Elétricos Chery começam a ser produzidos na Argentina

Elétricos Chery: a montadora vai produzir na Argentina

Os carros elétricos Chery são a última novidade no crescente mercado de veículos elétricos. Com uma demanda cada vez maior por esta nova tecnologia, a companhia está investindo bastante em sua produção, e a tendência é só aumentar.

Ainda assim, não é só a Chery que vê o ramo de carros elétricos como uma aposta certeira de investimento. A esmagadora maioria das empresas do mercado não para de inovar na área, pois sabem que este tipo de avanço será essencial para se manter relevante no mercado do futuro.

Além disso, as vendas dos elétricos aumentam em ritmo acelerado. No Brasil, eles registraram a melhor série histórica no ano de 2021, com um recorde absoluto de 34.990 e um aumento de emplacamentos de 77%.

Quer saber mais detalhes sobre a nova fábrica da Chery na Argentina? Continue com a leitura e saiba mais!

Investimento na Argentina com os elétricos Chery

A fábrica da empresa chinesa vai ser erguida mais especificamente na província de Santa Fe, localizada no nordeste da Argentina. Entretanto, o local exato de instalação da unidade industrial ainda não foi definido.

Com as informações apresentadas até o momento, a planta terá capacidade de produzir 50 mil elétricos Chery por ano, sendo que grande parte de sua produção será exportada a outros países da América Latina, em especial o Brasil.

Qual carro será feito será feito ainda não foi revelado, mas caso realmente os planos da marca forem concretizados, os elétricos Chery terão uma importante presença no mercado regional. Esses veículos poderão, ainda, cruzar a fronteira de países integrantes do Mercosul sem pagar imposto adicionais.

Um dos grandes atrativos da Argentina é a sua abundante reserva de lítio, um mineral necessário na composição da bateria de um carro elétrico. Tal fato abre a possiblidade da Argentina adotar a tecnologia mais rapidamente e poder exportar grande parte para outras nações.

Investimento no mercado argentino com os elétricos Chery não é novidade

Esta não é a primeira vez, entretanto, que a Chery decide se expandir no mercado argentino. Ela já tentou entrar em mais três vezes, a primeira delas em 2008 e, até agora, foi a única empresa chinesa que obteve algum êxito.

Desde o primeiro ano que começa a operar por lá, a marca já vendeu mais de 50.000 veículos, e sem sinal de desistir.

Apesar de sua crise econômica, a Argentina se faz frequentemente um país cada vez mais atrativo para a Chery e outras empresas do ramo. Isso graças às suas diversas políticas para incentivar a produção de elétricos no país.

Uma delas é a Lei da Eletromobilidade, que pretende fomentar a produção de tecnologias do tipo no país, já a outra é o fato da venda de carros elétricos movidos a combustíveis comuns serem proibidos a partir de 2041. Todos estes fatores ajudaram a montadora chinesa a escolher a Argentina como o local de sua próxima fábrica.

A Chery no Brasil

Os elétricos Chery também tem uma presença no Brasil. A empresa tem parceria com o grupo brasileiro Caoa desde 2017 e possui duas fábricas nas cidades de Anápolis, Goiás, onde produz os modelos Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8 e em Jacareí, São Paulo, onde produz os tipos Tiggo 2, Tiggo 3x, Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro.

Além destes modelos produzidos no Brasil, a montadora também disponibiliza para venda o Arrizo 5e, sedã elétrico importado diretamente da China.

A aposta da marca sino-brasileira parece mostrar resultado. No ano passado, a Caoa Chery teve o melhor ano de vendas no Brasil, mais que dobrando o seu número de 2020, e este ano, anunciou que já foram contratados mais de 800 empregados na planta goiana da Caoa.