Carga ultrarrápida

Carga ultrarrápida: postos Volvo carregam em 40 minutos

A carga ultrarrápida para carros elétricos é um sonho possível de ser alcançado. Tanto, que alguns sortudos já estão experimentando essa vantagem na realidade.

A Volvo, uma das principais empresas responsáveis pela criação e popularização dos carros elétricos no Brasil e no mundo, encontrou uma solução para um dos maiores problemas da eletrificação das frotas.

Ela encontrou uma solução para carregar os veículos de maneira express. Uma carga completa, que poderia demorar até 7 horas, agora poderá ser feita em apenas 40 minutos.

Como a Volvo criou os dispositivos de carga ultrarrápida?

A Volvo conta, hoje, com 1300 pontos de carregamento no Brasil, que vem dando um enorme apoio na distribuição de carros elétricos no país.

Isso porque, ainda sofremos com a falta de estrutura básica de desenvolvimento para a popularização dos carros elétricos, sendo que a necessidade de mais postos de carregamento encabeça a lista de problemas a serem solucionados.

Nos postos de carregamento Volvo é possível encontrar tomadas que carregam a 7 kWh e 11 kWh. Isso, de modo geral, proporciona uma carga suficiente, mas demorada.

Até então, um carregamento completo do Volvo C40 Recharge, um dos principais modelos da empresa no segmento, demoraria até 7 horas.

Para acabar com esse problema e atender a demanda crescente de postos de carregamento pelo país, a empresa investiu em carregadoras super eficientes.

Agora, as tomadas nos eletropostos Volvo carregam a 150 kWh. Isso vai possibilitar que as cargas ultrarrápidas possam acontecer.

Usando o exemplo do Volvo C40 Recharge, com um carregamento nessa potência, em apenas 40 minutos suas baterias estariam completamente recarregadas.

Onde estão os postos de carga ultrarrápida Volvo?

Por enquanto, os postos de carga ultrarrápida da Volvo estão, apenas, em São Paulo. A empresa instalou 3 desses eletropostos especiais na região metropolitana, sendo um deles em Cajati, o outro em Avaré e o terceiro em São Sebastião.

Essa escolha, certamente, tem intenções estratégicas. Afinal, essa é área onde há maior concentração de carros elétricos no país e servirá como um teste para avaliar se é uma proposta válida.

Porém, a Volvo tem uma proposta bastante ousada. Ela pretende instalar 13 mil eletropostos em rodovias brasileiras, além de mais 50 postos de carga ultrarrápida.

A previsão é de que os primeiros a serem instalados, agora, serão em:

  • Botucatu;
  • São Carlos;
  • Porto Ferreira;
  • Uberlândia;
  • Cambuí;
  • Oliveira;
  • Itaipava;
  • Cubatão;
  • Ubatuba;
  • Jacareí.

A empresa não divulgou datas para essa instalação. Porém, a Volvo investe muito no desenvolvimento de uma estrutura para carros elétricos no país. Afinal, ela considera o Brasil um de seus principais mercados alvo e vem contribuindo para a popularização da eletrificação por aqui.

Qual a perspectiva que podemos ter a respeito disso?

Todo tipo de investimento na eletrificação é um ponto positivo. Porque, significa que estamos dando passos preciosos em direção a um futuro com cada vez menos carros à combustível.

E o Brasil, que ainda possui uma enorme deficiência em estrutura para esse desenvolvimento, precisa mesmo de incentivos que venham, também, da iniciativa privada.

Conseguimos compreender que a Volvo tem interesses enormes nessa oferta de postos de carga ultrarrápida.

No entanto, o benefício que isso irá oferecer aos associados é inegável, o que, sem dúvidas, favorece o Brasil de modo geral.