carro-elétrico-IPVA

Carros elétricos serão isentos de IPVA no Paraná!

Foi aprovado na Alep incentivos fiscais para veículos elétricos, isentando-os de IPVA, no estado do Paraná. Essa medida visa tornar essa tecnologia mais acessível à população.

A isenção valerá até 31 de dezembro de 2020. Além disso, foi estabelecido uma alíquota do IPVA, por tempo indeterminado, de 1% para veículos movidos a GNV.

Dessa forma, com a isenção do IPVA, os carros elétricos entram na mesma categoria que veículos da União.

Essa alteração está apoiada no grande desenvolvimento do Paraná no quesito eletrificação veicular. Dessa forma, ficará um pouco mais acessível possuir carros com essa tecnologia.

O Paraná tem se destacado pelo desenvolvimento da tecnologia de eletrificação. Uma de suas maiores contribuições foi a bateria de sal. Em relação à de lítio, a bateria de sal é mais interessante em vários aspectos.

Sobre a frota de veículos elétricos no Brasil, ela continua muito baixa. Foram contabilizados apenas 11 mil carros elétricos em todo o território nacional. Confira mais detalhes a seguir!

Aprovação na assembléia legislativa para incentivos fiscais

Visando uma maior popularidade dos veículos elétricos, a Alep aprovou incentivos fiscais tanto para produção quanto para o uso de carros elétricos em todo o estado do Paraná.

A principal proposta do texto é a isenção da alíquota sobre o IPVA de carros elétricos. 

Atualmente, a alíquota é de 3,5%. Além disso, foi determinado que essa medida será tomada até 31/12/2022.

No entanto, não foram apenas veículos elétricos que receberam incentivos fiscais. Assim, veículos movidos a Gás Natural Veicular terão uma alíquota fixa de 1%. Esse valor já é oferecido para essa modalidade, mas agora passou a ter prazo indeterminado.

Para justificar o projeto, foram ressaltados os grandes benefícios de veículos elétricos. Dessa forma, sua eficiência e baixo consumo foram os principais motivadores dos incentivos fiscais. 

No entanto, o fato de não serem poluentes como os veículos convencionais também foi considerado.

De acordo com Hussein Bakri, essas medidas colocam o estado do Paraná à frente dos demais. Ao concederem incentivos fiscais a veículos elétricos, estão acompanhando uma tendência mundial de eletrificação veicular. 

Veja mais: Como funciona o IPVA para carros elétricos?

Alteração no tratamento tributário do IPVA para incentivos fiscais

Para conceder os incentivos fiscais aos veículos elétricos, foi necessário alterar as normas do IPVA. Dessa forma, com as alterações, os carros elétricos passam a fazer parte da lista de isentos. 

Nessa mesma categoria temos propriedades da União, Estados e demais autarquias. O que mais o Paraná tem a oferecer para o sucesso dos carros elétricos?

O Paraná como referência em veículos elétricos

Enquanto o restante do Brasil está um pouco tímido em relação aos veículos elétricos , o Paraná dá passos largos.

O estado têm se esforçado para estar sempre à frente quando o assunto é mobilidade elétrica. Seja por meio de estudos ou nacionalização de componentes, seu foco é a inovação nessa tecnologia.

Na linha de frente dessa iniciativa, temos a Copel e a Itaipu Binacional. A Copel foi responsável pela maior eletrovia do Brasil; já a Itaipu Binacional realiza pesquisa de ponta na área de mobilidade elétrica.

Um dos resultados de tanto investimento é a bateria de sal. Ela entrará na disputa com as baterias de lítio. A facilidade da matéria prima e a faixa de temperatura de operação são suas principais vantagens.

As baterias de lítio, por exemplo, têm temperatura de operação entre 20º e 30º C. Ou seja, para países tropicais, faz-se necessário o uso de refrigeração deste componente.

Outra vantagem da bateria de sal é seu preço. Em relação à bateria convencional de lítio, ela é 50% mais barata. Se levarmos em conta que só a bateria é 40% do valor do veículo, temos um grande desconto.

Com todas essas informações, fica mais fácil compreender o motivo dos incentivos fiscais para carros elétricos no Paraná. O intuito é aumentar cada vez mais o uso dessa tecnologia no estado.

Mas como anda o mercado de veículos elétricos no Brasil?

A demanda de veículos elétricos no Brasil

jac-carro-eletrico
Imagem: Divulgação

A frota de veículos elétricos no Brasil é minúscula, correspondendo a apenas 0,01% de todos os carros do país. Ao todo, foram emplacados cerca de 11 mil carros elétricos, de acordo com a ABVE.

Um ponto negativo desse tipo de veículo é seu preço no mercado nacional. Dessa forma, apenas incentivos fiscais referentes ao IPVA provavelmente não irão influenciar muito na escolha do consumidor.

É preciso conceder incentivos direto ao comprador.

Veja: Cybertrunk: picape da Tesla é apresentada!

Isenção de IPVA no Paraná: será que é uma boa estratégia?

Os incentivos fiscais para automóveis elétricos são um passo importante. No entanto, está longe de ser um dos fatores que levará a uma compra em massa dessa tecnologia.

Além disso, até o momento, essa medida só é válida dentro do estado do Paraná. Ou seja, não engloba todo o território nacional.

Porém, de qualquer forma, a medida é um grande avanço em direção à popularização desse tipo de veículo.

Pelo que pôde ser notado, o intuito é manter o Paraná à frente em relação ao mercado de veículos elétricos. Além disso, esse estado apresenta um forte investimento nessa tecnologia.

No entanto, se o objetivo for levar a mobilidade elétrica para todo o Brasil, outras medidas, além de incentivos fiscais, devem ser tomadas. Uma delas, por exemplo, é garantir um preço acessível desses veículos.

O ideal seria tornar o carro elétrico o novo “carro popular”, entrando de vez no mercado brasileiro.

Veja: Airbus e Embraer iniciam desenvolvimento de aviões elétricos!