xiaopeng ge

Xiaopeng Motors: conheça o G3, considerado o clone da Tesla

A montadora chinesa Xiaopeng Motors acaba de receber um aporte financeiro milionário para produzir em massa seu novo carro, o G3. O modelo se destaca por ser quase uma réplica do Model X e Model S da Tesla.

Conheça a Xiaopeng Motors (site oficial da empresa em inglês) e esse novo modelo, que apesar de trazer algumas inovações muito interessantes, está causando polêmica por sua forte inspiração na Tesla.

Xiaopeng Motors: o início 

xiaopeng g3

Fundada em 2014 por He Xiaopeng e Henry Xia, a Xiaopeng Motors se estabeleceu em Cantão, cidade localizada na China.

Antes da criação da startup, Henry trabalhava para a Guangzhou Automobile Industry Group, uma empresa automobilística estatal, no setor de pesquisa e desenvolvimento.

Porém, quando a Tesla anunciou que liberaria todas as patentes de seus modelos, Henry viu a oportunidade de se inspirar na montadora e fundar sua própria empresa.

Para colocar o projeto de sua montadora em movimento, Xia recrutou diversos engenheiros automotivos para que juntos, pudessem criar o primeiro modelo da montadora, o G3.

Dessa forma, pode-se perceber que a Xiaopeng Motors, desde seu início, foi inspirada pelos passos da montadora de Elon Musk.

Xiaopeng Motors recebe investimento milionário de gigantes chinesas

Apesar de já ter o projeto e os funcionários para a produção do G3, a Xiaopeng precisava de dinheiro para que pudesse fazer o projeto acontecer.

Para isso, a empresa iniciou uma rodada de investimentos e conseguiu uma quantia incrível.

A Xiaopeng Motors recebeu um aporte de U$ 348 milhões da Alibaba e da Foxconn.

A Alibaba, empresa chinesa que atua no ramo do e-commerce, é considerada uma das mais valiosas do mundo. Esse investimento se caracteriza como a primeira entrada da Alibaba no mercado automobilístico.

A Foxconn é uma multinacional, considerada a maior fabricante de componentes eletrônicos no mundo.

Com esse investimento, a empresa já soma uma quantia de U$ 800 milhões em caixa.

Como se pode perceber, duas empresas de peso estão acreditando no sucesso da Xiaopeng Motors.

Xiaopeng Motors quer receber mais U$ 1,4 bilhões em investimento

Após receber um aporte de U$ 348 milhões da Alibaba e Foxconn, a Xiaopeng está querendo mais.

A empresa pretende, em outras rodadas de investimento, angariar mais U$ 1,4 bilhões. O objetivo é aumentar sua produção anual de veículos elétricos para 100 mil .

Tesla libera patentes de seus carros

Com o objetivo de disseminar cada vez mais a tecnologia usada em carros elétricos e acelerar o desenvolvimento tecnológico desse tipo de veículo, a Tesla decidiu liberar as patentes dos seus carros para que todos pudessem usar.

Isso significa que toda tecnologia usada nos carros da Tesla estão disponíveis para que outras montadoras possam se espelhar.

Ao que parece, a Xiaopeng aproveitou essa grande abertura da Tesla para produzir seu primeiro elétrico, o G3.

G3: o “clone” da Tesla

Após sua apresentação ao mundo, o G3,  carro elétrico da Xiaopeng Motors, já está sendo chamado de clone da Tesla.

Com muitas semelhanças, principalmente no design, não há como negar que houve uma forte inspiração em alguns modelos da montadora chefiada por Musk.

O próprio fundador da Xiaopeng Motors admitiu que se inspirou nos modelos da Tesla. Mas apesar disso, não revelou quais patentes da montadora usou para o desenvolvimento do G3.

Conheça a seguir todas as informações que se sabe até agora sobre o carro da Xiaopeng Motors.  

Design 

Model X por fora 

Xiaopeng motors g3

O primeiro carro da Xiaopeng Motors, o G3, é considerado um SUV, mesma categoria em que o Model X da Tesla se encaixa.

Por fora, o G3 é, na verdade, bem parecido com o SUV da Tesla. O que mais se assemelha entre os dois é o capô, mais baixo e curvado, além dos faróis, praticamente idênticos.

Outra grande semelhança entre os dois é a presença de um para-brisa panorâmico, que vai quase até o meio do teto.

Ao que parece, as portas foram uma das únicas partes que a Xiaopeng Motors não se inspirou na Tesla. Isso porque as portas traseiras do Model X, conhecidas como “Asa de gaivota”, abrem verticalmente, diferente do G3.

Model S por dentro 

g3 por dentro

Por dentro, a inspiração na Tesla continua, mas dessa vez, o Model S é a base.

Ao olhar no interior do G3, o que mais chama atenção é o display touch-screen de 17 polegadas, posicionado no centro do painel. Esse display gigante é praticamente uma cópia completa ao utilizado no Model S.

Mas as semelhanças no interior não param por aí.

O G3 conta com um cluster – ou painel – digital idêntico ao do Model S.

E não só o cluster em si tem o mesmo design, mas o visual, as imagens que aparecem nesse painel são praticamente iguais ao do Model S.

Câmera 360º: a inovação do G3

g3 xpeng

Apesar de, em alguns momentos, ter copiado descaradamente os modelos da Tesla, o G3 da Xiaopeng Motors também traz inovações.

Uma delas é a presença de uma câmera 360º no topo do carro.

Com essa câmera, o motorista e passageiros poderão gravar vídeos e tirar fotos em 360º para depois compartilhá-las.

A câmera 360º não é uma inovação totalmente necessária para um carro elétrico, porém, é um adicional que chama muita atenção.

Conjunto de baterias do G3 também é inspirado na Tesla

Além do design, a Xiaopeng também está usando o mesmo padrão de arquitetura do conjunto de baterias da Tesla.

As duas montadoras usam um conjunto de baterias de lítio de 18650 células, dispostas de forma horizontal no chão do carro.

É certo que, atualmente, a maioria das montadoras dispõe as baterias abaixo do assoalho de seus carro elétricos. Porém, além disso, a Xiaopeng está usando a mesma  arquitetura que a Tesla usa em seu conjunto de baterias no Model X e S.

Nesse quesito, a única diferença entre as duas é o fornecedor das baterias. Enquanto o conjunto da Tesla é produzido pela Panasonic, o da Xiaopeng é feito pela Samsung.

Autonomia do G3

Informações técnicas como potência do G3 ainda não foram liberadas pela montadora. Porém, já se sabe qual é a autonomia do carro.

De acordo com a Xiaopeng Motors, seu carro elétrico poderá rodar cerca de 300 Km até que precise ser recarregado.

Apesar de usar o mesmo design do conjunto de baterias que o Model S e X, a autonomia do G3 é consideravelmente menor – o Model X tem autonomia de 400 Km, enquanto o Model S, 576 Km.

G3 terá sistema de direção autônomo similar ao AutoPilot

O carro elétrico da Xiaopeng Motors também contará com um sistema de direção autônomo.

Para desenvolver esse sistema, a montadora contratou Junli Gu, ex-funcionária da Tesla e uma das responsáveis pelo desenvolvimento do AutoPilot, sistema de direção autônomo da montadora de Musk.

Informações detalhadas sobre a tecnologia autônoma do G3 não foram reveladas. Porém, podemos ter uma ideia de como funcionará, afinal, muito provavelmente será parecida com o AutoPilot.

Para saber mais sobre o AutoPilot da Tesla, acesse o site da montadora.

Preço e lançamento 

A Xiaopeng Motors iniciou lentamente a produção do G3 em 2017. Graças ao investimento da Alibaba e Foxconn, a montadora espera acelerar a produção do veículo e lançá-lo ainda em 2018.

A expectativa é que o carro chegue ao mercado com um valor aproximado em dólares de 38 mil.

Fazendo a comparação entre o modelo da Xiaopeng Motors e os da Tesla, fica mais que clara a inspiração da montadora chinesa. De qualquer forma, o G3, se tornará mais uma ótima opção de carro elétrico para o mercado automobilístico.