Audi e-tron

Série Audi E-Tron: elétricos e híbridos para brigar com Tesla e Jaguar

As grandes montadoras não param de apresentar carros elétricos sensacionais. A série Audi e-tron é a tentativa da Audi de entrar neste crescente segmento. 

Para isso, a montadora lançou, inicialmente, alguns modelos híbridos que levam a marca e-tron. Estes são o A3 Sportback e-tron e o Q7 e-tron quattro. 

Em 2019, a montadora lançará seu primeiro carro 100% elétrico, o Audi e-tron. O carro é capaz de acelerar até 200 Km/h e tem mais de 400 Km de autonomia.

Além disso, em 2020 a montadora lançará a versão GT do carro, um superesportivo que ultrapassa os 300 Km/h.

Nesse post você vai saber de todos os detalhes do projeto e-tron e alguns concorrentes que também são maravilhas automobilísticas. Leia até o final, temos uma pergunta pra você no fim do post!

Série e-tron

O projeto Audi e-tron é uma série de carros elétricos e híbridos apresentada ao mundo em 2009.

Este projeto está passando por várias evoluções, por isso, muitas de suas especificações de desempenho podem mudar.

Atualmente, há alguns modelos híbridos e elétricos que levam o nome da série. O Audi A3 Sportback e-tron e Q7 e-tron quattro, por exemplo, são modelos que ganharam versões híbridas. 

Em 2018, a Audi finalmente revelou seu primeiro carro 100% elétrico, o SUV e-tron. Além deste, a montadora lançará, em 2020, a versão GT do e-tron. 

Saiba mais sobre os carros que levaram a marca Audi e-tron.

A3 Sportback e-tron e Q7 e-tron quattro: dupla dinâmica

Audi Q7 e-tron quattro traseira 2

O Audi A3 Sportback e-tron1 e o Q7 e-tron Audi quattro são resultados de um futuro que promete muito.

Eles mostram como a eletromobilidade se sente e quanto potencial existe na mobilidade de amanhã.

A série Audi e-tron transforma a eletromobilidade não apenas sustentável, mas estimulante.

Os dois carros combinam sistemas de acionamento elétrico com motor a combustão para dar-lhe o melhor dos dois mundos.

O Audi A3 Sportback e-tron une a força da condução elétrica com as vantagens de um motor a combustão, seu sistema de acionamento hibrido transforma esse carro em carro para se usar todos os dias.

O Audi Q7 quattro impressiona com sistema de tração nas quatro rodas e uma boa faixa elétrica.

Também combina os benefícios da condução elétrica com as possibilidades de uma SUV confortável. Conheça um pouco mais sobre cada um a seguir. 

Audi A3 Sportback e-tron: carro híbrido com até 900 km de autonomia

A3 Sportback e-tron

O Audi e-tron Sportback representa um marco para a Audi em mobilidade elétrica. O carro foi apresentado em 2017, durante o Salão do Automóvel de Xangai. 

Design esportivo e tecnologia de ponta marcam o A3 Sportback e-tron

Por fora, com um elegante design esportivo, o A3 Sportback e-tron oferece rodas multispoke de 18 polegadas para diferenciar ainda mais seu estilo esportivo.

Já por dentro, superfícies de assento de couro padrão, volante multifuncional e teto solar panorâmico convidam o motorista a apreciar o que está ao seu redor.

O A3 Sportback e-tron possui um visor de 12,3 polegadas totalmente digital, permitindo ao motorista personalizar informações como áudio e vídeo, oferecendo pareamento com o Google Earth.

Possui também o visor central MMI, um display central retrátil de 7 polegadas, apresentando recursos de assistência ao motorista.

Híbrido da Audi pode chegar a 900 Km de autonomia

Permita-se abraçar o melhor dos dois mundos, o hibrido e o elétrico. O uso de duas fontes de energia combinadas energiza efetivamente o carro, sem sacrificar o torque baixo e a potência de ponta.

O carro conta com dois motores. Um deles é a combustão 1.4, com 150 cv de potência. O outro é elétrico, que oferece 102 cv. Combinados, os motores do A3 Sportback e-tron geram 204 cavalos. 

Um dos pontos de destaque do veículo é sua autonomia, podendo chegar a 900 Km. Segundo a montadora, o A3 Sportback e-tron pode fazer até 66 Km/l.

O A3 Sportback conta com três modos de direção. O modo EV permite dirigir a 128 Km/h apenas com o uso do motor elétrico.

No modo híbrido, o carro utiliza os dois motores de forma simultânea ou individual, a fim de atingir a melhor eficiência.

Com o modo Battery Hold – econômico – o carro utiliza os dois motores para economizar o máximo possível de bateria.

Audi Q7 e-tron quattro: híbrido com tração nas quatro rodas

Audi Q7 e-tron quattro

O Audi Q7 e-tron quattro é o mais novo SUV híbrido, cheio de tecnologia.

O e-tron é significativo em parte porque dará inicio a linguagem de design que caracterizará os futuros membros elétricos da linha.

Pode-se dizer que o carro da Audi se destaca dos automóveis a gasolina da Audi com uma grade octagonal específica do trem de força que é mais larga, mais curta e acentuada por ripas verticais cromadas.

É ladeado por faróis afiados que dão ao e-tron o visual típico da Audi. Em volta vemos luzes projetadas de forma que se conectam com uma fina faixa de LED.

O Audi Q7 e-tron 3.0 TDI tem dois motores. Um deles é a combustão e entrega 258 cv de potência. O outro é elétrico, com 128 cv. O veículo ainda tem tração nas quatro rodas.

Combinados, os motores entregam 373 cavalos de potência. Com isso, o veículo pode ir de 0 a 100 Km/h em apenas 6,2 segundos.

A Audi considera oferecer o Audi e-tron Q7 através de uma assinatura mensal, modelo já adotado pela Volvo. Por enquanto, os modelos citados acima não estão disponíveis no Brasil. 

Reservas já estão abertas em alguns países da Europa

Audi e-tron foi disponibilizado em alguns países da Europa para pré-venda. A empresa usou esse método para seu primeiro produto de mercado de massa, e provou ser bem sucedido.

Método esse usado antes pela Tesla, no lançamento do Tesla Model 3. As reservas eram feitas pelo site da empresa e o pagamento de uma taxa de garantia, em torno de mil dólares.

Não é algo tão comum esse processo de venda, ainda mais quando se trata de carros comuns que não faziam parte de uma edição limitada ou uma categoria especial.

Esse método está começando a ser usado pelas fabricantes tradicionais como um meio de medir a demanda por um certo tipo de veiculo.

A Jaguar abriu as portas com seu carro elétrico I-Pace, recebendo mais de 25.000 pedidos em um espaço curto de tempo.

A Audi seguiu um processo parecido, com o seu e-tron quattro, que acabou se tornando um rival do Jaguar.

As pessoas interessadas no Audi que moram na Noruega devem fazer um deposito de dois mil euros, apesar de não saberem o valor final do automóvel.

Q7 e-tron concorre com I-Pace e Tesla Model X

O Q7 e-tron possui concorrentes de peso, vamos conhecer o I-Pace da Jaguar e o Tesla Model X, da Tesla.

I-Pace

carro elétrico da Jaguar 2

A Jaguar apresentou em março de 2018 seu carro elétrico. O I-Pace é um SUV esportivo 100% elétrico com um design exterior muito elegante, sem muitos detalhes chamativos.

Ele tem rodas aro 20, além de faróis de LED. Conta com o Adaptative Surface Response, sistema que monitora e gerencia a configuração do motor e freio do carro.

Ele conta também com a Activity Key, uma pulseira que abre o carro e controla outras funcionalidades.

Com um display de 10 polegadas, outro de 5’, além de um cluster digital de 12 polegadas, seu interior ganha ares futuristas.

Outro destaque é sua potência, contando com dois motores elétricos síncronos com ímãs permanentes. Essa tecnologia com uso de magnetismo permite um fluxo de potência mais alto.

O I-Pace com uma carga total de 13 horas, consegue rodar 480 km. O motorista pode poupar energia ativando o Modo Eco de direção, reduzindo algumas ações, como temperatura interior e gasto elétrico.

Tesla Model X

tesla model x

O Tesla Model X é incrivelmente inovador, característica normal para a empresa de Elon Musk. Sua potência é surpreendente, considerando seu motor elétrico.

Sua bateria, quando completa, chega a 400 km. O carro pode ter sua bateria com 60% carregada em apenas 40 minutos em um eletroposto da Tesla. 

Segurança é um dos seus pontos fortes, ele possui funcionalidades exclusivas, sendo considerado o SUV mais seguro do mundo.

Seu espaço interno é muito bem aproveitado, com 7 assentos, divididos em 3 fileiras, ficando tranquilo o transporte de uma família inteira.

Audi e-tron: primeiro carro elétrico da Audi é apresentado

Audi e-tron

Credit: Audi YouTube Page

Após o lançamento de versões híbridas, a Audi anunciou a produção de seu primeiro carro 100% elétrico, o Audi e-tron.

O carro foi primeiro apresentado na Europa e, logo após, exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018. 

O carro, que chegará ao Brasil em 2019, não traz grandes inovações em seu visual. Com design esportivo, porém clássico, o e-tron acaba se distanciando de visuais futuristas de outros elétricos.

Uma das grandes inovações do veículo é seus retrovisores. Com câmeras no lugar de espelhos, o motorista pode ter a visão dos retrovisores em um display. 

e-tron recebe chega a 200 Km/h com 417 km de autonomia

O carro elétrico da Audi ganhou dois motores elétricos. Juntos, eles geram 362 cavalos, podendo chegar a até 408 no modo overboost.

A velocidade máxima do e-tron é limitada eletronicamente a 200 Km/h. O carro pode ir de 0 a 100 Km/h em apenas 6,6 segundos.

Para aguentar tamanha performance, o carro recebeu uma bateria de lítio de 95 kWh, que dá ao carro 417 Km de autonomia.

Em um carregador rápido, o carro da Audi pode receber 80% de carga em 30 minutos. Em 45 min, a bateria ganha carga completa. 

A estimativa é que o carro chegue ao Brasil no segundo semestre de 2019 por entre R$ 400 e 500 mil.

e-tron GT: superesportivo da Audi chega a 240 Km/h

Audi e-tron GT

Apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles em 2018, o e-tron GT promete ser um supercarro elétrico com fôlego para competir com carros da Tesla.

O cupê com design marcante e luxuoso tem data do início da produção estimada em 2020.

O veículo receberá dois motores elétricos capazes de entregar 590 cavalos de potência. Com isso, poderá ir de 0 a 100 Km/h em 3,5 segundos e chegar a 240 Km/h. 

Com uma bateria de 90 kWh – que poderá ser carregada pro cabo ou indução – o carro ganha 320 Km de autonomia.

Em uma estação de carregamento rápido, o carro elétrico da Audi pode ter 80% da bateria carregada em apenas 20 minutos. 

Construído sobre a mesma plataforma do Porsche Taycan, ainda não há estimativa de preço para o Audi e-tron GT.

Aposto que deu vontade de comprar um desses carros. Difícil encontrar defeitos em maquinas tão bem equipadas e preparadas para o futuro. Agora fica uma duvida, qual é o melhor na sua opinião?

Será que o Audi e-tron consegue sair na frente de carros poderosos como Model X e I-Pace? Escreva sua opinião nos comentários!