carro elétrico jaguar

Jaguar venderá só carro elétrico a partir de 2025

A Jaguar venderá apenas carros elétricos a partir do ano de 2025. Isso faz parte de um projeto chamado Reimagine, uma nova e ousada estratégia da empresa.

De acordo com o mais novo CEO da Jaguar, Thierry Bolloré, a Jaguar tem uma meta estabelecida. Segundo ele, a empresa britânica irá se tornar um negócio de emissões zero carbono até o ano de 2039.

Desse modo, haverá grande mudança na fabricação dos veículos, uma vez que todos eles serão transformados em modelos elétricos. Consequentemente, até o final da década os modelos de Jaguar e Land Rover serão vendidos exclusivamente na versão de carros elétricos.

Planos da Jaguar para os próximos anos

Segundo as palavras de Bolloré em entrevistas, hoje em dia não existem planos da Jaguar de fechar nenhuma de suas fábricas existentes. Em conseguinte, a ideia é que até o fim dessa década tanto Jaguar quanto Land Rover sejam produzidos em modelos elétricos com maior força.

Dessa maneira, os planos para a Jaguar já são para a partir de 2025, que irá se tornar uma marca de luxo de carros elétricos exclusivamente, no ano citado.

Enquanto isso, a Land Rover, que como a Jaguar é também uma empresa britânica de automóveis subsidiária do grupo indiano Tata Motors, está com planos de lançamento para os próximos 5 anos. Visto isso, eles pretendem fazer o lançamento de seis variantes de carros elétricos. O primeiro modelo está previsto para o ano de 2024, uma Land Rover totalmente elétrica.

Em suma, ainda sobre a fala de Bolloré a respeito do planejamento Reimagine, a Jaguar Land Rover tem a aspiração de fornecer os carros elétricos mais desejados para os clientes exigentes. Portanto, o planejamento foi criado a fim de que a qualidade dos veículos da empresa seja enfatizada.

Posteriormente, tanto a Jaguar quanto a Land Rover serão reposicionadas em relação à fabricação de suas linhas de veículos: a Jaguar vai se tornar uma marca exclusivamente de veículos elétricos; já a Land Rover irá continuar fazendo parte do mercado de carros de luxo, mesmo que com veículos de caráter off-road, ou seja, projetados também para estradas sem pavimentação adequada.

Em conclusão, isso indica que, mesmo com as futuras mudanças, a Jaguar e a Land Rover ainda terão a marca de personalidades fortes e únicas no mercado, de raízes bem definidas vindas a partir de suas histórias.

Arquitetura Jaguar

Em vista de que o planejamento dê certo e corra tudo conforme a data a Jaguar Land Rover irá usar de três tipos de arquitetura, nas quais duas serão dedicadas inteiramente à Land Rover e uma nova arquitetura será dedicada à Jaguar.

Para resumir os futuros veículos da Land Rover, uma das arquiteturas usadas terá como base a Arquitetura Longitudinal Modular, que permite tanto motores à combustão quanto motores elétricos. Posteriormente, a segunda arquitetura terá como base a Arquitetura Modular Elétrica (EMA), um tipo de modelo que pode suportar motores eletrificados avançados.

O mais importante com essa mudança é que a empresa tende a vislumbrar o estabelecimento de novos parâmetros para carros de luxo do mercado mundial, com alta eficiência e qualidade. Isso se dá através dessa futura mudança de três tipos de plataformas de produção, seguida da consolidação do número de plataformas e modelos construídos a partir delas.

Até o final dessa década a Jaguar Land Rover tem intenções de que todas as vendas da Jaguar e pelos menos dois terços das vendas da Land Rover sejam inteiramente de carros elétricos.

Além do mais, a empresa também tem planos para os trens à diesel. Ainda segundo o CEO da Jaguar Land Rover, foi feito o planejamento de retirada gradual dos trens movidos à diesel até sua total eliminação, prevista para meados de 2026. Dessa forma, a empresa está fazendo grandes investimentos em fontes de combustível a partir do hidrogênio, e sendo assim, a ideia é de que os primeiros trens movidos a essa tecnologia estejam funcionando até o final desse ano nas vias públicas.

Carros elétricos da Jaguar

Justamente pelas vendas da Janguar terem caído drasticamente no último ano, foi identificado  um certo desafio para o novo CEO, que carece de uma resolução de modo urgente. Isso se deu por conta da Jaguar apresentar as vendas fortemente dependentes de sedãs e motores a diesel.

De acordo com esse ocorrido, a marca vai passar por uma transformação. Para tanto, é intencionado que uma nova posição seja assumida, marcada com essa mudança dramática. Desse modo estima-se que a nova posição seja luxuosa, a fim de que a Jaguar seja vista em seu potencial único, não somente pelos clientes, mas pelo negócio como um todo.

Enquanto plano de ação, a Jaguar prevê que será necessário que ela se torne uma empresa de produção inteiramente elétrica, e que foque nos consumidores de alto padrão do mercado. Concomitantemente, a JLR também considera se colocar como concorrente da empresa britânica Bentley, que planeja um futuro de fabricação exclusivamente de carros elétricos.

Até então, o único modelo elétrico trabalhado pela Jaguar é o I-Space SUV. Ainda existia outro tipo de modelo na qual a empresa trabalhava, o novo sedã XJ elétrico. No entanto, ele foi descartado, e isso se deu porque a Jaguar iniciou o projeto de novas arquiteturas. A partir de 2025 será lançado o EV-Only.

No geral, colocar planos em ação exigirá diversos reposicionamentos da Jaguar, e seus veículos deverão ser projetados para atrair clientes de alto padrão.

De fato, a indústria de automóveis está passando por mudanças drásticas devido ao advento dos carros elétricos, e sem dúvidas esses veículos estão revolucionando as características dos automóveis que já existem. Portanto, uma arquitetura e projeção de carros sob medida poderá se de grande valor para que a população adote essa nova filosofia.