Tesla Model 3 teste de colisão

Tesla Model 3 é o carro elétrico mais seguro já testado, segundo NHTSA

O Tesla Model 3 possibilita que você acelere de 0 a 100 quilômetros por hora em 3,3 segundos, com total segurança, e sem gastar uma gota de combustível. Pode parecer surreal, mas é realidade. A proteção é o ponto mais forte deste veículo, que superou a avaliação dos carros elétricos mais seguros já produzidos.

Um feito de destaque sobre o Model 3 é ter a menor probabilidade de lesões, em caso de colisão, aos seus ocupantes, de acordo com a NHTSA, órgão que avalia a segurança dos veículos comercializados nos EUA. Conheça a seguir os detalhes que fazem deste um carro que desafia os padrões.

Model 3 tem menor índice de probabilidade de seus ocupantes se machucarem em acidentes

Confira aqui como funciona o teste que rendeu ao mais recente lançamento da Tesla 5 estrelas (nota máxima) em todos os quesitos. Foram quatro avaliações, sendo elas de colisão lateral, colisão lateral com objeto fixo, risco de capotamento e colisão frontal.

Outros modelos da fabricante, Model X e Model S, já tinham alcançado a nota máxima na mesma avaliação. Porém, o Model 3 se sobressaiu em todos os aspectos avaliados, superando seus semelhantes. O último se tornou o carro mais seguro do mundo, de acordo com Elon Musk, atual CEO da Tesla.

No gráfico abaixo, pode-se ver que o Model 3 superou os outros modelos da Tesla, tornando-se o veículo com menor probabilidade de lesão dos passageiros em acidentes. 

Tesla Model 3 é o carro com menor risco de lesões dos passageiros em acidentes

A comprovação da declaração de Musk é respaldada pelos dados detalhados do teste em questão, publicados pela NHTSA no início de outubro.

Porque o Tesla Model 3 é considerado o veículo mais seguro já testado pela NHTSA?

A arquitetura desse elétrico contribui para impedir que, em um acidente, quaisquer objetos invadam o habitáculo e os compartimentos onde ficam as baterias. Alguns dos itens que proporcionam tal segurança são; uma cabine de passageiros rígida, um centro de gravidade baixo e um compartimento de baterias reforçado. 

Model 3

O baixo centro de gravidade deste veículo é proporcionado por causa da distribuição do seu peso que é quase igual entre as partes frontal e traseira, assim como o posicionamento das peças do conjunto, bem próximo do centro do carro.

A estabilidade desta criação da Tesla também é um ponto de destaque. A instalação do motor um pouco à frente do eixo de trás diminui a rolagem da carroceria e possibilita uma condução mais ágil.

Capotar um Model 3 é pouco provável, pois, o centro de gravidade rebaixado proporciona uma estabilidade acima da média ao condutor. Entretanto, no caso de um capotamento inevitável, os ocupantes do carro são protegidos pelo teto do veículo, que foi projetado para aguentar até 4 vezes seu próprio peso com mínima deformação.

Vale ressaltar que o padrão exigido pelas autoridades é que os veículos tenham um teto que aguente ao menos 3 vezes o peso total do conjunto. Logo, neste ponto, a Tesla foi além.

Airbags adaptáveis otimizam a deformação da carroceria

No tratamento das colisões frontais o Tesla Model 3 se destaca ainda mais, pois abusa da sua engenharia de carro elétrico para amassar de forma mais eficiente e absorver impactos. Observa-se que os ocupantes são abrigados por uma zona de deformação que controla a desaceleração, mantendo-os em seus lugares. 

Outro benefício da arquitetura de um automóvel elétrico, no caso de um acidente, é a distribuição uniforme do impacto por parte da carroceria, que direciona a força para longe da cabine.

Seu conjunto de Airbags frontais ajuda a fazer deste veículo o mais seguro do mundo. Eles contam com proteções para os joelhos, tronco e cabeça. Quando acionadas, as bolsas de ar têm sua pressão ajustada automaticamente, adaptando-se aos efeitos do acidente, para proporcionar o máximo de proteção

Model 3 tem airbags que se ajustam ao passageiro

Cabine é protegida de objetos externos em caso de colisões laterais

A segurança do carro, em acidentes que atinjam suas laterais, foi posta à prova com o teste de colisão lateral com objeto fixo. Barras de proteção laterais, ultra resistentes, fazem parte de um conjunto estabilizador, que filtra o impacto da batida e impede que componentes externos invadam o habitáculo.

Este conjunto estabilizador faz do Tesla Model 3 o carro com a melhor proteção da cabine, principalmente, por causa da sua baixa deformação da carroceria em acidentes laterais. Parece controverso, mas os engenheiros da marca entenderam que neste tipo de colisão existe pouco espaço para o amassamento da lataria. 

Model 3 em simulação de colisão lateral, comparado ao Lexus ES 350

Logo, é possível compreender o funcionamento do conjunto estabilizador, com as barras de proteção laterais reforçadas, dos Airbags e com a zona de deformação que é planejada para manter os ocupantes em seus lugares. Numa colisão lateral, com a deformação da carroceria acentuada, o risco para os ocupantes do carro é maior.

Em um blog post da Tesla, é possível assistir vídeos de simulações de colisão que mostram a segurança do Model 3.

Modelo de entrada da Tesla supera expectativas

O Tesla Model 3 – veja mais sobre ele aqui – estabeleceu novos parâmetros de segurança, eficiência e ditou novas tendências comerciais no mercado automotivo. O modelo chega a impressionantes 210 km/h. A marca pretende melhorar ainda mais o projeto do sedã mais seguro do mundo.

O veículo carrega em seu DNA a estrutura pensada para um carro que tem a eletricidade como sua única fonte de energia. Esse fato beneficia a segurança do conjunto. O carro herdou dos modelos S e X muitos dos aspectos que os faziam os carros mais seguros até então.

Um fato que enaltece o diferencial deste lançamento da Tesla é que ele foi pensado para ser um veículo mais acessível que os outros disponibilizados pela marca, beirando os US$ 35.000,00. Enquanto isso o SUV Model X custa a partir de US$ 80,700. O sedã Model S é ofertado por US$ 75.000,00.