O 100% elétrico Nissan Leaf chega ao Brasil e já está à venda, após apresentação no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2018.
Custando a partir de R$ 178,4 mil, o carro elétrico da Nissan traz 149 cavalos de potência, aliada a até 241 Km de autonomia e muita inovação.
Já imaginou dirigir um carro sem pedal de freio? Parece loucura, mas é possível conduzir o Nissan Leaf só com o acelerador. Essa é uma das grandes inovações do Leaf, o e-pedal.
O veículo já foi testado aqui no Brasil por taxistas, durante os Jogos Olímpicos de 2014.
Mas agora, o Nissan Leaf já poderá estar na garagem do público geral, juntamente com outros modelos de carro elétrico. Saiba a seguir tudo sobre o carro!
O que você vai ver aqui:
Nissan Leaf é confirmado no Brasil e já está disponível para reservas
Lançado em dezembro de 2010 nos Estados Unidos e Japão, o Nissan Leaf é um dos pioneiros no segmento dos carros elétricos.
Após 8 anos, o veículo foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O veículo também fez parte da arena Future Content, disponibilizado para test-drive durante o Salão.
A primeira confirmação do início das vendas do Leaf no Brasil foi feita pelo presente da Nissan América Latina, José Luis Valls, durante o Salão de Tóquio, em 2017.
O veículo elétrico está disponível para reserva através site da Nissan desde novembro de 2018.
O Nissan Leaf custa a partir de R$ 178,400. Para fazer a reserva, basta o comprador dar um sinal de R$ 5 mil. Confira a seguir as especificações técnicas do elétrico da Nissan.
Nissan Leaf tem design convencional com itens tecnológicos de ponta
O design do veículo traz grandes modificações se comparado a modelos de anos anteriores. A mudança foi feita para que o carro ficasse mais elegante e moderno.
O Nissan Leaf conta com um visual externo que não foge do convencional, mas não deixa de ser inovador. O carro conta com grade dianteira azul translúcida e porta para carregamento logo acima, no capô.
Com design marcado por linhas acentuadas, o carro conta com itens como spoiler traseiro, faróis automáticos, maçanetas cromadas, luzes traseiras e diurna em LED e rodas de liga leve 17′.
O veículo acomoda 5 pessoas e conta com um porta-malas com 435 L de capacidade. Espaçoso, o Nissan Leaf conta com as seguintes dimensões: 4.480 mm comprimento, 1.790 mm largura, 1.565 mm altura e 2.700 mm entre-eixos.
No quesito tecnologia, o carro também conta com chave inteligente, câmera de ré, piloto automático e visão 360º inteligente, que detecta qualquer objeto ao redor do veículo.
Outra tecnologia incluída no Nissan Leaf é o ProPilot, um piloto automático que toma a direção do veículo durante trafego intenso, em que o veículo anda e para a todo momento.
Em vias únicas, o piloto automático também é capaz de conduzir o veículo. A tecnologia faz parte do Intelligent Mobility, projeto de mobilidade da Nissan.
Além disso, há também o ProPilot Park, que pode ser acionado através de um botão. Quando é ativado, o carro estaciona em pontos paralelos, perpendiculares e angulados, de forma automática, sem a intervenção do motorista.
Por dentro, o carro conta com volante com comandos para computador de bordo, piloto automático e sistema de áudio.
O carro ainda vem com display 7” com central multimídia e suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Assentos de couro com aquecimento também são destaque no Nissan Leaf.
Nissan Leaf ganha maior performance e vai a 144 Km/h
Com um motor elétrico de 110 kWh – ou 149 cavalos de potência – e torque de 32,6 mkgf, o Nissan Leaf mostra que um carro elétrico também pode ser bem potente.
Sua velocidade máxima chega a 144 Km/h, e comparando esse modelo atual com os anteriores, a potência do veículo subiu 37%.
Graças ao torque imediato, proporcionado pelo motor elétrico, o Nissan Leaf pode ir de 0 a 100 Km/h em apenas 7,9 segundos.
O Nissan Leaf provou sua potência durante o Mongol Rally, onde bateu record como o primeiro carro elétrico a completar a competição.
Elétrico da Nissan permite acelerar e frear com um único pedal
Chegamos a uma das maiores inovações do Leaf, o e-pedal. A nova tecnologia está dando o que falar, pois é um tanto incomum um carro possuir apenas um pedal que serve para acelerar e frear.
Com o e-pedal, ao pisar, o carro acelera. No momento que o motorista vai tirando o pé, o carro vai desacelerando. Quando o e-pedal deixa de ser pressionado por completo, o carro para.
Há também o pedal de freio, mas ele não precisará ser utilizado em 90% do tempo de direção. Seu uso é apenas para frenagens de emergência.
Além de facilitar a direção, o e-pedal ainda conta com a tecnologia de frenagem regenerativa. Com esse sistema, o carro reutiliza a energia das frenagens, economizando autonomia.
Nissan Leaf pode chegar a 241 Km de autonomia
O novo Nissan Leaf conta com uma bateria de lítio de 40 kWh, contra 23 kW da última versão.
Considerando o ciclo EPA – 50% de tráfego urbano e 50% de direção extra urbana – o Nissan Leaf pode percorrer cerca de 241 Km até a próxima recarga.
Segundo o ciclo NEDC, o Leaf pode rodar até 389 Km por carga. O NEDC considera um ciclo de direção composto de cerca de um terço de tráfego urbano e o restante de direção extra urbana.
Para manter uma autonomia boa, é possível ativar o modo ecológico. Ele aumenta a frenagem regenerativa ligeiramente e prolonga em 10% o alcance do carro. Há ainda o modo B, que potencializa a frenagem regenerativa ainda mais.
Em uma estação de carregamento rápido, é possível carregar 80% da bateria em apenas 40 minutos.
Com um carregador doméstico, o veículo tem carga completa em 8 horas. Em uma tomada 6.6 kW, o tempo dobra para 16 horas.
Além de carregar o carro em casa, é possível usar a energia armazenada no Nissan Leaf para abastecer a residência.
Ligando o carro à rede elétrica, pode-se carregar o carro durante a noite e usar a energia dele na casa durante o dia para evitar consumo durante períodos de pico.
Carro elétrico da Nissan vem com alerta de colisão e outros itens de segurança
O Nissan Leaf conta com diversos itens que garantem a segurança do motorista e passageiros. O carro vem com Airbags laterais, frontais e de cortina, além de sistema de alarme com imobilizador e freios ABS. Outros itens são:
- Controle de tração e estabilidade;
- Alerta de ponto cego;
- Controle inteligente em curvas;
- Sistema de partida em rampa;
- Estabilizador de carroceria;
- Alerta de tráfego cruzado;
- Alerta de colisão;
- Alerta de mudança de faixa.
Nissan Leaf já foi testado no Brasil como táxi
Um modelo anterior do Nissan Leaf já rodou no Brasil, nos estados de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Durante os Jogos Olímpicos, a Nissan fechou um acordo com o governo para trazer ao país algumas unidades do Leaf para que ele rodasse como táxi nas ruas.
Em São Paulo, 10 unidades do veículo foram colocadas nas ruas em 2013 também para funcionarem como táxi.
Ao que parece, a experiência foi bem-sucedida, afinal, a montadora pensa em trazer o novo modelo ao país, dessa vez para venda a todos. As reservas para Nissan Leaf estão abertas no site da montadora.
Resumo – especificações do Nissan Leaf
Dados técnicos do carro | Nissan Leaf |
Potência – Kw/h (Cavalos) | 110 kW (149 cv) |
Autonomia Máx (km) | 349 km (ciclo NEDC) |
Aceleração de 0 a 100 Km/h | 7,9 seg |
Velocidade Máxima | 144 km/h |
Preço | R$ 178,400 |
Comprimento X largura X altura (m) | 4,48 X 1,79 X 1,56 |
Você acha que essa moda de carro só com um pedal pega mesmo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!