Aviões Elétricos E-Fan X Airbus

Airbus e Embraer iniciam desenvolvimento de aviões elétricos

A Airbus e a Embraer já estão desenvolvendo aviões elétricos! As empresas estão de olho nessa nova tendência!

A eletricidade está sendo usada cada vez em maior escala, e hoje é bem comum ouvirmos notícias sobre carros elétricos. Além disso, o manejo da eletricidade está permitindo que ela alce voo no sentido literal. 

A saber, existe um projeto de avião elétrico da empresa aérea Airbus. Mesmo sendo um avião pequeno, a expectativa pelo seu lançamento é alta. De fato todas as tecnologias inovadoras começam em pequena escala.

No mercado de aviação atual, um avião capaz de utilizar eletricidade é um salto e tanto. A previsão de funcionamento dessas novas aeronaves é para 2035. Elas serão uma variação do modelo A320neo, já em operação.

 No entanto o avião da Airbus não será movido apenas pela eletricidade, mas sim de forma híbrida.

A empresa pretende fazer jatos híbridos de corredor único e modelo pequeno e ir aumentando até o modelo A321neo

Além disso, se essas mudanças forem implementadas, a Airbus garante diminuição de emissão de CO2 em 75% até 2050. 

O avião híbrido E-Fan X da Airbus

Avião elétrico Airbus
Credit: Airbus

Como dito anteriormente, a Airbus está investindo pesado em tecnologia de motor híbrido. Assim, como resultado de tanto investimento, temos o avião E-Fan X, desenvolvido por ela.

Segundo a empresa, esse avião veio para revolucionar o mercado atual e seu principal objetivo é a economia de combustível.

Seu primeiro voo demonstrativo está marcado para 2021, onde deverá atestar suas promessas. 

Para tanto, um de seus quatro motores convencionais será substituído por um motor completamente elétrico de 2MW. Esse motor elétrico conta com alimentação por baterias e sistemas de geração de eletricidade do próprio avião.

O intuito desse avião é mostrar que é possível diminuir a emissão de gás no transporte aéreo. Além disso, é possível reduzir a zero este valor a longo prazo.

Com certeza o E-Fan X será um marco na história da aviação, e sua importância será tanto para provar ser possível a tecnologia de aviões elétricos quanto como modelo de certificações para futuras aeronaves do mesmo porte.

Eviation também apresenta seu avião elétrico: Alice

Eviation Alice aviões elétricos
Credit: Eviation YouTube Channel

Embora a Airbus esteja trabalhando na tecnologia de motores híbridos, os aviões elétricos já são realidade. 

Um protótipo foi apresentado no Paris Show pela startup Eviation, sendo um avião com 3 motores e totalmente elétrico.

Alice (como o avião é chamado) tem um design peculiar, possuindo uma hélice na cauda e uma em cada ponta das asas, apontadas para trás. 

Além disso, sua cauda é em forma de V, muito diferente do estilo barbatana convencional. Seu design é futurista e atraiu muita atenção para si durante o evento.

No entanto, Alice é uma aeronave de porte pequeno capaz de comportar apenas 9 passageiros. 

Seu alcance máximo é de 1000 quilômetros, e sua velocidade de cruzeiro chega a 445 km/h.

Esse avião é um forte concorrente do Cessna Caravan, sendo muito mais rápido e com menor custo de hora voo. Porém o Cessna Caravan possui maior alcance e é muito mais leve.

O avião Alice está passando por testes nos Estados Unidos para obtenção de certificações. Se tudo correr bem ele estará voando comercialmente nos próximos anos.

O avião agrícola Ipanema da Embraer

Entrando na disputa dos aviões elétricos, a Embraer anunciou que fará um voo inaugural com seu avião elétrico em 2020. Ele será 100% elétrico e terá o modelo dos aviões de uso em plantações.

O motor elétrico está sendo desenvolvido com a ajuda da empresa multinacional Weg. Um acordo de cooperação científico e tecnológico foi estabelecido entre as empresas. Ademais, a escolha de um avião simples foi um fato importante para o projeto.

A vantagem de se usar esse tipo de avião é que apenas a adaptação é necessária. De fato, os compartimentos dos agrotóxicos passaram a comportar baterias.

A empresa deixou claro que não será um novo produto, mas sim um teste com sua nova tecnologia de motores.

O futuro no céu: aviões elétricos

Como vimos anteriormente, as empresas aéreas estão cada vez mais adentrando no mundo da eletricidade. No entanto, essa tecnologia é muito recente e precisa passar por vários testes até ser liberada.

Além disso, o avião elétrico é mais pesado que o convencional, e isso pode causar algumas complicações. Podemos dizer que essa tecnologia está caminhando na direção do sucesso.

De fato, é esperado que até o final do século todos os aviões (ou até mesmo todos os meios de transporte) sejam elétricos. A eletricidade é algo que ainda podemos explorar muito, e que nos surpreende cada vez mais.

Para saber mais sobre aviões elétricos – e drones – acesse este link!