Pod Cycle

Podcycle: Elétrico Smart Nacional já disponível!

Mais uma conquista para o mundo dos carros elétricos, o Podcycle pode se tornar um orgulho nacional.

Confira a seguir um pouco mais sobre esse incrível projeto, construído através de financiamento coletivo, que pretende estimular o compartilhamento de veículo nas grandes cidades.

Como todos sabemos, soluções ecologicamente corretas estão sendo buscadas desesperadamente.

No mundo dos meios de transporte, a situação não é diferente, afinal, estes participam ativamente na emissão de gases poluentes que potencializam o aquecimento global.

Dessa forma, alternativas de veículos “limpos” estão sendo criadas com o intuito de tirar das ruas de uma vez por todas os carros convencionais, poluentes.

Diante dessa busca, estudantes da Universidade de Santa Catarina criaram o projeto do Podcycle, um veículo elétrico, concebido com o intuito de ser uma opção de carro compartilhado.

Conheça abaixo essa ideia que promete contribuir para uma maior mobilidade nas metrópoles.

Podcycle: a ideia

Com uma ideia em mente, 20 estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina decidiram trabalhar juntos para que o Podcycle se tornasse uma realidade.

O conceito é relativamente simples: criar um carro ecologicamente correto, compacto, e exclusivo para compartilhamento.

Com suas habilidades de engenharia mecânica, design e ciências da computação, os estudantes trabalharam por cerca de 3 anos até que o Podcycle finalmente estivesse pronto. Isso, no papel.

Para construir o carro e coloca-lo para funcionar, precisavam de ajuda financeira, afinal, eram apenas um grupo formado na faculdade, sem nenhum tipo de patrocínio.

Pod Cycle

Crowdfunding como patrocinador

Por não terem parceria com nenhuma montadora, empresas privadas ou até mesmo do governo, a opção encontrada para tirar o Podcycle do papel foi recorrer ao crowdfundind.

Também conhecido como financiamento coletivo, diversas plataformas oferecem esse serviço a fim de que ideias possam ser colocadas em prática através da arrecadação de dinheiro.

O financiamento coletivo funciona de maneira simples: a ideia é colocada no site, disponível para que os internautas possam ler sobre e entender.

Aqueles que simpatizaram com a ideia podem fazer uma doação em dinheiro. Normalmente, uma meta é colocada, e em muitos casos, ela é batida. É a famosa vaquinha digital.

Esse foi o caso do Podcycle.

Campanha no Catarse atingiu a meta

Os criadores do Podcycle decidiram colocar seu projeto na plataforma de crowdfunding Catarse.

Para atingir o objetivo, que era de construir um protótipo do carro e leva-lo a um tour pelo Brasil, os idealizadores do projeto colocaram como meta o valor de 68 mil reais.

A campanha foi iniciada em 2015 e ganhou grande destaque na mídia. Essa visibilidade ajudou no impulsionamento da campanha no Catarse.

A meta de 68 mil reais foi batida com sucesso, e até foi ultrapassada. O valor total arrecadado foi de quase 75 mil reais.

Esse montante foi mais que suficiente para que o Podcycle pudesse ser construído e mostrado pelo Brasil.

A previsão é que o tour do carro pelo país comece em 2017. Esse “passeio” que o carro fará é crucial para que o projeto ganhe mais popularidade e para que as pessoas possam entender e até fazer um teste drive.

Especificações técnicas

Após conhecer o carro e entender como foi possível arrecadar dinheiro para construí-lo, confira a seguir as especificações técnicas do Podcycle.

Potência

Por ser um carro elétrico destinado ao compartilhamento na cidade, a potência do Podcycle não é tão alta se o compararmos com o Model S, da Tesla, por exemplo.

Sua potência é mais que o suficiente para rodar nas cidades, afinal, com a quantidade de veículos nas ruas e semáforos espalhados por toda parte, não é necessário um carro muito veloz.

O podcycle conta com um motor elétrico de 68 cavalos e 50 Kw, que o permite chegar a uma velocidade máxima de 100 Km/h. 

Pod Cycle 2

Autonomia

Por ser um carro elétrico, o Podcycle conta com uma bateria de lítio para armazenar a energia que o motor precisará.

A autonomia do Podcycle é de 100 Km.

Assim como a potência, a duração da bateria também é mais que suficiente, pois o veículo é projetado para uso em um curto período de tempo por cada um que o alugar (calma, veremos mais sobre isso no próximo tópico).

Dimensões

O Podcycle é um veículo pequeno, com apenas 2,6 metros de comprimento e 1,5 de largura.

O tamanho compacto é proposital. Desenhado para ser um carro compartilhado, o veículo acomoda 2 pessoas e conta com um porta malas razoavelmente bom: 200 litros de capacidade.

Além de ser pequeno, também é leve, pesando cerca de 650 Kg.

Todas essas características foram especialmente projetadas para que o veículo ocupasse pouco espaço e fosse prático no dia a dia.

Design

Com um “chassi skate”, o design do Podcycle pode ser facilmente alterado. Não haverá um padrão de design quando o Podcycle estiver nas ruas.

O protótipo tem uma carroceria específica, porém, a intenção dos criadores é que haja franquias espalhadas pelo Brasil e cada uma terá a oportunidade de criar sua própria carroceria sobre o chassi modular.

Podcycle: um carro para compartilhar

Como foi possível notar no tópico acima, muitas das especificações do veículo foram especialmente criadas com o propósito de faze-lo um carro para ser compartilhado.

A estratégia dos criadores do Podcycle é que o veículo seja exclusivo para uso compartilhado entre a população.

Esse sistema, conhecido como Carsharing, ou compartilhamento de carros, é uma tendência que cada vez mais está se espalhando pelo mundo.

Isso porque, com tantos carros rodando pelas ruas das metrópoles, muitas vezes apenas com o motorista dentro, os engarrafamentos estão se tornando maiores e praticamente diários.

Com o compartilhamento de veículos, haverá menos veículos ocupando as ruas e consequentemente, menos trânsito.

O Podcycle é de todos

Pod Cycle

O projeto prevê que o carro não poderá ser comprado por ninguém. Ele estará disponível em uma espécie de estação e poderá ser alugado por um curto período de tempo.

Assim, todos terão a oportunidade de andar no Podcycle e aproveitar para fazer parte dessa iniciativa de reduzir o número de carros rodando pela cidade.

O interessante é que esse não é único carro elétrico criado por brasileiros. Nosso país está cheio de pessoas geniais e criativas, que estão criando modelos de carros elétricos para suprir a necessidade de um veículo “limpo” e eficiente.

Mas, voltando ao Podcycle, com o apoio da população, da iniciativa privada e do governo, o veículo tem potencial para se tornar uma invenção nacional de impacto global.

Não é só sobre fazer um carro elétrico que não emite poluição, mas também sobre transformar a mobilidade urbana através do compartilhamento.

Partindo de uma ideia de estudantes para uma vaquina online até chegar no modelo pronto, podemos dizer que o Podcycle está ganhando destaque de forma rápida.

Quem sabem daqui a alguns anos não estaremos dirigindo um desses?

JAD é outro brasileiro de destaque

Outro nacional que promete movimentar o mercado é o JAD, também com modelos já emplacados no Brasil.

JAD