corrida de carro elétrico

Corrida de carro elétrico: conheça a Fórmula E

A Fórmula E é a inovadora modalidade de corrida de carro elétrico e chegará ao Brasil para vivenciar uma nova etapa.

Para quem é apaixonado pelo mundo do automobilismo e se interessa pelas novidades dos modelos eletrificados, poderá se surpreender com o que espera a etapa São Paulo da Fórmula E.

De maneira geral, os laboratórios automobilísticos que trabalham com os carros de corrida são os maiores incentivadores e desenvolvedores de tecnologias veiculares.

Milhares adaptações de carros de passeio, hoje, surgiram das modalidades de corrida, sendo que as pistas são verdadeiros pontos de teste para equipamentos, tecnologias e, até mesmo, os combustíveis.

Agora, essa novidade também vai se expandir ao mundo dos carros elétricos, com a versão das corridas exclusivas de motores com esse tipo de alimentação.

Conheça mais sobre a corrida de carro elétrico, a Fórmula E

Desde 2014, o mundo tem tido a oportunidade de ver as mais novas e inteligentes tecnologias em corrida de carro elétrico.

As provas são realizadas em circuitos de rua e já passaram por grandes metrópoles, como Miami, Berlim, Pequim, Buenos Aires e Punta Del Este.

Agora, em 2023, a etapa será disputada nas ruas da enorme cidade de São Paulo e pretende atrair milhares de espectadores para o Sambódromo do Anhembi.

Os carros que participam das corridas são desenvolvidos por startups de mobilidade, que investem continuamente no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor.

Qual a expectativa com a expansão da Fórmula E

Não é uma novidade que a tecnologia empregadas nas corridas de fórmula 1 sejam base para o desenvolvimento de novos e modernos equipamentos.

Exemplos disso são os câmbios automáticos, as borboletas no volante e, até mesmo, os motores de alumínio, mais leves e potentes.

Com a expansão da fórmula E e da corrida de carro elétrico, há uma crescente expectativa de adaptação de tecnologias, tal qual aconteceu com a modalidade dos carros à combustão.

Com isso, é possível esperar novidades cada vez mais interessantes e inteligentes, o que poderá favorecer significativamente para a popularização dos elétricos nas ruas.

Algumas vantagens que poderão ser conquistadas com a corrida de carro elétrico são:

  • Modernização dos métodos de carregamento;
  • Mais autonomia para as baterias;
  • Carros com motores mais potentes e igualmente mais econômicos;
  • Alternativas de carregamento ultrarrápido;
  • Expansão da rede de carregadores pelo país.

Como o cenário se prepara para tal mudança?

O Brasil vem se adaptando aos carros elétricos. Se analisarmos o índice de vendas em 2021 e o mesmo período em 2022, percebemos uma crescente vertiginosa na compra de veículos híbridos e, até mesmo, os 100% elétricos.

E a expectativa do setor automobilístico é positiva. Espera-se que o ano feche com mais de 40 mil elétricos emplacados no país.

Além da questão da sustentabilidade, que é diretamente afetada com o uso de carros elétricos nas ruas, também devemos destacar que esse aumento gera uma importante demanda de trabalho no país.

A corrida de carro elétrico da Fórmula E, por exemplo, tem a expectativa de gerar em torno de 8 mil empregos diretos e indiretos, com uma previsão de faturamento de 120 milhões de dólares para a cidade de São Paulo.