Nissan Leaf Rally 2

Nissan Leaf Rally

Rally

Para os amantes da velocidade, novidades dessa categoria esportiva é o que não falta!

Anualmente, ocorrem ao redor do mundo inúmeras competições de Rally, que além de atrair fãs ao redor do mundo, ainda promove a imagem dos carros e suas respectivas montadoras.

Foi o caso do Nissan Leaf, o primeiro carro elétrico a completar o circuito Mongol Rally.

O que é?

O Rally é um dos esportes automobilísticos mais populares do mundo, que todo ano, atrai multidões de fãs da velocidade e adrenalina.

A corrida é feita sempre em estradas irregulares, onde lama, buracos e curvas acentuadas desafiam o condutor.

Mongol Rally

É o maior torneio de Rally do mundo, e é também o local onde o Nissan Leaf se destacou, por ser o primeiro carro elétrico a completar as 8 milhas na competição.

Desafios de carros elétricos

Nissan Leaf Rally 3

Quando pensamos em carros elétricos, a primeira coisa que vem à mente é o método como o carro é abastecido.

No caso dos carros elétricos, pode-se dizer que diesel, gasolina e álcool foram substituídos por um plug de carregamento (vulgo “tomada”).

Na Europa já é comum encontrarmos “postos” de abastecimento que ficam espalhados pelas cidades.

Por que o Nissan Leaf foi escolhido para participar da Mongol Rally?

O Nissan Leaf Acenta, pode fazer em uma única recarga mais de 250 quilômetros, além de sua bateria não precisar de recarga completa para não viciar.

Mesmo o veículo tendo sofrido alterações para participar do torneio, ele continua sendo totalmente elétrico.

As principais mudanças foram uma leve elevação na altura do carro, rodas mais fortes e pneus duplos, fios de aço trançados no freio e chapas de proteção soldadas embaixo de todas as partes vulneráveis da suspensão e chassis.

Os bancos de trás foram retirados, e com isso o carro perdeu cerca de 32kg e lanternas com LED foram colocadas no topo do carro, para facilitar a visibilidade durante a noite.

Nissan Leaf bate record no Mongol Rally

A jornada de 8.000 milhas fez do  Plug in Adventures o primeiro time a completar o rally em um carro elétrico.

Nissan Leaf Rally

O Plug in Adventures modificou o Nissan Leaf 2016 e provou que mesmo um carro limpo, pode entrar na sujeira sem usar uma única gota de combustível. Chris e Julie Ramsey, são a dupla dinâmica por trás do AT-EV.

Eles dirigiram o LEAF, começando por Goodwood, no dia 16 de Julho, passaram por 13 paises e cruzaram a linha de chegada na fronteira Siberiana em Ulan-Ude, no dia 9 de Setembro.

Em entrevista, o time afirma que o maior desafio foi abastecer o carro, pois para uma recarga completa, o carro teria que ficar carregando durante 9h.

No entanto, como haviam postos de abastecimentos de fácil acesso pelas cidades em que eles passavam, a recarga foi sendo feita várias vezes, em poucas quantidades, fazendo com que a dupla economizasse tempo para completar o circuito em tempo recorde.

Nissan Leaf e a Sustentabilidade

Hoje, mais do que nunca, a indústria automobilística vem dando um enfoque maior na sustentabilidade.

Isso porque, os automóveis são responsáveis pela maior parte de emissão de gases poluentes na atmosfera.

Pensando nisso, projetos de carros elétricos vem sendo desenvolvidos por diversas montadoras, entre elas, a Nissan.

O Nissan Leaf é um exemplo disso, projetado para ser 100% elétrico, o automóvel se destacou entre os demais por ter tido um desempenho positivo durante o circuito da Mongol Rally, sendo o primeiro carro elétrico a completar a volta.

Carros movidos a energia solar, hidráulica, eólica, etc, já são uma realidade para algumas montadoras.

Em termos de sustentabilidade, o carro elétrico está a anos luz à frente dos carros tradicionais.

Aquisição

Por ter um custo um pouco maior, os carros elétricos são vendidos especialmente na Europa, Ásia e EUA.

No Brasil o conceito de carro elétrico ainda não está totalmente difundido, pois o país ainda não está preparado com infraestrutura adequada para disponibilizar e manter os postos de abastecimentos desses veículos.

Porém, embora haja muito empecilhos na aquisição de um carro elétrico no Brasil, o país ainda tem carros 100% elétricos e híbridos.

Entre eles, podemos destacar o BMWi3, BMWi8, Toyota Prius, Lexus CT200h, Ford Fusion Hybrid, Mitusbishi Outlander PHEV.

Os preços variam de acordo com o modelo do carro, indo de R$120.000 até R$800.000.

Nissan Leaf no Brasil

Embora o Brasil tenha a fábrica da Nissan, localizada em Resende – RJ, o Nissan Leaf nunca foi oficialmente vendido no país, e os planos de trazê-lo até aqui tornaria a aquisição do carro inviável no momento devido à cotação do dólar e aos altos encargos tributários.

A única vez que tivemos o Nissan Leaf circulando por estradas brasileiras, foi durante uma campanha de parceria da montadora, com a prefeitura de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde o carro foi usado como táxi.

O veículo nunca foi oferecido para o público brasileiro em geral, assim como o Zoe, Twizy, Fluence e o Kangoo, que foram fornecidos pela Renault, para empresas como a Campanha Paulista de Força e Luz (CPFL Energia) e a hidrelétrica de Itaipu Binacional.