Salário Elon Musk 1

Elon Musk só receberá salário se bater metas da Tesla

CEO da Tesla, Elon Musk não está recebendo salário da montadora. Para que possa receber o pagamento por seu trabalho, ele precisará bater algumas metas, aumentando o valor de marcado da empresa. Conheça a seguir quais são essas metas e qual será o salário de Elon Musk ao cumpri-las. 

Quem é Elon Musk? 

Elon Musk Tesla

Se você está lendo este texto, provavelmente deve ter pelo menos uma breve ideia de quem é Elon Musk, certo? Mas se não conhece, saiba um pouco sobre o gigante do empreendedorismo.

Conhecido por muitos como o Tony Stark da vida real, Musk é considerado um dos maiores empresários do mundo.

A lista de conquistas de Elon Musk é gigante e não para de crescer. Elon é CEO da Tesla Motors, da SpaceX e do Paypal. Há pouco tempo, a Tesla comprou a SolarCity e Musk também se tornou CEO da empresa.

Além disso, Elon é um inventor. O empresário foi o responsável pela criação do Hyperloop, uma tecnologia de transporte ultra rápido, que chega a 1200 Km/h!

Quem pensa que Elon Musk deve ganhar uma fortuna com todos esses projetos que participa está mais do que certo. Porém, no caso da Tesla, a situação é diferente.

Musk acredita tanto na empresa que só ganhará salário quando ela agregar mais valor de mercado. Saiba mais sobre isso a seguir.

Salário de Elon Musk é condicionado com valorização da Tesla

O CEO da Tesla realmente acredita na montadora e em seu potencial de mercado. Por isso, Elon firmou um contrato com empresa em que ele só receberá seu salário quando a Tesla atingir um determinado valor comercial.

A Tesla vale cerca de U$ 59 bilhões, aproximadamente 192 bilhões de reais. O objetivo da montadora é chegar a um valor de mercado de U$ 650 bilhões.

Mas a empresa não deve somente alcançar esse valor.

Outra condição é que ela também tenha rentabilidade, ou seja, que suas vendas cresçam e gerem lucro.

Somente se a Tesla atingir esses – ousados – objetivos Elon Musk poderá receber seu pagamento por seu trabalho na montadora.

Como as metas da Tesla devem ser atingidas?

O plano de metas de valorização e rentabilização da Tesla tem 10 anos de duração. Esse plano de metas será dividido em 12 etapas. Para cada etapa, Elon deverá fazer com que a empresa atinja um certo nível de valorização.

Em cada uma das 12 etapas, a Tesla deverá ter seu valor de mercado aumentado em U$ 50 bilhões.

Dessa forma, se as metas forem atingidas, em 10 anos, a empresa conseguirá atingir seu alvo de U$ 650 bi.

Parece que Elon tem um grande trabalho à frente, não?

Elon Musk deve permanecer na Tesla para ganhar seu salário 

Elon Musk 2

 

Além de comandar com sucesso o ambicioso processo de valorização da Tesla, outra condição para que Elon Musk receba seu salário é que ele permaneça como CEO da montadora por pelo menos mais 10 anos, o tempo de duração do plano de metas.

Isso não é um problema para o empresário, que quer fazer da Tesla uma das maiores no ramo, não importa o tempo que isso levará para acontecer.

Musk assumiu o cargo de CEO da Tesla em 2004, um ano após a fundação da montadora. Desde então, seu contrato sempre foi renovado.

Em 2014, o empresário afirmou que ficaria na montadora por mais pelo menos quatro ou cinco anos, para assim acompanhar de perto a produção, venda e repercussão do Model 3.

Com esse contrato de pagamento condicionado às metas, a permanência de Musk na presidência da montadora está garantida pelo menos até 2028.

Quanto ganha o Elon Musk?

Caso o CEO da Tesla cumpra os requisitos e auxilie na valorização da montadora, Musk receberá U$ 55,8 milhões, cerca de 178 milhões de reais.

Porém, o presidente da Tesla não poderá agarrar toda essa grana de uma vez só. O pagamento dos U$ 55,8 milhões será feito em 12 parcelas, de acordo com suas conquistas nas etapas estabelecidas.

Se na primeira etapa do plano de metas Musk conseguir elevar o valor da Tesla em 50 bilhões, receberá a primeira parcela de seu pagamento, e assim vai até o fim.

Resumindo, para receber seu pagamento integral, Musk precisa ajudar a Tesla a ganhar 175 bilhões em valor de mercado por ano.

Elon Musk conseguirá cumprir as metas? 

Elon Musk 3

Sabemos que o CEO da Tesla é um dos maiores empreendedores do mundo. Mas será que ele conseguirá atingir essa meta um tanto quanto ambiciosa?

Pode ser que sim, ou não.

O grande problema é que a Tesla vem passando por um momento complicado, financeiramente falando. Apesar de estar vendendo muito, parece que ainda não é o suficiente.

Segundo o site americano Bloomberg, em determinado momento, a Tesla estava perdendo U$ 500 mil por hora. É claro, essa hemorragia acabou interferindo nos planos financeiros da empresa.

Parece que esse plano de metas é uma tentativa de trazer a montadora ao topo e solucionar os problemas financeiros.

O fato é que Elon Musk é competente o suficiente para fazer a Tesla se tornar uma das empresas automobilísticas mais valiosas do mundo.

Salário condicionado de Elon Musk seria estratégia de marketing?

Tudo o que tem o nome do CEO da Tesla acaba virando notícia mundial. Dessa vez, a situação não é diferente.

Ao anunciar que não receberia salário até que a Tesla ganhasse U$ 650 bi em valor de mercado, com certeza um marketing automaticamente foi feito. Dessa forma, o caminho rumo a esse grande objetivo pode estar sendo um pouco mais aplainado.

De qualquer forma, Elon só sai ganhando. O empresário não precisa desse dinheiro para agora, afinal, já acumula uma fortuna de mais de U$ 20 bilhões.

Com essa ação, se as metas forem cumpridas, com certeza a Tesla dará um grande salto rumo à dominação do mercado de carros elétricos. Elon Musk, por outro lado, a cada dia agrega mais valor à sua imagem. Mesmo sem ganhar salário na Tesla por um bom tempo, Elon está mantendo sua “marca”.