Bicicleta Eletrica 6

Bicicleta Elétrica

Ecológicas e muito úteis. Sim, são as e-bikes, conhecidas também como bicicletas elétricas, que atualmente vêm ganhando o gosto de um público que quer largar o carro e pilotar nas ciclovias. Neste artigo, abordaremos o funcionamento das bikes elétricas, assim como os sites e empresas que as comercializam.

Por serem ecológicas e auxiliarem o ciclista no momento em que ele não tem força para pedalar, muitas pessoas estão procurando as bikes híbridas como forma alternativa de transporte.

Quer saber dos carros híbridos vendidos no Brasil, clique aqui!

Por conta da demanda crescente por esse meio de transporte, várias empresas começaram a comercializar a produto, além de venderem kits que permitem turbinar sua bicicleta convencional. Mas o que está por trás da bike híbrida? Como funciona esse motor? Confira a seguir.

Bicicleta Eletrica 3

Como funciona uma bicicleta elétrica

Motor, sistema elétrico, baterias, freio ligados aos sistemas, pedais, e claro, pernas. Esses são os componentes necessários para o funcionamento de uma bicicleta elétrica, também conhecida como e-bike.

O motor pode ser colocado tanto nas rodas traseiras como nas dianteiras; a posição dele dependendo do modelo da e-bike. Para cada tipo de ciclista, há um modelo de motor diferente.

Isso porque, antes comprar a bicicleta ou o kit para transformar uma bike comum em uma e-bike, deve-se levar em consideração o peso do ciclista, as condições de estrada que podem ser enfrentadas e a frequência de uso.

A frequência deve ser levada em conta, assim como outro aspecto, o propósito de uso, pois, para um uso com fins de lazer, o motor não precisa ser tão potente quanto para um uso diário como meio de locomoção para o trabalho, por exemplo.

Todas as variáveis do funcionamento de uma bicicleta elétrica precisam ser levadas em consideração antes mesmo de adquirir uma.

Bicicleta Eletrica 7

Tudo bem, mas após saber todos esses detalhes mais técnicos, na prática, como uma e-bike funciona?

O funcionamento é bem simples. Por ser um veículo híbrido, o deslocamento ocorre através das pedaladas e da ajuda do motor. Os dois “combustíveis” podem funcionar de maneira conjunta ou separadamente.

Isso significa que dá para usar apenas o motor sem pedalar e dá somente para pedalar sem utilizar o motor (caso a bateria acabe). Por mais que o motor possa funcionar sem as pedaladas, para que ele comece a fazer seu trabalho, é necessário pelo menos dar uma pedala.

Isso acontece, pois, um sensor que é instalado nos pedais e liga o motor quando o ciclista começa a pedalar. Esse sistema é muito importante e útil, pois desse modo, o motor não precisa ser ligado manualmente.

Além disso, o freio é ligado ao sistema elétrico para que quando o ciclista frear, o motor pare imediatamente, garantindo segurança.

Depois de conhecer como funciona uma bicicleta elétrica, é necessário também conhecer os modelos disponível para compra em nosso país.

Modelos disponíveis para compra

Que as bicicletas elétricas são muito úteis e benéficas, já sabemos. Também sabemos como elas funcionam na prática. Agora só resta conhecer os modelos disponíveis no Brasil e comprar uma.

  • Dafra DBL

Esse modelo de bicicleta elétrica é ótimo para quem quer um bom design sem abrir mão da potência e tecnologia.

A DBL possui bateria portátil de lítio que a permite andar a uma velocidade de 35 quilômetros por hora. Também possui indicador de velocidade e hodômetro.

  • Lev

As bicicletas da Lev unem design atraente à leveza e eficiência. Em alguns dos modelos, é possível personalizar sua e-bike.

  • Vela

As e-bikes produzidas pela Vela são garantia de durabilidade, tecnologia e sustentabilidade. É possível personalizar cada acessório de sua bicicleta elétrica na Vela.

  • e-bike Store

As bicicletas elétricas da e-bikes Store unem desempenho e tecnologia a um design moderno. Alguns dos modelos disponíveis são a Sense Breeze 2018, bicicleta caprichada no design e tecnologia; e a Sense Impact Evo 2018, com tecnologia de ponta.

  • Sense Bike

A Sense bike produz modelos de e-bike com um ótimo design, última tecnologia, além de oferecer conforto ao ciclista.

Esses são os modelos de e-bikes disponíveis no Brasil. Para cada gosto e bolso, há um modelo perfeito.

Onde comprar uma bicicleta elétrica?

Bicicleta Eletrica 5

Por estarem se tornando muito populares, várias lojas tradicionais já estão vendendo alguns modelos de e-bike.

É possível encontrar bicicletas elétricas à venda em grandes representantes do varejo nacional, como as Lojas Americanas, Mercado Livre e Casas Bahia. Para comparar todos os modelos e encontrar o melhor preço, acesse o Buscapé e garanta a melhor compra de uma e-bike.

Se você já pesquisou preços e tipos de bicicleta elétrica, mas ainda está se perguntando quanto tempo a bateria dura, continue lendo abaixo.

Duração da bateria de uma bicicleta elétrica 

Quanto tempo uma bateria de bicicleta elétrica pode durar? A resposta para essa pergunta é o famoso depende. Cada modelo de bicicleta elétrica vai apresentar uma especificação diferente quanto à bateria. Outra variante que pode afetar a duração da bateria é a forma como o usuário a recarrega.

As baterias utilizadas em e-bikes podem ser de lítio ou chumbo. As de lítio demoram mais tempo para perder sua eficiência, pois, ao contrário das de chumbo, não há uma quantidade certa de ciclos de recarga antes dela perder sua utilidade.

Para acompanhar o estado da bateria de sua e-bike, pode ser importante fazer o download do aplicativo “Battery Management System“, em que é possível gerenciar a vida útil da bateria. O App está disponível para dispositivos Android e IOS.

Caso a bateria comece a perder sua eficiência, será necessário realizar a reposição, ou seja, a troca por uma bateria nova.

Bicicleta Eletrica 1

Kits para turbinar sua bicicleta convencional

Para quem já possui uma bicicleta comum, movida a pedaladas apenas, é possível comprar um kit que a transforma em uma bicicleta elétrica.

Kits como o GeoOrbital, uma roda que é colocada na bicicleta a transforma em uma e-bike; ou o Rubbee, um dispositivo que motoriza uma bicicleta em segundos, são inovações que permitem ao ciclista ter uma bicicleta elétrica sem precisar trocar de bike.

Agora que você já conhece o funcionamento, modelos disponíveis, onde comprar e também sabe da possibilidade de transformar sua bike convencional em motorizada através de kits, já está apto a comprar – ou transformar – uma e-bike, que além de trazer praticidade, ajuda a preservar o meio ambiente.