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Carros elétricos Renault: confira os modelos da montadora!

Os carros elétricos Renault não poluem o meio ambiente! Você sabia que 14% da emissão mundial de poluentes vêm dos carros? Esse número assustador só mostra a necessidade da inserção cada vez maior de veículos mais ecológicos nas ruas. 

Pensando nisso, a Renault também está desenvolvendo e comercializando carros elétricos. A montadora já dispões dos modelos ZoeKangoo Z.E.Fluence Z.E e o já bem presente no Brasil: Fluence Z.E.

Entenda a seguir como a Renault está se comprometendo a produzir veículos menos agressivos à natureza. Conheça também os modelos de carros elétricos que a montadora já está comercializando no exterior.

Renault firma compromisso em preservar meio ambiente

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Como vimos logo acima, os carros são responsáveis por boa parte das emissões de gases poluentes na atmosfera.

Por conta disso, a Renault firmou um compromisso de produzir carros que poluem menos a natureza. Isso mudando sua forma de projetar, produzir, e ao final reciclando os veículos.

Para isso, a montadora está mudando todos os processos, formas de fabricação e até o design dos carros.

Inicialmente, a Renault está utilizando fontes de energia limpas para fornecer eletricidade às suas fábricas. Assim, todo o processo de produção já começa mais sustentável.

Quanto aos carros em si, a montadora está inserindo boas práticas de ecologia desde o momento que o carro é projetado até sua reciclagem, quanto o veículo não tem mais condições de ser utilizado.

O maior objetivo da Renault é diminuir as “pegadas de carbono” – as emissões de carbono na atmosfera feitas pela montadora – sendo que, de 2010 a 2015, essa redução foi de 17%.

Para saber mais sobre esse compromisso da Renault, acesse esse link (em inglês), que explica detalhadamente todos as mudanças que a montadora está implementando.

Drive Eco2: o sistema que ajuda o motorista a pensar ecologicamente

Como parte de seu comprometimento em diminuir as pegadas de carbono, a Renault lançou o Drive Eco2, um sistema que mostra ao motorista como ele pode dirigir de forma a emitir menos poluentes.

O sistema dá ao motorista diversas ferramentas para que se possa reduzir a emissão de gases tóxicos do carro em até 25%.

Após entendermos o compromisso ambiental que a Renault firmou, vamos conhecer os modelos de carros elétricos que a montadora está comercializando?

Se você ainda não sabe a fundo o que é um veículo elétrico, recomendamos que leia esse post de nosso blog, que explica nos mínimos detalhes o funcionamento desse tipo de veículos que traz tantos benefícios a todos.

Renault Zoe

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Lançado em 2012 durante o Salão de Genebra, o Zoe é um carro elétrico produzido pela Renault.

O Visual do Zoe se destaca por ser mais fluído e com traços mais arredondados. Apesar de ser um hatch compacto, o carro possui um ótimo espaço interno.

Autonomia e potência

O Zoe se destaca por ter uma ótima autonomia: cerca de 210 Km. Mas esse número pode ser aumentado em até 25% graças a três componentes presentes no carro. São eles: freio regenerativo, bomba de calor e pneus Michelin EnergyTM. A melhora na autonomia também vai depender das condições de direção.

Quando o assunto é potência, o Zoe também não deixa na mão: com um motor elétrico de 88 cavalos, o carro chega a uma velocidade máxima de 135 Km/h.

O Renault Zoe figura entre um dos carros elétricos mais econômicos, pois seu gasto por Km é de apenas R$ 0,19.

 

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Após se tornar um grande sucesso de vendas na Europa, o Renault Zoe finalmente chega ao Brasil, em 2019, custando R$ 149 mil. Para saber tudo sobre o carro e onde fazer test-drive no Brasil, acesse esse post de nosso site!

Kangoo Z.E

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Para atender a todas as necessidades, a Renault também lançou um utilitário movido a eletricidade. A sigla após o nome Kangoo, Z.E (Zero emission, ou Zero emissão), já diz tudo sobre a proposta ecológica da montadora.

Lançado em 2011 também no Salão de Genebra, o Kangoo Z.E se tornou um sucesso comercial: 25 mil unidades do veículo já foram vendidas. Em 2017, uma nova versão melhorada do Kangoo Z.E será lançada.

O Kangoo Z.E segue os mesmos ideais de design do Zoe, com traços mais arredondados e suaves. O Furgão elétrico da Renault está disponível em 2 comprimentos e 3 diferentes configurações, acomodando até 5 pessoas.

Autonomia e potência

A nova versão do Kangoo Z.E tem o dobro de autonomia da anterior. O novo modelo consegue rodar cerca de 200 Km até que uma nova recarga seja necessária.

O Kangoo conta com um motor de 60 cavalos de potência e vai de 0 a 100 Km/h em 20 segundos.

Com essa potência, o veículo consegue atingir uma velocidade máxima de 130 Km/h. Nada mal para um utilitário elétrico.

O preço do Kangoo Z.E na Europa é de 27 mil euros, cerca de R$ 110 mil.

FedEx usa frota do Kangoo e é a primeira empresa de carga do Brasil a ter frota elétrica

No Brasil, o utilitário foi vendido para algumas empresas de transporte, porém o modelo não está disponível para o público geral.

Uma delas é a FedEx, que recebeu seis unidades do Renault Kangoo em 2014, usadas para o transporte de mercadorias. 

Com o uso do Kangoo Z.E, a FedEx se tornou a primeira empresa de carga do Brasil a ter uma frota de veículos elétricos.

Durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2018, o público pôde ver um Kangoo usado pela FedEx, exposto na área New Mobility, no estande da Renault. 

O Brasil é mais um dos países em que a FedEx utiliza uma frota de elétricos. Estados Unidos, China e Japão também já contam com elétricos usados pela empresa.

Fluence Z.E

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Mais um dos modelos que fazem parte da proposta ambiental da Renault, o Fluence Z.E é um sedã elétrico perfeito para os trajetos diários nas grandes cidades.

Por fazer parte dessa proposta juntamente com os outros modelos mostrados anteriormente, o design segue a mesma linha suave, com linhas menos agressivas.

O modelo foi apresentado em 2009 no Salão de Frankfurt, mas começou a ser vendido na Europa apenas em 2011.

O Renault Fluence Z.E é considerado o primeiro sedã 100% elétrico do mundo.

Autonomia e potência

Idealizado principalmente para rodar na cidade, o Fluence Z.E tem uma autonomia total de 185 Km, o suficiente para fazer as tarefas do cotidiano e até uma pequena viagem.

Além disso, o carro conta com um motor elétrico de 95 cavalos de potência, que permite uma velocidade máxima de 135 Km/h.

O valor do Fluence Z.E é de 27 mil euros, ou R$ 110 mil em conversão direta. Assim como os outros, esse modelo ainda não está disponível para compra no Brasil.

Twizy: o elétrico compacto da Renault

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Além das outras três opções de carros elétricos Renault, há outra, que segue uma linha um pouco diferente.

Esse é o Twizy, um carro elétrico compacto que promete trazer mais mobilidade às cidades. Isso tudo sem abrir mão da ecologia e potência. Confira a seguir alguns detalhes desse carro peculiar.

Design

O Twizy é um carro bem compacto, com dimensões menores se comparadas a um modelo convencional: 2,34 m de comprimento por 1,23 de largura.

Seu visual é diferente de tudo o que a Renault lançou antes. Pode-se definir o Design do Twizy como uma mistura entre carro, quadriciclo e motocicleta.

Autonomia e potência

O Twizy é, principalmente, um carro para andar nas cidades, em curtas distâncias. Isso porque sua autonomia é de 100 Km/h.

Além disso, o Twizy conta com um motor elétrico de 17 cavalos, que permite uma velocidade máxima de 80 Km/h.

O Twizy é o carro ideal para quem quer um veículo pequeno, prático e que traz mobilidade sem abrir mão de uma autonomia e potência razoáveis. Este seria o modelo perfeito para ser usado nas cidades, pois ajudaria na solução dos grandes engarrafamentos.

Preço

O Renault Twizy é produzido na Europa e vendido no continente por € 7 mil (R$ 30 mil em conversão). Por enquanto, não é possível encontrar o modelo à venda no site e nas concessionárias da Renault no Brasil.

Twizy ganha “lei própria” no Brasil e já pode ser emplacado

Como parte da estratégia do governo de trazer mais carros elétricos ao Brasil, o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito – homologou o Twizy, através da resolução 573.

A partir dessa nova resolução, o Twizy já poderá ser emplacado no Brasil. Também poderá ser importado sem a cobrança da taxa de importação.

O Twizy está enquadrado na categoria na categoria “quadriciclo”. Porém, como ele é diferente de tudo, foi preciso criar uma nova subcategoria para ele.

Assim, a categoria foi dividida em duas: quadriciclo-moto e quadriciclo-carro. O Twizy está categorizado na segunda opção, pois possui características de carro, como cabine fechada, airbags, etc.

Para poder dirigir um Twizy, o motorista precisa ter a Carteira de Motorista B.

Se quiser saber mais deste carro, confira este texto!

Renault fecha primeira venda no Brasil em 2013

Como vimos anteriormente, os veículos elétricos da Renault ainda não são comercializados no Brasil. Por isso, os que querem um dos modelos precisam fazer a importação.

Esse foi o caso da CPFL Energia – Companhia Paulista de Força e Luz – que comprou 3 unidades do Kangoo Z.E, 2 do Fluence Z.E e uma unidade do Zoe.

Com essa compra, a empresa gastou cerca de R$ 6,5 milhões de reais.

A empresa realizou a compra dos veículos para que eles sejam utilizados pelos funcionários da empresa nas atividades do dia a dia.

Parceria com Itaipu Binacional: Twizy pode ser produzido no Brasil

A Renault fechou uma parceria com a hidrelétrica Itaipu Binacional para que ela possa produzir e utilizar 32 unidades do Twizy.

Com o uso do modelo, a equipe da hidrelétrica poderá identificar quais peças seriam viáveis para produção no Brasil. Assim, deixa em aberto a possibilidade de que o Twizy comece a ser fabricado em nosso país.

Caso o carro fosse produzido no Brasil, certamente seu preço cairia, tornando-o mais acessível para toda a população.

Porto seguro também fecha parceria para utilizar o Twizy

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Além da Itaipu, a Renault fechou parceria com a Porto Seguro para utilizar um dos carros elétricos Renault: o Twizy.

No total, a Porto Seguro adquiriu 12 unidades do Twizy. A empresa utiliza metade deles para atendimento de reparos básicos em automóveis e a outra metade para transporte de funcionários que realizam serviços em residência.

Com isso, a Porto Seguro, além de economizar com combustível e poluir menos o meio ambiente, acaba fazendo um marketing para a própria empresa, pois o veículo acaba chamando muita atenção nas ruas.

Os veículos serão utilizados apenas na cidade de São Paulo, pelo menos por enquanto.

Agora que já conhecemos todos os modelos de carros elétricos Renault, nos resta esperar até que eles cheguem ao Brasil a um preço acessível. De que adianta uma tecnologia tão boa se ela não está nas mãos da população?