Bosch lança serviço de compartilhamento de vans elétricas em parceria com a Toom

Bosch lançará serviço de compartilhamento de vans elétricas

Bosch lançará na Alemanha um serviço de compartilhamento de vans elétricas. As vans estarão disponíveis a partir de dezembro de 2018. Por enquanto, o serviço de vans elétricas da Bosch funcionará apenas para clientes da loja de ferragens Toom. Os clientes poderão utilizar os veículos para o transporte de cargas pesadas.

Com este serviço, a Bosch passa a concorrer com a MOIA, subsidiária da Volkswagen, que oferece um serviço de compartilhamento de vans elétrica.

A Bosch não é novata no mercado de veículos elétricos. Em parceria com a e.Go Mobile, criou um carro elétrico usado em serviços de compartilhamento.

Saiba tudo sobre o novo serviço de compartilhamento de vans elétricas da Bosch.

Serviço de vans elétricas compartilhadas da Bosch será lançado na Alemanha

A Bosch iniciou no mercado no ano de 1886, na Alemanha. O fundador da empresa, engenheiro mecânico e elétrico, Robert Bosch, era responsável por todo trabalho nas oficinas.

Hoje, a marca produz serviços automotivos e produtos para montadoras e para o mercado de reposição, com isso faturou 4,4 bilhões. Entre esses produtos, estão inclusos máquinas de embalagem, ferramentas elétricas, soluções de segurança, etc.

Em Berlim, a empresa lançou um serviço de compartilhamento de scooters, chamado Coup Scooters. O preço do serviço é de 3 euros para 30 minutos de uso.  

Agora, a marca expande o seu mercado para compartilhamento de vans elétricas. Esse serviço inicia em parceria com a Toom, loja de ferragens subsidiária do grupo REWE. 

Com essa parceria, clientes poderão solicitar através de um aplicativo para celular uma van elétrica para o transporte de suas compras. Além disso, cada loja contará com infraestrutura para carregamento das vans. 

Van elétricas da Bosch são usadas em lojas de ferragens Toom, na Alemanha

Segundo a empresa, há uma possibilidade do crescimento na área de atuação das vans. De acordo com o Presidente da divisão de Soluções de Mobilidade da empresa, Rainer Kallenbach:

Um serviço de compartilhamento de vans elétricas tem um enorme potencial de crescimento”.

Bosch fecha parceria com StreetCooter para o fornecimento de vans elétricas

As vans elétricas serão oferecidas pela StreetScooters – uma montadora alemã da corporação Deutsche Post, que usa produtos fornecidas pela Bosch. O serviço está marcado para ter seu início em dezembro. A escolha do StreetScooter foi pelo fato da marca ter iniciado recentemente a produção de veículos elétricos.

A StreetScooter e a Toom vão fornecer as Vans Elétricas para os clientes, através das suas lojas.

A StreetScooter também fechou uma parceria separada da Bosch, com a Ford. O objetivo é criar vans elétricas aumentando a entrega para a empresa de Logística DHL.

Serviço de compartilhamento de Van concorrerá com outras montadoras 

Além do serviço de compartilhamento que a empresa irá lançar, outras montadoras como a Volkswagen já têm seu serviço de compartilhamento.

A Volkswagen criou a subsidiária MOIA, fundada em 2016, com previsão de início do serviço no final de 2018, tendo como principal foco Berlim. O objetivo da MOIA é utilizar vans elétricas para transportar clientes em determinados locais, realizando paradas a cada 200-250 metros.

Além da Volks, existe o sistema da marca Autolib que iniciou o compartilhamento com 66 carros elétricos nas ruas de Paris. Fez sucesso logo no primeiro ano.

A empresa LDS Group também oferece compartilhamento de carros elétricos, usando modelos como BMW i3 e o Smart. O lançamento ocorreu em São Paulo e é reconhecido como Urbano LDSharing.

Além desses serviços, a Usina de Itaipu entrou na onda com seu primeiro posto de veículo elétricos. Segundo o Analista de sistemas do Parque Tecnológico de Itaipu, Mateus Gimenez explica:

Você faz a reserva do carro e inicia as transações. Tudo via celular! É diferente quando você reserva um carro e fica o dia inteiro com ele. No compartilhamento de carros você visa atender mais pessoas com menos carros”

Nova parceria com Daimler desenvolverá veículos autônomos

A Mercedes Benz é uma empresa controlada pela Daimler, a marca que fecha parceria com a Bosch para produção de carros autônomos.

Os testes dos veículos autônomos serão realizados na Califórnia. O tempo estimado para início dos testes é no segundo semestres de 2019. A empresa responsável pela tecnologia artificial desses veículos é a Nvidia.

Bosch fecha parcerias para produção de carros elétricos

O carro elétrico e.Go Life EV é um carro elétrico e compacto que é uma realização da parceria entre a Bosch e a e.Go Mobile.

O e.Go Life EV está disponível em três versões. Uma delas, o 20 EV, tem dois motores produzidos pela empresa. Esses motores são compostos por 28 cavalos de potência e 21 kW.

O veículo e.Go Life EV será usado para compartilhamento nas grandes cidades, adotando um sistema de carsharing.

Parcerias também com a CPFL Energia têm o objetivo  de produzir caminhões pesados, juntamente com aliança com a Nikola Motors Corp. 

Bosch cria serviço de compartilhamento de vans elétricas

Apesar de tantas parcerias, a maioria visando a produção de veículos elétricos, o serviço de compartilhamento de vans elétricas da Bosch tem grande potencial e pode tornar-se uma tendência mundial.