carro elétrico no Brasil

Carro elétrico Brasil 2021! – Guia de modelos disponíveis por aqui

O mercado de carro elétrico no Brasil está crescendo, se tornando mais popular por justamente serem modelos econômicos, e então, não prejudicarem o meio ambiente e conservarem toda a potência dos modelos convencionais.

Devido a isso, várias montadoras começaram a voltar seus investimentos nos modelos de carro elétrico, para a produção desse tipo de veículo moderno e sustentável.

A partir disso, nesse texto iremos listar os modelos de carro elétrico disponíveis no mercado do território nacional, bem como informações sobre seu funcionamento (e, consequentemente, diferenças entre carro elétrico e carros movidos à combustível fóssil).

Anatomia e funcionamento do carro elétrico

Primeiramente, precisamos entender como funciona um carro elétrico e os motivos dele fazer tanto sucesso.

De fato, a denominação do carro elétrico vem por conta de seu funcionamento. Portanto, como o próprio nome indica, eles são movidos a energia elétrica. Ou seja, ao se movimentarem, eles não emitem nenhum gás poluente, uma vez que o motor não funciona a partir da queima de combustível.

Para tanto, o carro elétrico funciona com um motor diferente. A energia é armazenada em uma bateria, que irá alimentar o motor. Diante disso, a eletricidade faz com que o carro entre em movimento.

Além disso, quase todo motor elétrico é também ligado a um freio regenerativo, ou seja, a energia de frenagem do veículo também pode ser utilizada para recarregar as baterias que movem o motor.

Agora falando um pouco sobre o funcionamento de motores elétrico. Em resumo, um tipo deles é o de indução, também bastante utilizado pelos carros elétricos fabricados pela Tesla.

Certamente, esse tipo de motor é diferenciado dos demais, uma vez que funciona a partir de um campo magnético. Ademais, ele é dividido em duas partes, uma composta pelo rotor e outra pelo estator (característico de motores elétricos trifásicos).

Da mesma forma, as baterias dos carros elétricos são diferenciadas, pois elas são conhecidas como bateria de tração, e têm a vida útil de até 10 anos. Visto isso, a composição pode ser de diversos materiais, sendo o lítio o mais comum.

Em conclusão, outro aspecto interessante sobre esses modelos de veículos é sobre a entrada de energia, ou seja, o abastecimento. Nessa linha, o processo se dá através de um plug (bastante parecido com bicos de abastecimento dos carros à gasolina) que, conectado ao carro, leva a energia elétrica diretamente para as baterias.

Motores elétricos e o meio ambiente

É interessante também entender os motivos pelos quais o carro elétrico faz tanto sucesso no mercado. Por enquanto, os os principais são os de inovação e benefícios para o meio ambiente.

Previsivelmente, modelos de motores de combustão são tidos como causadores de prejuízos no ambiente e, consequentemente, na saúde dos seres humanos. Isso devido a emissão de gases poluentes quando ocorre a queima dos combustíveis toda a questão prejudicial em série.

Além disso, e por mais que os carros a gasolina sejam extremamente populares, grandes companhias da indústria automobilística tem adotado a tendência de se voltar à essas questões. Visto que, antes a preocupação e o planejamento não eram voltados ao bem-estar da população, agora e cada vez mais os projetos para o futuro passam por esse tipo de solução.

Dessa maneira e nesse cenário, o carro elétrico se tornou uma opção bastante viável.

Modelos de carro elétrico disponíveis no Brasil

A partir de agora vamos conhecer melhor os modelos de carro elétrico disponíveis no Brasil!

Acima de tudo, acompanhe pela lista a seguir:

Chevrolet Bolt EV

 Sobre esse modelo, ele foi o primeiro da Chevrolet a chegar ao mercado nacional, e tem grande destaque em relação a sua potência, autonomia, além de ser um modelo bastante econômico.

Nissan Leaf

É certo que esse modelo é inédito, pois possui o e-pedal, o qual pode ser utilizado tanto para acelerar quanto para frear o veículo.

I3 BMW

O primeiro veículo a ser vendido no Brasil é o i3 da BMW, apresentando 3 versões: o REX, o REX Connected e o REX Full.

Renault Zoe

O Zoe da Renault é o modelo mais vendido na Europa, agora também está presente no mercado brasileiro.

E.cotech4

O primeiro veículo produzido e comercializado em território nacional, apresenta duas versões: a primeira tem capacidade para 4 passageiros, e a segunda, para 2 passageiros.

Audi e-tron

Um modelo SUV da Audi com 2 motores elétricos que pode ser adquirido em duas versões: Audi e-tron e Audi e-tron Sportback.

Jaguar I-Pace

Esse é o modelo elétrico da Jaguar disponível no Brasil. Além disso, o I-Pace foi vencedor de carro do ano em 2019.

JAC iEV

O modelo iEV da JAC Motors foi o primeiro SUV elétrico vendido em território nacional, e se apresenta em 2 versões: iEV 40 e o iEV 20.

Mercedes-Benz EQC

O carro elétrico da Mercedes-Benz teve as pré-vendas no Brasil ainda em 2019, e agora as vendas se consolidaram. O Mercedes-Benz EQC é avaliado como o carro elétrico mais caro do mercado brasileiro até agora.

Locais de carregamento para carro elétrico

A partir da mobilidade através de carros elétricos, é necessário também que se saiba onde é possível encontrar locais de abastecimento (no caso, carregamento) para esses veículos.

Diante disso, existem alguns aplicativos que facilitam na hora de encontrar os postos de recarga, como o Electromaps. Esse aplicativo mostra o mapa de postos disponíveis ao longo do percurso percorrido.

Da mesma maneira, também há o Incharge, que na verdade é um site de busca, o qual mostra os postos de recarga disponíveis, bem como os ocupados no momento na pesquisa.

Além do oferecido pelas ferramentas tecnológicas, algumas empresas automobilísticas oferecem postos de recarga pelo país, como a BMW e a Volvo. Os postos dessas empresas estão distribuídos ao longo de todo território nacional, em diversos estados.

Para finalizar, a Estapar (rede nacional de estacionamentos) investiu na mobilidade elétrica e irá criar uma rede de recarga para carros elétricos. Dessa forma, a rede irá ganhar 250 estações de recarga para veículos elétricos. A previsão de inauguração está datada para fevereiro de 2021.

E aí, o que achou dos modelos de carro elétrico 2021 vendidos no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!