ônibus elétrico 1

Saiba tudo sobre a nova frota de ônibus elétrico em Uberlândia

Uberlândia será a primeira cidade a ter uma frota de ônibus elétrico circulando de forma permanente. No total serão 8 ônibus, movidos 100% a eletricidade.

A novidade foi anunciada em agosto de 2018, e a frota, comparada pela concessionária Viação São Miguel, começará a circular pelas ruas em até 90 dias.

O chassi da frota ônibus elétrico usada em uberlândia é fabricado em solo nacional pela BYD.

Os veículos contam com dois motores, capazes de entregar o equivalente a cerca de 420 cavalos de potência.

A carrocerias dos ônibus são feitas pela Caio. Os veículos seguem o estilo Padron, podendo acomodar cerca de 90 pessoas.

O uso de ônibus elétrico em Uberlândia já mostram um grande compromisso da cidade com o meio ambiente. Mas não para por aí. A Viação São Miguel também construirá uma planta de painéis solares próximo à garagem dos ônibus.

Desse modo, a eletricidade usada nos veículos será produzida através de uma fonte de energia limpa e renovável.

Falando em energia, os ônibus elétricos de Uberlândia contarão com um conjunto de baterias que entrega uma autonomia de 280 Km. O tempo de carregamento é de 3 a 4 horas. Saiba os detalhes da implantação da frota de ônibus elétricos em Uberlândia.

Ônibus elétricos em Uberlândia: prefeitura anuncia compra de frota 

ônibus elétrico BYD Uberlândia 2

Em 28 de agosto de 2018, a Prefeitura de Uberlândia, Minas Gerais, anunciou a circulação de uma frota de ônibus elétricos na cidade.

Em 2017, a cidade já havia feito testes com esse tipo de veículo, mas agora a utilização desse tipo de veículo será definitiva.

Uberlândia é a primeira do país a ter ônibus elétricos em circulação permanente.

Esse é um grande presente à população de Uberlândia. Só tenho a agradecer o respeito pelo qual a São Miguel têm com os nossos usuários. Um grande passo que permitirá, mais uma vez, que a cidade seja pioneira por suas práticas inovadoras, assim como foi a primeira do país como frota totalmente adaptada e acessível no passado. Portanto, é uma iniciativa que apoiamos para continuarmos com a renovação total da frota, garantindo um serviço de qualidade e sustentável”, declarou o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.

Os ônibus elétricos foram comprados pela Viação São Miguel. Ela é uma das três concessionárias responsáveis pelo funcionamento do SIT – Sistema Integrado de Transportes.

Os novos veículos – oito, no total – integrarão a frota de transporte público da cidade, que antes contava somente com ônibus movidos a combustíveis fósseis.

A compra faz parte de um projeto que prevê a substituição gradual de ônibus movidos a diesel por veículos elétricos.  

A previsão é de que os novos veículos comecem a circular em Uberlândia 90 dias após o anúncio da compra.

Ônibus elétricos de Uberlândia são produzidos pela BYD e Caio

ônibus elétrico 3

Os Ônibus elétricos comprados pela Viação São Miguel para uso em Uberlândia têm seus chassis fabricados pela BYD, em Campinas. A carroceria, modelo Millenium BRT, é produzida pela Caio, em Botucatu, São Paulo.

O powertrain dos ônibus é feito para carrocerias de até 13,2 metros de comprimento. Os veículos são estilo Padron, com piso alto, e podem acomodar até 90 pessoas.

Com a presença de dois motores BYD, os ônibus elétricos oferecem 300 kW – ou 420 cavalos – de potência.

Os ônibus elétricos de Uberlândia ainda contam com freio a disco regenerativo. Com esse tipo de freio, o veículo consegue recuperar parte da energia gasta em frenagens.

Além disso, cada veículo tem suspensão pneumática traseira e dianteira, e módulo de controle de tração e eletrônico.

Os ônibus da BYD, usados em Uberlândia, contam com uma autonomia de 280 Km. A bateria fica localizada no assoalho do ônibus, liberando mais espaço interior.  

O tempo de carregamento dos ônibus elétricos varia entre 3 a 4 horas.

Sobre o uso dos ônibus elétricos da BYD em Uberlândia, Marcelo Von Schneider, diretor institucional da montadora, declarou:

É um marco no transporte público. Tecnicamente falando, são ônibus cuja carga é carregada entre três a quatro horas, mas têm autonomia para rodar até 280 km por carga. Ou seja, mais do que média diária dos demais veículos. Além disso, têm vida útil de pelo menos 15 anos”

Ônibus elétrico usado em Uberlândia pode evitar a emissão de toneladas de CO2

ônibus elétrico 4

No aspecto ambiental, os ônibus elétricos também se sobressaem.

Segundo a BYD, cada ônibus elétrico rodando em uma cidade é capaz de reduzir aproximadamente 1,8 ton de CO2. Essa quantidade seria equivalente ao plantio de cerca de 11 árvores por ano.

Com o uso dos veículos 100% elétricos, a emissão de 1,152 Kg de material particulado e 118,814 Kg de NOX também seria evitada.

Esses dados são estimados em comparação com modelos de ônibus elétrico movidos a diesel, Euro 5, rodando cerca de 6 mil Km/mês.

Planta de energia solar será construída para geração de energia limpa

Além de comprar uma frota de ônibus elétricos, a Viação São Miguel construirá uma planta de energia solar.

O intuito é fornecer energia limpa e renovável para o carregamento dos veículos.

Com o uso de energia solar, os ônibus elétricos não vão precisar utilizar a rede de distribuição do município.

Isso possibilitará que os ônibus operem através do uso de energia 100% limpa, pois não utilizarão energia provinda de hidrelétricas e outras fontes não renováveis.

Ainda não foi divulgado quando construção a planta de energia solar será concluída.