmera, as rotas e manobras necessárias para seguir o trajeto. O Urban eTruck ainda conta com mais um Display; um tablet que mostra informações relacionadas à bateria e ao alcance da autonomia do veículo. Dessa forma, o motorista pode seguir sua viagem tranquilo sabendo quando será necessário recarregar o caminhão. 

Data de lançamento

Como já vimos no início deste texto, a Mercedes planeja lançar o Urban eTruck na década de 2020. 

A montadora pretende já entregar algumas poucas unidades para alguns clientes na Alemanha, mas a produção em massa do caminhão ainda não tem data precisa para começar. O preço do caminhão elétrico da Mercedes também ainda não foi divulgado.

Para saber mais sobre o Urban eTruck, acesse o site da Mercedes.

Seja da Tesla ou da Mercedes, os caminhões elétricos são uma evolução necessária. Por serem ecologicamente corretos, econômicos e silenciosos, não há dúvidas de que eles serão muito populares, assim como os carros elétricos.