tempo de carregamento

Tempo de carregamento dos carros da Tesla

Um dos principais pontos a se analisar ao comprar um carro elétrico é o tempo que ele leva para carregar. Se você é um futuro comprador ou apenas curioso, neste texto conhecerá qual é o tempo de carregamento dos carros da Tesla.

Veja também quanto tempo leva para carregar carros de outras montadoras e conheça os super carregadores já disponíveis ao redor do mundo.

Tempo de carregamento: o Calcanhar de Aquiles dos carros elétricos

A maioria da população mundial ainda faz uso de carros movidos a combustíveis fósseis. No caso desse tipo de veículo, quando o combustível acaba, é só ir ao posto de gasolina e em no máximo 3 a 4 minutos o carro já está pronto para mais centenas de quilômetros rodados.

Com os carros elétricos, a situação é bem diferente.

Enquanto carros movidos a combustível são abastecidos em poucos minutos, os elétricos demoram horas e horas para carregar.

Dessa forma, o tempo de carga das baterias é considerado o “Calcanhar de Aquiles” dos carros elétricos.

Quando tempo demora a carregar um Tesla

Por ser uma referência em veículos movidos a eletricidade, a Tesla sempre procura entregar aos clientes os melhores carros, com a melhor tecnologia e custo benefício. 

Dentre todos os esforços da montadora, está o de entregar carros com ótima autonomia, mantendo o menor tempo de carregamento possível.

Confira a seguir qual é o tempo de carregamento dos carros da Tesla.

Tempo de carregamento do Model S 

Tempo de carregamento model s

Lançado em 2012, o Model S é o segundo modelo vendido pela Tesla, e dentre os que ainda estão no mercado, o mais antigo. Com design esportivo e ótima performance, o carro também não deixa a desejar quando o assunto é autonomia.

O Model S é vendido em duas versões, com baterias de  60 e 85 kWh.

Carregamento em tomada 110 V e 200 V

Em uma tomada comum de 110 V, o Model S ganha 8 Km de autonomia a cada hora carregada. Considerando que a versão de 60 kWh tem autonomia total de 373 Km, a bateria do modelo é carregada em 46 horas.

Já com Model S de 85 kWh, com autonomia de 482 Km, esse tempo sobe para aproximadamente 52 horas. Como se pode perceber, carregar um Tesla Model S em uma tomada 110 V não é uma boa ideia.

Quando conectado em uma tomada 220 V, o tempo de carregamento do Model S cai consideravelmente. Para se ter uma ideia, a versão de 85 kWh passa a ter carga completa em até 9,5 horas.

Carregamento no Supercharger

Mas a melhor forma de carregar um Tesla é através de um Supercharger, estação de carregamento rápido da montadora.

Em um Supercharger, é possível completar o nível da bateria de um Model S em apenas 1 hora.

Como se pode perceber, mesmo um carro top de linha da Tesla ainda não tem carregamento rápido em tomadas comuns. Para saber tudo sobre o Model S, acesse esse post de nosso blog

Tempo de carregamento do Model X 

tempo de carregamento model x

Após alguns anos do lançamento do Model S, a Tesla resolveu apostar em um SUV elétrico. O Model X se destaca por seu design inovador, potência matadora, e claro, ótima autonomia.

O SUV da Tesla conta com várias versões, com diferentes variações na potência e autonomia. Aqui, analisaremos a versão 75D – a mais modesta e acessível.

O Model X 75D conta com um conjunto de baterias de lítio de 75 kWh, dando ao carro uma autonomia total de 381 Km.

Carregamento em tomada 110 V e 220 V

Em uma tomada de 110 V, o Model X é carregado por completo em 25 horas. Já em uma tomada 220 V, o tempo de carregamento cai para 11 horas.

Além disso, em uma tomada 220 V, é possível carregar o suficiente para que o Model X tenha autonomia de 160 Km em apenas 3 horas.

Carregamento no Supercharger

Em uma estação de carregamento, o carro atinge 100% de carga em 3,5 horas. Em um Supercharger, o tempo de carregamento do Model X cai para incríveis 40 minutos.

No site da Tesla é possível encontrar uma calculadora de gasto e tempo de carregamento para o Model X e S. Se você ficou curioso e quer conhecer tudo sobre o Model X, acesse esse post!

Tempo de carregamento do Model 3 

tempo de carregamento model 3

Conhecido como o modelo de entrada da Tesla, o Model 3 é o mais recente lançamento da montadora. 

O Model 3 conta com um conjunto de baterias de lítio de 50 kWh, que dão a ele uma autonomia máxima de 350 Km.

Em uma tomada 220 V, o Model 3 pode ser carregado por completo em 8 horas.

O Supercharger possibilita ao carro ser carregado  em apenas 75 minutos. Mas caso o motorista esteja com pressa, também é possível carregar 80% da bateria em 40 minutos na estação da Tesla.

Para conhecer o Model 3 em detalhes, acesse esse post de nosso blog!

Supercharger: a estação de carregamento rápido da Tesla 

supercharger tesla

Os Superchargers são estações de carregamento rápido criados pela Tesla. Com a instalação das estações, o intuito da montadora é oferecer locais em que o motorista pode carregar seu carro de forma rápida.

Os Superchargers estão localizados principalmente em estradas, mas unidades menores da estação já estão sendo espalhadas pelas grandes cidades.

Apenas donos de carros da Tesla podem utilizar o Supercharger. Motoristas do Model S ou Model X tem carregamento gratuito nas estações da Tesla, porém os donos do Model 3 precisam pagar um valor bem baixo pelo carregamento.

Para saber mais sobre o Supercharger, acesse o site da Tesla.

Tempo de carregamento de outros carros elétricos

Além dos carros da Tesla, existem outros modelos elétricos vendidos por montadoras como Nissan e Chevrolet. Confira a seguir o tempo de carregamento de alguns deles.

Nissan Leaf 

tempo de carregamento nissan leaf

Conhecido por ser o carro elétrico que tem só um pedal, o Nissan Leaf é um dos elétricos mais vendidos.

O Leaf pode ser carregado em estações de carregamento, em tomadas comuns ou em uma unidade de carregamento doméstica.

Nas estações de carregamento, a bateria do Leaf pode ser carregada em 80% em apenas 30 minutos.

Em uma tomada comum, o tempo de  carregamento é de 12 horas. Já em uma unidade de carregamento doméstica, o Leaf é carregado por completo em 4 horas.

Quer saber mais sobre esse incrível carro da Nissan? Acesse esse post!

Chevy Bolt 

tempo de carregamento bolt

O carro elétrico da Chevrolet conta com um conjunto de baterias que totaliza uma potência elétrica de 60 kWh. Com isso, o veículo pode rodar cerca de 383 Km em apenas uma recarga.

O tempo de carregamento da bateria do Chevy Bolt depende do local em que ele for carregado.

Em uma tomada 220 V, o Bolt é carregado por completo em cerca de 9 horas. Em uma estação de carregamento, o carro pode recarregar o suficiente para rodar 114 Km em apenas 30 minutos, ou chegar a 80% de carga em 1 hora. 

Electrek cria estação de carregamento mais rápida que o Supercharger da Tesla

No contínuo esforço para reduzir o tempo de carregamento dos carros, a Electrek criou estações de ultra carregamento.

A primeira estação já foi instalada na Europa. Cada carregador da Electrek conta com um output de 350 Kw. Só para comparar, o output do Supercharger é de 145 kW.

A estação de ultra carregamento será capaz de carregar um veículo com autonomia de 400 Km em apenas 30 minutos.  

A construção das estações está sendo feita em parceria com a BMW, Mercedes,Volkswagen e Ford.

O tempo de carregamento de carros elétricos em tomadas comuns ainda pode parecer desmotivador, mas com tantas novas estações de carregamento rápido surgindo, logo o tempo de carga de um veículo movido a eletricidade não será mais um problema.