Porsche Taycan EV 1

Porsche Taycan EV: o primeiro carro elétrico da Porsche

O Porsche Taycan EV é o primeiro carro 100% elétrico da famosa montadora alemã Porsche. Com previsão para venda entre o final de 2019 e 2020, o Porsche Taycan Ev já está fazendo um grande sucesso, podendo bater de frente com o Model S, da Tesla.  

A Porsche ainda não divulgou imagens e especificações técnicas do Taycan, porém, muitos já estão realizando a reserva do carro, que poderá custar entre 60 e 70 mil euros.

Já sabe-se que o Porsche Taycan EV será a versão de produção do carro-conceito Mission E, revelado pela montadora em 2015.

Segundo a Porsche, o design do Taycan EV será praticamente similar ao do Mission E. Mas, de tudo, o que mais impressiona é sua potência.

O carro, ainda em fase de testes, conta com dois motores síncronos que entregam 600 cavalos de potência. Além disso, pode ir de 0 a 100 Km/h em apenas 3.5 segundos!

Com baterias de íon de lítio, o Porsche Taycan EV pode rodar cerca de 500 Km, com tempo de carregamento de 15 minutos para 80% de carga.

A Porsche já produziu cerca de 100 protótipos do Taycan EV, que entrará em produção em 2019.

Conheça todos os detalhes já revelados da grande aposta da Porsche para o mercado dos carros elétricos!

O Porsche Taycan EV em números 

Porsche Mission E Traseira

O primeiro vislumbre que o mundo teve de um carro 100% elétrico da Porsche foi através do Mission E, apresentado em 2015 no Motor Show de Frankfurt.

Quatro anos depois, a empresa finalmente liberou os primeiros números de seu primeiro carro elétrico, agora chamado Taycan EV.

Design

Muito não foi revelado sobre o design do Porsche Taycan EV. Porém, sabe-se que o carro seguirá a linha superesportiva, típica da montadora.

Ao olhar o Mission E, é possível ter uma ideia geral de como o carro realmente será por fora. A Porsche declarou que o Taycan EV será similar ao Mission E em termos de design.

Com carroceria estilo cupê, o carro conta com traços futuristas e mais fluidos, nada muito quadrado.

Um dos pontos altos no design do Mission E que pode chegar ao Taycan são as portas, que abrem na direção inversa.

Porsche Taycan EV 2

O Porsche Taycan EV já está rodando em algumas regiões para testes, porém, camuflado.

Em junho, a empresa liberou algumas imagens mostrando a silhueta do carro,  confirmando as similaridades com o Mission E.

Potência: 0 a 100 em 3.5 segundos

O Porsche Taycan EV chegará ao mercado com um investimento pesado em performance.

O carro conta com dois motores síncronos de ímã permanente (PSM), um em cada eixo.

Na prática, esses motores são muito melhores que os motores elétricos comuns. Isso porque eles geram uma rotação permanente e uma resposta mais rápida.

A motorização do Porsche Taycan EV seria parecida com a usada no 919 Hybrid, carro híbrido da montadora usado na Le Mans.  

Esse par de motores entrega uma potência de 600 cavalos, fazendo com que o veículo possa atingir até 249 Km/h.

Outro ponto de destaque vai para a aceleração: 0 a 100 Km/h em apenas 3.5 segundos. Em 12 segundos, o carro chega a 200 Km/h.

A performance do Porsche Taycan EV é bem parecida com a do Model S. Tanto a potência, quanto a velocidade máxima alcançada pelos dois são praticamente iguais. Parece que teremos uma concorrência entre os dois modelos.

Autonomia e tempo de carregamento 

Com baterias de íon de lítio de 270 kWh, localizadas no assoalho, o Porsche Taycan EV pode rodar cerca de 500 Km até que uma recarga seja necessária.

Em 15 minutos, o Porsche Taycan EV tem 80% de carga, o suficiente para rodar 400 Km. 

O custo de recarga de um Mission E é de R$ 9,94 para cada 100 Km. É estimado que esse valor seja mantido no Porsche Taycan EV.

Preço e lançamento 

Porsche Taycan EV 4

O lançamento do Porsche Taycan EV já é esperado com ansiedade por muitos. Em entrevista ao AutoCar UK, Alexander Pollich, CEO da Porsche Alemanha, declarou:

A reação dos clientes tem sido fantástica. […] Os próximos 18 meses serão fascinantes, enquanto desenvolvemos e revelamos o carro; mas o que está muito claro é que os clientes estão interessados. Eles estão falando com nossos distribuidores, perguntando como podem ficar no topo da lista e pedindo acesso a mais informações.

De fato, a montadora está bem otimista com a repercussão e aceitação do Porsche Taycan EV, esperando vender 20 mil unidades do veículo por ano.

Para lançar o carro o mais rápido possível, a montadora conta com 40 engenheiros envolvidos na produção do veículo.

Até agora, 100 unidades do Porsche Taycan EV foram produzidas. 21 deles foram enviados para a África do Sul, para testes. No total, os protótipos do Porsche Taycan EV já somam 40 mil Km rodados.

O valor oficial do Porsche Taycan ainda não foi revelado, mas já há uma previsão: entre 60 e 70 mil euros. Em conversão direta, o carro custaria entre R$ 265 e 310 mil.

A montadora pretende começar a produção do Porsche Taycan EV em 2019. O início das vendas do veículo ainda é incerto: entre o final de 2019 e começo de 2020.

No Brasil, a Porsche marca presença com o Cayenne S E-Hybrid, SUV híbrido, já disponível para compra.