renault twizy

Renault Twizy: conheça esse incrível compacto elétrico

O Renault Twizy chegou como uma inovadora opção de carro elétrico para atender à crescente demanda por veículos ecologicamente corretos. O compacto da Renault se destaca principalmente por sua praticidade e eficiência para uso nas cidades. 

Neste texto você conhecerá os detalhes técnicos do Twizy e entenderá como funciona a parceria que a Porto Seguro fechou com a Renault para a utilização dele. Mas antes disso, vamos conhecer um pouco mais sobre a Renault?

Renault: conheça a história de uma das principais montadoras do mundo

Fundada em 1899 por Louis Renault, a montadora francesa teve seu primeiro veículo –  o Renault Voiturette 1CV – testado e vendido antes mesmo da fundação oficial da empresa, em 1898.

Mas a montadora só começou a ganhar popularidade após a primeira guerra mundial, depois de produzir munição e até tanques e aviões durante a guerra. Desde então, a Renault se consolidou como uma das principais montadoras do mundo, inclusive no Brasil.

Para se ter uma ideia da representatividade da montadora em nosso país, só em setembro de 2017 a Renault vendeu cerca de 20 mil unidades de seus carros.

Carros elétricos Renault: a necessidade de inovar

Apesar de ser uma grande montadora, a Renault se viu na obrigação de inovar e produzir carros que não emitissem poluentes, e assim,como outras montadoras, começou a desenvolver e comercializar carros elétricos.

Se você não sabe como uma carro elétrico funciona, acesse esse post e saiba tudo nos mínimos detalhes!

Além do Twizy -que falaremos daqui a pouco- a Renault comercializa outros veículos elétricos, como o Fluenze Z.E e o Zoe.

Twizy: o compacto elétrico da Renault 

Com características bem peculiares, o Renault Twizy se mostra um veículo inovador que pretende ajudar na transformação e melhoria do problema da mobilidade urbana.

Confira a seguir as principais especificações técnicas do Twizy.

Potência

Antes de irmos para as informações de potência propriamente ditas, é preciso dizer que o Renault Twizy é um citycar, ou seja, um carro para rodar apenas na cidade.

Na prática, isso significa que o veículo não é muito veloz, afinal, é praticamente impossível passar de 50 Km/h nas ruas das grandes cidades.

O Twizy conta com um motor elétrico de 17 cavalos de potência e com 5,8 kgfm de torque. Com isso, o compacto da Renault consegue chegar a uma velocidade máxima de 80 Km/h.

Por ser um carro elétrico, o torque do Twizy é imediato, fazendo com que o carro tenha uma aceleração mais rápida, indo de 0 a 45 Km/h em 6.1 segundos.

Sendo um citycar, o Twizy oferece a potência suficiente para que o motorista dirija tranquilamente no dia a dia.

Autonomia

A característica de carro para a cidade do Renault Twizy também reflete na autonomia do veículo.

Com uma carga completa, o Twizy tem autonomia para rodar até 100 Km.

O carregamento do carro pode ser feito através de uma tomada comum, e em até três horas ele já está com a bateria cheia, pronto para mais 100 Km.

Design e espaço interno

O Twizy é um carro compacto, que mistura características de moto com carro. O design não se assemelha com nenhum carro elétrico já produzido; possui traços bem arredondados e dimensão pequena: 2,3 m de comprimento e 1,2 de largura.

O veículo é bem pequeno mesmo, acomodando apenas duas pessoas – o motorista na frente e o passageiro atrás – como em uma moto. Na parte de trás, há um “mini” porta-malas.

Para aqueles que querem ter um carro compacto, mas com um porta-malas um pouco maior, existe o Twizy Cargo, que substitui o espaço para o passageiro por um porta-malas mais espaçoso.

Com dimensões pequenas, o Twizy se mostra um carro perfeito para ser usado nas cidades, pois ele cabe em qualquer lugar.

As portas abrem de forma vertical, também contribuindo para que ele possa ocupar pouco espaço.Também é possível optar por colocar janelas ou não – estas são de plástico, e não de vidro, como de costume.

Por dentro, o Twizy é bem simples: apenas o painel, o volante e os pedais. Nada de rádio e porta-objetos, apenas o essencial.

Em todos os sentidos o Renault Twizy se mantém fiel ao conceito de carro compacto, ideal para se locomover nas grandes cidades.

Disponibilidade e valor

O Renault Twizy ainda não começou a ser comercializado no Brasil. Na Europa, o veículo sai por 7 mil euros, cerca de R$ 30 mil em conversão direta.

É bem provável que o carro chegue a nosso país a um valor mais alto, pois o IPI para carros elétricos ainda é muito alto: 25%.

Renault Twizy já pode ser emplacado no Brasil

Parece que a chegada em massa do Twizy no Brasil está próxima, pois o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito – já homologou o veículo.

Isso significa que o carro já pode ser emplacado e transitar normalmente em vias públicas.

Com a homologação, o Twizy passa a usufruir dos incentivos concedidos pelo governo como isenção na taxa de importação e desconto no IPVA.

Porto Seguro está usando o Renault Twizy em sua frota de atendimento

Como forma de diminuir o impacto ambiental, a Porto Seguro está inserindo veículos elétricos em sua frota.

A decisão de utilizar o Renault Twizy na frota de atendimento surgiu após o CEO da Porto Seguro, Fabio Luchetti, descobrir o carro em uma viagem para a França.  

Desde então, a Porto Seguro fechou uma parceria com a Renault para que 16 unidades do veículos fossem importadas para o Brasil.

De todos as unidades  do Twizy adquiridas pela empresa, metade serão utilizados para atendimento de serviços relacionados a reparos de carros, como troca de pneu e carga de bateria. Já a outra metade será utilizada para atendimento de serviços residenciais. 

Porto Seguro usará o Twizy em São Paulo

Por dispor de apenas 16 unidades do Twizy, a seguradora limitou seu uso apenas na cidade de São Paulo.

Isso porque o carro, por ser para uso na cidade, conta com autonomia de 100 Km, impossibilitando longos deslocamentos.

Por conta disso, a Porto Seguro mantém um planejamento preciso para que a bateria não acabe durante o trajeto para algum atendimento.

Uma das facilidades do Twizy para a seguradora é o carregamento, afinal, a bateria do carro pode ser carregada em um tomada comum, e fica cheia em apenas 3 horas.

Twizy traz imagem positiva para a Porto Seguro

Além dos benefícios técnicos do uso do Renault Twizy, o veículo também contribui para uma melhor imagem da seguradora. Isso porque, por ser um carro elétrico e ecologicamente correto, o Twizy acaba fazendo um marketing muito positivo para a empresa.

Além disso, por ter um design diferente, o carro acaba chamando bastante atenção, e consequentemente, aumenta a visibilidade da seguradora. 

Porto Seguro também utiliza outros meios de transporte elétricos

O Twizy não é o único meio de transporte elétrico incluído na frota de atendimento da seguradora.

A Porto Seguro também utiliza bicicletas e motos elétricas para o deslocamento de seus profissionais. 

Se você ainda não conhece como funciona esses meios de transporte alternativos, acesse os posts sobre bicicleta elétrica e moto elétrica, e fique por dentro de tudo!

Essa iniciativa é parte do projeto da empresa de incluir práticas mais sustentáveis em todas as áreas possíveis. Para saber mais sobre esse projeto da Porto Seguro, acesse o site da seguradora.

Não há como negar que o Twizy é uma grande inovação no mundo dos carros elétricos. Ele é um veículo “limpo”, prático, e perfeito para o uso no cotidiano da cidade. Nos resta esperar a chegada do Renault Twizy no Brasil para que a população possa comprar.

O que você acha do Renault Twizy? Será que ele vai ser um sucesso no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!