Rivian-R1T-elétrica

Rivian: a montadora de carros elétricos off-road

A Rivian tem se destacado no mercado não apenas por fabricar carros elétricos, mas sim por fazer a diferença. 

A causa disso tudo é o fundador e CEO da empresa, RJ Scaringe. Desde pequeno, RJ sempre foi fascinado pela natureza e por automóveis. 

Assim, ao longo de sua vida ou estava explorando ou estudando tecnologia automotivas. Um dos seus maiores passatempos sempre foi fazer trilhas, naturalmente pelo fato de unir suas duas grandes paixões.

Em um momento de reflexão enquanto realizava uma trilha no meio da floresta, constatou uma coisa: sua paixão por exploração poluía a natureza. 

Como era de se esperar, entrou na faculdade de engenharia e se dispôs a trabalhar com veículos. Sua motivação era tentar aproveitar a natureza sem destruí-la. E assim as ideias usadas na Rivian foram sendo articuladas.

Após conseguir seu PhD no MIT, sentiu uma vocação para iniciar uma empresa de veículos. 

Logo de cara percebeu que não seria fácil, pois a indústria automobilística já estava bem estruturada há cerca de 100 anos. Mesmo assim, com o intuito de melhorar o mundo, foi em frente com seus objetivos.

Assim foi criada a Rivian, uma montadora exclusiva de carros elétricos off-road. 

Um dos fatores mais importante para o sucesso da Rivian, segundo o próprio RJ, foi ele ter encontrado pessoas doidas o suficiente para acreditar no que ele propunha. Assim formou seus primeiros colaboradores, dando início ao que se tornaria a Rivian hoje.

R1T e R1S: a picape e a SUV da Rivian

picape-Rivian-R1T
Imagem: Rivian

Analisando estatísticas de mercado, é possível constatar que as SUVs e caminhonetes são os que mais poluem nas cidades. 

Este fato preocupou muito o fundador da Rivian, dado suas aspirações virtuosas. Assim, para manter seu objetivo de poluir menos o mundo, foi posto no mercado modelos elétricos tanto de SUV quanto de caminhonetes.

Da mesma forma, os veículos da Rivian atentem a sede de exploração de seu fundador. Ou seja, o consumidor não leva apenas um carro não-poluente, mas sim também um carro para veículo equipado para aventuras em qualquer terreno.

A Rivian tomou o cuidado de marcar seus veículos com seu design único. É muito fácil reconhecer um automóvel dessa empresa, pois ele se destaca entre os demais. 

Seu visual é futurista e ao mesmo tempo compacto. Sua lataria expressa força e simplicidade. Para quem o observa, não resta dúvida de que é uma máquina capaz de encarar muitos desafios.

Como dito anteriormente, existem duas linhas principais de veículos, chamadas de R1T e R1S

A R1T é uma picape elétrica super potente capaz de bater a aceleração dos carros da Tesla. 

Para se ter uma ideia, a picape da Rivian vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos!

Além disso, o veículo ultrapassa os 600 km de autonomia e tem velocidade máxima de 200 km/h. 

Enquanto isso, o R1S é um SUV elétrico também com potência impressionante, chegando a 750 cavalos. 

Com sistema de motor elétrico quádruplo, o veículo também é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3 segundos. 

Rivian-R1S
Imagem: Rivian