carregador rápido ABB é usado naI-PACE eTROPHY

Carregador rápido ABB será usado na Jaguar I-PACE eTROPHY

Um potente modelo de carregador rápido ABB será usado na Jaguar I-PACE eTROPHY, a primeira série internacional de corridas para um carro elétrico de produção.

A estreia será em dezembro de 2018 como a principal série de apoio ao Campeonato ABB FIA de Fórmula E, apresentando carros baseados no primeiro veículo elétrico da Jaguar – o SUV Jaguar I-PACE.

Diferente dos carros de assento único, semelhantes aos da Fórmula 1, a série Jaguar I-PACE eTROPHY contará com versões de corrida dos mesmos modelos da Jaguar I-PACE que agora são vendidos ao público geral. Os carros foram projetados, desenvolvidos e construídos pela Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover.

Para o carregamento dos carros da nova série I-PACE eTROPHY, a Jaguar fechou parceria com a ABB, líder mundial em infraestrutura para veículos elétricos.

Os modelos de carregador rápido ABB são baseados nas estações de recarga instaladas ao redor do mundo para uso dos motoristas de carros elétricos, mas personalizados para a competição.

I-PACE eTROPHY anuncia parceria com ABB para carregamento dos veículos 

I-PACE eTROPHY ABB

Imagem: divulgação site ABB

Unidades do carregador rápido ABB Terra DC serão fornecidos para cada time participante da série de apoio da Formula E.

O equipamento foi adaptado especialmente para o campeonato. Ele é capaz de carregar rapidamente os veículos nos curtos intervalos entre os treinos e as corridas.

Marion Barnaby, gerente da competição, declarou:

Com a temporada de inauguração da série I-PACE eTROPHY se aproximando rapidamente, estamos incrivelmente animados em anunciar a ABB como a parceira oficial de carregamento do campeonato. A capacidade da ABB de trazer inovação e tecnologia de ponta para a série será valorizada ao fazermos história promovendo a primeira série internacional de corridas para um carro elétrico de produção”.

A parceria foi construída sobre o papel da ABB como patrocinadora titular do Campeonato ABB FIA de Fórmula E. Isso amplia o comprometimento da companhia em apoiar o futuro da mobilidade elétrica.

Empresa de tecnologia de ponta, a ABB é llíder em redes elétricas, produtos de eletrificação, automação industrial, robótica e movimento, atendendo a clientes ao redor do mundo em serviços públicos, indústria e transporte, e infraestrutura. A empresa opera em mais de 100 países, com cerca de 147 mil funcionários.

A multinacional possui uma base instalada de 8 mil carregadores de alta velocidade espalhados por 68 países, incluindo o Brasil.

A empresa apresenta como propostas de valor: levar energia elétrica de qualquer usina a qualquer tomada e automatizar indústrias, desde as de recursos naturais até as de produtos acabados.

Recentemente a revista Fortune classificou a ABB em oitavo lugar no ranking das companhias que estão mudando do mundo. Isso graças aos avanços apresentados em mobilidade e carregamento de veículos elétricos.

Terra DC: saiba como funciona o carregador rápido ABB 

A ABB adaptou os carregadores Terra DC especialmente para atender às equipes de corrida da série I-PACE eTROPHY. Os modelos tradicionais, em funcionamento na Europa e nos Estados Unidos para uso público, têm 2,2 metros de altura.

Estes são muito grandes para caberem nos porões dos jatos que transportam os equipamentos durante a temporada da corrida. Além disso, esses equipamentos são geralmente fixados nos locais e não podem ser movidos por causa da fiação.

Para resolver o problema, uma equipe da ABB reprojetou o carregador. Foi criado um modelo compacto sobre rodas com 1,5 metros de altura.

Carregador rápido ABB i-PACE

Imagem: divulgação site ABB

A pedido da Jaguar, também projetou um compartimento para transporte com recursos para facilitar a movimentação. O design compacto também diminui os custos com frete.

O carregador mais potente da companhia, Terra HP, é capaz de oferecer 200 km de autonomia a um carro elétrico. Isso em apenas oito minutos. 

Jaguar I-PACE eTROPHY, primeira corrida com carros elétricos de produção, começará em dezembro de 2018

A I-PACE eTROPHY é a primeira série de corridas do mundo com carros de produção elétricos. Ela acontecerá nos mesmos finais de semana e nos mesmos lugares que a ABB FIA Fórmula E.

Os carros adaptados Jaguar I-PACE terão a oportunidade de competir em um treino classificatório. Depois, haverá uma corrida de 30 minutos antes do E-Prix.

O campeonato deverá percorrer nove cidades da Ásia, Europa e América do Norte. O início é previsto para o dia 15 de dezembro de 2018 na cidade de Ad Diriyah, Arábia Saudita. A última corrida será realizada na cidade de Nova York, Estados Unidos.

A série I-PACE eTROPHY terá até 20 carros de corrida da Jaguar com exatamente as mesmas especificações. Assim, fica as habilidades dos motoristas e as estratégias das equipes responsáveis por decidir quem serão os vencedores.

A corrida dará às equipes participantes a chance de mostrar seu talento e performance enquanto competem no cenário mundial do automobilismo em carros com zero emissões de gases causadores do efeito estufa.

A participação de carros elétricos e híbridos em corridas como I-PACE eTROPHY, Fórmula E e Le Mans é essencial para sua popularização ao redor do mundo. 

Com o modelo de carregador rápido ABB, não haverá preocupação quanto ao tempo de carregamento dos carros. Isso porque ele foi desenvolvido especialmente para a corrida. Sendo assim, os carros elétricos poderão ser abastecidos antes do início da corrida e terão autonomia até a última volta.