Jaguar I-PACE eTROPHY: corrida com carros elétricos da Jaguar

Jaguar I-PACE eTROPHY: primeira corrida com carros elétricos de produção

A Jaguar está preparando a primeira corrida de carros elétricos da marca: Jaguar I-PACE eTROPHY. A corrida recebeu esse nome devido ao novo lançamento da montadora, o I-PACE.

A corrida será feita em apoio à Fórmula E, pois a Jaguar foi a primeira montadora premium a entrar no campeonato. A competição terá seu início em 15 de dezembro de 2018.

A corrida contará com pilotos de vários países, até mesmo brasileiros, como Cacá Bueno e Sérgio Jimenez.

Serão 10 rodadas (10 corridas), realizadas em cidades diferentes, sendo a penúltima em New York. Serão usadas unidades do I-PACE eTROPHY na corrida. Estes veículos podem ir de 0 a 100 KM/h em apenas 4,8 segundos, e chegar a quase 200 Km/h.

Saiba tudo sobre a corrida I-PACE eTROPHY e conheça a versão do carro para o público geral, I-PACE Concept.

Primeira série internacional com carros elétricos de produção começa em 2018 

Jaguar I-PACE eTROPHY

A Jaguar irá realizar o I-PACE eTROPHY, primeiro campeonato apenas com unidades do I-PACE. O campeonato será realizado em suporte à Fórmula E.

A Jaguar foi a primeira montadora a entrar na Fórmula E com seus carros.

Bobby Rahal – Diretor da equipe Rahal Letterman Lanigan Racing – apoia positivamente a criação da primeira corrida de carros elétricos da Jaguar e afirma que ela é uma entrada importante para o futuro.

A inovação é essencial para o automobilismo e as corridas de carros elétricos são uma parte importante do futuro, então essa oportunidade veio no  momento perfeito.”

No total, serão 20 pilotos concorrendo pelo título de vencedor. Eles utilizarão unidades do I-PACE eTROPHY com especificações técnicas idênticas. Cada corrida terá duração de 25 minutos mais uma volta. Elas serão realizadas no mesmo fim de semana de cada corrida da Fórmula E. 

Jaguar I-PACE eTROPHY será realizada em várias cidades ao redor do mundo

Cronograma da corrida
Local Data
Al-Diriyah 15 de dezembro
Cidade do México 16 de dezembro
Hong Kong 10 de março
Sanya 23 de março
Roma 13 de abril
Paris 27 de abril
Mônaco 11 de maio
Berlim 25 de maio
New York City 13 e 14 de julho


À medida que viajamos para algumas das cidades mais emocionantes do mundo, teremos a chance de levar um novo tipo de corrida de rua elétrica para o público e inspirar a próxima geração de proprietários de veículos elétricos”, comentou a diretora do campeonato, Marion Barnaby.

Os vencedores da Jaguar I-PACE eTROPHY ganharão cerca de R$ 2.500.000,00 (₤ 500.000 libras) como prêmio.

Cacá Bueno e Sérgio Jimenez, piloto da Stock Car com experiência na Fórmula 3 e GT1, serão os pilotos da equipe brasileira a competir no grid da competição de apoio da ABB FIA Formula E.

Além dos brasileiros, a equipe Rahal Latterman Lanigan; Bryan Sellers; a inglesa Katherine Legge, entre outros competidores concorrerão na corrida da Jaguar.

I-PACE eTROPHY: a versão de corrida do primeiro elétrico da Jaguar

Jaguar I-PACE eTROPHY

Para a Jaguar I-PACE eTROPHY, foi criado um veículo que leva o mesmo nome. Projetado pela Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover, o veículo impressiona por suas especificações.

O I-PACE eTROPHY é a versão para corrida do primeiro carro elétrico da Jaguar, I-PACE Concept.  

O veículo tem o design semelhante com a BMW x6, porém é mais futurístico e com uma aparência luxuosa. Sua estrutura, feita em alumínio, foi levemente modificada da versão de produção do I-PACE para que a gaiola de proteção possa caber.

A versão de corrida do I-PACE ainda conta com um aerofólio para a melhora no coeficiente aerodinâmico.

A cabine do motorista se assenta sobre o para-lamas de linhas fluidas que criam uma leve sensação de movimento e integram a linha de cintura ágil e esbelta da carroceria.

I-PACE eTROPHY chega a quase 200 Km/h

O motor do veículo fornece 400cv e 696Nm de torque imediato utilizável. Com tração nas quatro rodas (All Wheel Drive), o veículo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. O I-PACE eTROPHY pode chegar a até 195 KM/h.

Para suportar extensos períodos de funcionamento mantendo a potência máxima, o veículo conta com uma bateria com 90 kWh.

A posição da bateria dentro da distância entre os eixos foi levada em consideração pela marca. Isso beneficiou o I-PACE eTROPHY por deixar o centro de gravidade do veículo mais baixo.

O veículo é integrado com sistema de frenagem regenerativa e bomba de calor a fim de economizar energia.

A ABB  fechou parceria com a série Jaguar I-PACE eTROPHY como oficialmente responsável por fornecer carregadores compactos.

Primeiro carro elétrico da Jaguar chega ao Brasil em 2018

I-PACE Concept

Primeiro veículo totalmente elétrico da Jaguar, o I-PACE une performance a alta autonomia. A estréia do Jaguar I-Pace foi feita em realidade virtual. Ela ocorreu às vésperas da apresentação ao público do Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos.

O I-PACE Concept é mais que um conceito. É uma prévia do nosso primeiro carro movido a bateria, lançando nosso compromisso de criar veículos elétricos que também são carros de motorista realmente emocionantes. Além de investir em sermos a vanguarda na tecnologia de veículos com zero emissão, estamos ajudando os motoristas a entender melhor os carros elétricos. ” 

Uma mistura de SUV com esportivo, o I-PACE mostra um visual futurístico com traços bem marcantes, tudo desenvolvido para favorecer sua aerodinâmica. O veículo conta com teto solar, faróis Matrix LED e ainda oferece ao cliente várias opções de roda. Potente, o veículo conta com motor de 394 cavalos. Sua aceleração permite ir de 0 a 100 KM/h em apenas 4,8 segundos.

Com um conjunto de baterias de 90 kWh, o veículo tem autonomia para rodar cerca de 376 Km.

Com um carregador rápido de 50 kW, o carro tem carga de 80% em apenas 85 minutos. A previsão é de que o I-PACE chegue ao Brasil no segundo semestre de 2018.

A Jaguar I-PACE eTROPHY é uma forma inteligente encontrada pela Jaguar para mostrar que carros elétricos podem ser potentes e colocar em destaque seu primeiro carro elétrico, o I-PACE.