Aplicativos de carona

Aplicativo de Carona – Conheça as opções que já temos no Brasil.

Nada melhor que pegar aquela carona para ir ao trabalho ou fazer uma viagem, que tal pagar bem mais barato por uma corrida e conhecer novas pessoas?

Além claro de melhorar o meio ambiente e diminuir a quantidade de carros nas ruas.

Caso tenha interesse em algumas dessas situações citadas continue lendo este texto, pois irá descobrir muitas formas de fazê-los.

Afinal de contas o que é um App de carona?

Atualmente vocês já devem estar familiarizados com eles, ou pelo menos ter ouvido falar, principalmente se você mora em uma grande cidade.

Os aplicativos de carona são apps ou sites usados para além de diminuir o quantitativo de carros nas ruas, economizar uma grana no fim do mês.

Há inúmeros tipos que trabalham de forma diferente como o Uber que você paga um valor pré estabelecido e o motorista mais próximo irá te buscar, já o BlablaCar seria o ideal para aqueles que buscam fazer viagem entre cidades.

Aplicativos disponíveis

Inúmeros são os aplicativos existentes atualmente, há aqueles que você paga pelo serviço exclusivo, ou aqueles que simplesmente oferecem carona, veremos agora os mais utilizados no país e ver cada particularidade deles:

Uber

Um dos mais usados e conhecidos no país, o Uber, esteve envolto em manifestações sobre seu uso no país, porém agora tudo está nos conformes.

Para usá-lo basta baixar o aplicativo em seu smartphone, em seguida você faz uma conta na plataforma.

Com a conta feita você seleciona o destino que deseja ir, o aplicativo indicará o valor que sua corrida terá, estando de acordo, a plataforma irá buscar os motoristas mais próximo e mostrará os dados do motorista (foto, marca e tipo do carro, placa do carro), além do tempo que levará para chegar em seu destino.

No final da corrida o Uber pedirá a avaliação do motorista, você irá escolher de 1 a 5 estrelas. No app você também poderá ver todas as corridas que já fez mostrando motorista e valor gasto.

Em algumas cidades já há opção de pagar no cartão de crédito e em dinheiro.

O Uber se destaca por investir pesado em outras frentes como carros autônomos e o Uber Freight.

Uber autonomo

Cabify

A principal rival da americana Uber, o espanhol Cabify é uma empresa espanhola que segue os mesmos moldes da rival, porém há algumas diferenças sutis.

Exemplo disso o preço, neste aplicativo o valor será fixo ao mostrado antes de aceitar a corrida, independente da rota que o motorista seguir.

Além disso a frota dos carros é mais nova e vistoriada periodicamente. Com relação ao pagamento o Cabify só aceita cartões de créditos e pretende está em todas as cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

Caso tenha interesse em trabalhar você passará por uma análise e capacitação presencial, e irá receber mais que no aplicativo concorrente.

99app antigo 99taxis

Anteriormente o aplicativo era usado apenas para táxis, porém agora ele inovou e tem opção tanto para motoristas particulares como para táxi.

No app ao pedir uma corrida você terá 4 opções (em algumas cidades não aparecem todas as 4 opções):

  • 99pop​ será um usuário particular, mais voltado a quem quer economia;
  • 99Táxi ​será um serviço com um taxista porém com um valor com desconto ao do taxímetro;
  • 99Top​ um serviço particular com um carro preto com maior conforto e elegância;
  • Por fim o Táxi Comum​ que será o valor do taxímetro sem desconto do site.

O 99app o valor da corrida não é fixo, mas você pode acompanhar o preço em tempo real, além de ter um chat entre motorista e cliente pelo próprio aplicativo.

BlaBlaCar

BlaBlaCar-logo

É um serviço de carona para viagens, o Blablacar funciona assim, você faz o cadastro e procura para qual destino e data você quer viajar, se tiver pessoas oferecendo carona com seus requisitos você entra em contato com o motorista.

A plataforma vai fornecer um valor médio, o motorista pode aceitar ou fazer uma mudança para mais ou menos, mas o valor é acordado entre ambos, além de ser pago diretamente ao motorista.

A idéia da plataforma é fazer pessoas desconhecidas interagirem em uma viagem, não visa lucro (ao motorista) mas um desconto ao passageiro, porém pode ocorrer risco de pegar uma carona não muito legal nesse meio. O Blabacar funciona tanto no site como no aplicativo e é uma boa para os mochileiros de plantão.

Bot DeCaronas

Esse não é um aplicativo, a plataforma funciona assim, ela junta todas as ofertas em todos os grupos de carona do Facebook participantes, ou seja, em vez de você ficar buscando em inúmeros grupos do Facebook, eles fazem isso por você.

Funciona pelo Messenger, você acessa o site, nele vai direto ao messenger, diz para onde quer ir e o dia, que ele mostrará todas as caronas disponíveis.

Me leva

É um aplicativo que você usará serviços de transporte particular, porém com a vantagem de fazer sua rede de motoristas e clientes (caso seja motorista), nele você pode salvar e pedir novamente os serviços daquele motorista super gente boa. Além disso, pode fazer reserva de horários com seus motoristas preferidos.

Para desfrutar dele, basta instalar o aplicativo do Meleva, fazer um cadastro com seus dados e pedir a primeira corrida.

Bynd

Bynd-logo

É um aplicativo de caronas para empresas, a idéia é juntar pessoas que morem próximos ou que fazem parte do trajeto de algum motorista ao trabalho para compartilhar uma carona, além de economizar, irá conhecer pessoas diferentes.

Para usar o Bynd é simples, basta acessar o site ou o aplicativo e fazer seu cadastro, porém melhor será se sua empresa investir na idéia de usar o aplicativo para ter mais pessoas disponíveis.

Vamu

O Vamu é um aplicativo de carona para amigos, vizinhos e parentes.

Nele você pode criar grupos de pessoas que fazem o mesmo trajeto que o seu e acertar as caronas, além disso pode ir mesclando qual motorista da vez , assim economiza uma grana e ajuda a cidade à fluir melhor, com menos carros nas ruas.

Para usar precisa apenas instalar o aplicativo e fazer um cadastro com seus dados e dados do seu carro, daí só procurar amigos e grupos e aproveitar a carona!

Arcade City

Disponível para Google Play (Andoid) ou AppStore (IOS), ele tem a diferença de funcionar via P2P (Peer to Peer) de modo que é como se cada motorista cria sua própria empresa e define preços e quais serviços quer fazer.

Outro grande diferencial do Arcade City é a criação de uma criptomoeda própria, baseada em Ethereum que poderá ser utilizada no pagamento das corridas. Para saber mais sobre este aplicativo confira os detalhes aqui.

Arcade City 1

 

Caronaê

Esse é para estudantes, é um aplicativo de código aberto usado apenas em instituições acadêmicas oferecendo caronas solidárias entre seus integrantes.

Ele apenas funciona em instituições cadastradas e as caronas são realizadas em pólos de encontro fixos, ou seja os locais de embarque e desembarque são definidos pela instituição e as caronas só podem deixar e receber pessoas nesses locais.

Para utilizar o Caronaê a instituição pode moldar o aplicativo a sua realidade e a dos seus usuários.

Caroneta

O Caroneta funciona de forma similar ao Bynd, porém ele não foca apenas em pessoas de uma empresa e sim de várias empresas. Você pode pegar carona com pessoas que trabalhem em uma empresa vizinha a sua por exemplo.

Para utilizar o serviço de carona a empresa entra no site do Caroneta e fazer o cadastro, depois os funcionários fazem o mesmo e daí buscam no site as caronas, é rápido e prático!