Velis Electro

Velis Electro consegue certificação na Europa

Uma ótima notícia para entusiastas de veículos elétricos: o primeiro avião elétrico do mundo foi certificado na Europa. O avião Pipistrel Velis Electro conseguiu passar em todos os testes adquirindo, assim, seu certificado EASA.

Essa certificação é de extrema importância para os aviões elétricos e representa um passo rumo ao futuro. Além disso, pode-se esperar que a aviação seja cada vez mais sustentável e de baixo custo, facilitando o acesso a este meio de transporte.

Visão interna do Velis Electro
Fonte: www.pipistrel-aircraft.com/aircraft/electric-flight/velis-electro-easa-tc/

O maior problema da aviação civil é o custo do combustível dos aviões. Dessa forma, por não conseguirem atingir uma determinada altitude para gerar economia de combustível, a maioria dos aviões não pode ser utilizada para voos de curta distância.

No entanto, aviões elétricos como o Velis Electro são desenvolvidos com foco justamente nesse mercado, pois conseguem realizar voos curtos e de baixo custo.

As aeronaves elétricas podem solucionar esse problema de combustível com facilidade e provavelmente irão dominar esse setor.

Além disso, com as novas tecnologias de energia solar, pode-se esperar que aviões elétricos como o Velis Electro realizem voos com bastante frequência.

De fato, contando com uma pequena área do avião coberta com painéis solares, é possível alcançar uma incrível redução no preço de cada viagem.

Veja também:Maior avião elétrico do mundo faz voo inaugural!

O Velis Electro é o primeiro, mas não será o último

Embora o Velis Electro seja o primeiro avião certificado no mundo, com certeza não será o último. Na verdade, existem várias empresas trabalhando com tecnologia de aviões elétricos, como Embraer e Airbus, por exemplo.

No período mais recente, o primeiro avião elétrico de carga realizou seu voo inaugural, onde sobrevoou um campo por 30 minutos. Mesmo sendo por pouco tempo, a tecnologia já demonstra capacidade de atuar.

Pipistrel Velis Electro de frente
Fonte: www.pipistrel-aircraft.com/aircraft/electric-flight/velis-electro-easa-tc/

O Velis Electro conta com dois acentos e foi fabricado pela Pipistrel, uma empresa da Eslovênia.

A fabricante é conhecida no percado por sua atuação com aeronaves leves e de custo acessível. Além disso, seus aviões têm alta eficiência energética e contam com bastante desempenho.

Veja também: Airbus e Embraer iniciam desenvolvimento de aviões elétricos!

O processo de certificação

A certificação EASA somente é dada para projetos de alto padrão e, para isso, a empresa contou ajuda da própria organização e quase 3 anos de preparação para os testes.

A fabricante contou que o projeto foi dividido em das partes: a primeira parte cuidou das atividades de certificação, e a segunda foi destinada apenas ao ensaio do motor.

Para isso, uma frota de aviões foi utilizada e, mesmo não certificados, tiveram a aprovação da EASA. O Velis Electro conta com o primeiro motor elétrico certificado para aviões, o E-811-265MVL.

Estrutura do Pipistrel Velis Electro
Fonte: www.pipistrel-aircraft.com/aircraft/electric-flight/velis-electro-easa-tc/

Outra beneficiada com a certificação foi a própria EASA. Ao acompanharem o projeto, os técnicos da empresa tiveram contato com essa nova tecnologia, permitindo que aprimorassem ainda mais seus conhecimentos.

Com certeza essa certificação foi um grande passo para os aviões elétricos, principalmente pelo fato de demonstrar todo o poder da eletrificação de veículos.

Veja também: Carro voador: conheça os modelos já apresentados!