moia van elétrica

MOIA: empresa de carona compartilhada da Volks usará van elétrica

Ao lançar a empresa subsidiária MOIA, a Volkswagen marca sua entrada no mercado de carona compartilhada. Para isso, a montadora está produzindo sua nova van elétrica, exclusiva para esse tipo de transporte.  

Conheça a MOIA e saiba como vai funcionar o serviço de carona compartilhada da empresa. Veja também as principais  informações sobre a van elétrica criada exclusivamente para esse propósito.

MOIA é criada pela Volkswagen

Para entrar de cabeça nesse emergente mercado de carona compartilhada, a Volks criou a MOIA, uma empresa subsidiária da montadora, que iniciará um inovador serviço de carona compartilhada esse ano.  

Fundada em 2016, a empresa tem sede em Berlim, e pretende iniciar seu serviço de ridesharing na Europa, e depois expandir para outros continentes.

Por ser uma empresa focada na mobilidade urbana, o principal objetivo da MOIA é tornar o trânsito mais dinâmico e menos caótico, oferecendo soluções de carona compartilhada.

O alvo da MOIA é se tornar a líder no segmento, fazendo com que seus veículos substituam 1 milhão de carros na Europa até 2025.

Para se tornar líder nesse mercado, já tão disputado por empresas como Uber e Lyft, a MOIA está trazendo algumas inovações.

Como funciona o sistema de carona compartilhada da MOIA? 

As inovações começam pelo funcionamento do sistema de ridesharing da empresa.

A MOIA está criando um aplicativo em que cada pessoas pode inserir seu trajeto, assim como o Uber.

Porém, a diferencial da MOIA está no veículo e nas paradas.

Para transportar seus clientes, a MOIA usará uma van elétrica, construída pela Volks exclusivamente para a empresa – veja a seguir tudo sobre a van.

MOIA criará pontos de parada virtuais 

moia volkswagen

Por utilizar um sistema de carona compartilhada, como o Uber Pool, o serviço da MOIA permitirá o transporte de várias pessoas com destinos diferentes ao mesmo tempo.  

Porém, a empresa criará diversos pontos de parada virtuais. A van elétrica fará paradas a cada 200 a 250 metros para deixar ou pegar mais passageiros.

Com essas paradas definidas, os passageiros podem escolher trajetos pré-programados, tornando o deslocamento muito mais rápido.

Apesar desse tipo de serviço, a empresa também oferecerá corridas individuais, assim como os táxis, por exemplo.

MOIA apresenta van elétrica produzida pela Volkswagen

Durante a TechCrunch Disrupt, feira de tecnologia que ocorreu em Berlim em dezembro de 2017, a MOIA apresentou sua van elétrica. Diferente de outros serviços de ridesharing, a empresa utilizará vans, e não carros. Esse tipo de veículo possibilitará o transporte de um maior número de pessoas ao mesmo tempo.

Mas a van da MOIA não é um modelo comum, como os que vemos pelas ruas. O veículo foi criado pela Volks com o objetivo de oferecer um transporte eficiente e muito confortável aos passageiros.

Design da van da MOIA é moldado através da opinião de passageiros

Para produzir o melhor modelo de van possível, a empresa realizou um teste com passageiros reais. A partir do feedback desses passageiros, a Volks foi capaz de desenvolver um veículo que se adaptasse perfeitamente ao ridesharing. Os testes foram feitos com 20 vans T6, da Volks.

Com todos os feedbacks em mãos, a montadora iniciou seu trabalho, e em 10 meses, a van da MOIA já estava pronta.

Por fora, a van se destaca por seu visual mais futurista, com vidros maiores, que se estendem por todo o comprimento do veículo.

Diferente de outros tipo de vans, a da MOIA não tem grades no para-choque. Estes foram substituídos por uma espécie de painel com LED nas extremidades.

Van elétrica da MOIA tem ótimo espaço interno 

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O ponto alto da van usada pela MOIA está em seu interior, com um excelente espaço interno.  

A van acomoda até 6 pessoas em assentos individuais e muito espaçosos.

Para cada assento, há iluminação LED individual, além de conexões USB e Wi-fi.

Uma das principais preocupações da montadora era criar um espaço individual para que cada passageiro pudesse ter mais privacidade.

Bagageiro da van fica ao lado do motorista

A mudança do bagageiro foi mais uma das iniciativas para houvesse mais espaço para os passageiros.

Para que isso pudesse acontecer, a Volkswagen colocou o bagageiro do veículo ao lado do motorista.

Dessa forma, além de aumentar o espaço interno, fica muito mais fácil deixar e pegar bagagens durante os trajetos.

Como se pode perceber, a Volkswagen colocou boa parte de seu foco no design para que o trajeto dos passageiros possa ocorrer da forma mais confortável possível.

Autonomia e tempo de carregamento

Informações sobre a potência da van não foram reveladas. Por enquanto, só se sabe que a van contará com motorização elétrica, assim como nos carros elétricos

Porém, já se sabe qual é a autonomia do veículo.

A van da MOIA pode rodar 300 Km até que precise ser recarregada.

Por ser um veículo elétrico, a autonomia da van é menor do que as movidas a combustíveis fósseis.

Porém, por ser usada em um serviço de carona compartilhada, os veículos podem ser programados para serem recarregados em determinados momentos do dia.

Já o tempo de carregamento da van elétrica da Volks é incrivelmente rápido, se comparado a outros veículos movidos a eletricidade.

A van elétrica da MOIA pode ter 80% de carga em apenas 20 minutos!

Isso porque, por ser um veículo para ridesharing, não pode ficar muito tempo parado carregando.

Carona compartilhada da MOIA será lançada ainda em 2018 

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A previsão é que as van elétricas comecem a rodar no segundo semestre de 2018.

A primeira cidade a receber o serviço de ridesharing da MOIA é Hamburgo, Alemanha.

Inicialmente, a empresa planeja colocar 200 unidades do veículo nas ruas.

A intenção da empresa é primeiro operar somente na Europa, e depois passar para os Estados Unidos. Por fim, a empresa quer ter presença global em algum momento.

MOIA não utilizará veículos com direção autônoma

Indo contra a corrente dos veículos que dirigem sozinhos, a empresa anunciou que, pelo menos por enquanto, não utilizará vans com direção autônoma.

A empresa destacou que uma empresa de carona compartilhada pode ser lucrativa mesmo com a contratação de motoristas.

Mas isso não quer dizer que a empresa não irá aderir à tecnologia em algum momento no futuro.

Essa iniciativa da empresa vai totalmente contra a tendência do uso de veículos que dirigem sozinhos. O Uber é uma das empresas que está testando essa tecnologia em sua frota de carros.

Preço das corridas da MOIA não é revelado

A empresa ainda não se pronunciou sobre qual será a tarifa cobrada pelas corridas. Por enquanto, só comentou que será mais cara que o valor do transporte público, porém mais barata que outros serviços de carona compartilhada.

Para saber mais sobre a MOIA e seu serviço de carona compartilhada, acesse o site da empresa.

Com seu modelo de van elétrica muito inovador criado pela Volkswagen, a MOIA pode construir um novo futuro para os serviços de carona compartilhada. Caso se expanda para todo o mundo, as vans da empresa de ridesharing podem ser uma boa alternativa para a solução de alguns problemas de mobilidade urbana.

E você, o que achou da MOIA e de sua van elétrica? Deixe suas impressões nos comentários!