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Maior avião elétrico do mundo faz voo inaugural

No dia 28 de maio, um Cessna 208B Grand Caravan, decolou de uma pista em Moses Lake. Qual a novidade nessa notícia? Ao contrário dos aviões comuns, este era um avião elétrico, sendo um marco para a tecnologia de eletrificação.

Ao conseguir decolar, o Caravan se tornou o maior avião elétrico de carga ou para transporte de passageiros que já voou, segundo as empresas que corroboraram para o projeto.

Avião elétrico faz voo inaugural em Moses Lake
Fonte: Magnix

Esse avião elétrico veio para mostrar que essa tecnologia de eletrificação tem capacidade de operar em aviões.

Além disso, um dos motivos de ser algo inédito está relacionado com as baterias. Por conta da tecnologia ainda primitiva, as baterias não suportavam o estresse de um avião.

Porém, conforme mais pesquisas foram sendo feitas, hoje existe tecnologia suficiente para realizar essa tarefa. No entanto, mesmo o alcance e a carga útil sendo pequenas, ainda é um grande feito para a aviação.

As empresas Magnix e AeroTEC, especialistas em engenharia e testes de voo, apontam para o Grand Caravan eletrificado e argumentam que é uma tecnologia viável, desde que em rotas curtas.

O ponto chave desse argumento está no desuso das rotas curtas pelas companhias aéreas, liberando espaço para os aviões elétricos.

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As modificações feitas no Cessna Grand Caravan

Por padrão de fábrica, os aviões Grand Caravan vêm com turboélices PT6A da Pratt & Whitney. No entanto, a modificação feita no Cessna substituiu o PT6A por um Magni500 de 750 cavalos de potência, totalmente elétrico.

Essa modificação ficou nas mãos da AeroTEC que, por sinal, é extremamente complexa.

O voo inaugural durou apenas 30 minutos, e foi realizado no aeroporto internacional de Grant County.

De acordo com o executivo-chefe da Magnix, o piloto que realizou a performance descreveu o voo como “impecável”. Nas palavras do executivo, o voo é “um momento realmente significativo para a aviação”.

Avião elétrico faz voo inaugural em Moses Lake
Fonte: Magnix

Mesmo obtendo êxito em sua tarefa, o avião elétrico ainda tem muito a melhorar. A Magnix e AeroTEC estão trabalhando para que o avião esteja devidamente certificado até 2021.

Porém, é esperado que a tecnologia de baterias tenha evoluído ainda mais, possibilitando vôos de 160 km com 9 passageiros.

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Avião elétrico pode satisfazer necessidade do mercado

As empresas Magnix e AeroTEC estão lançando aeronaves para rotas de até 800 km. Assim, o avião elétrico será usado para conectar cidades próximas. Essas informações foram dadas pelo executivo-chefe da AeroTEC, Lee Human.

O mercado atual está lotado de aeronaves que percorrem grandes distâncias, mas, quando postas para viagens curtas, acabam não sendo uma boa opção.

Dessa forma, existe espaço para o avião elétrico de baixo alcance, sendo ideal para complementar o transporte aéreo.

Avião elétrico faz voo inaugural em Moses Lake
Photo: PRNewsfoto, Magnix

Por conta de sua simplicidade, a propulsão elétrica acaba consumindo menos recursos do que o convencional. De fato, no voo inaugural de 30 minutos, foram gastos apenas US$ 6 em eletricidade.

No entanto, o motor elétrico do Grand Caravan faz uso de baterias de íon-lítio de 750V que, ao todo, pesam quase 1 tonelada.

Para reduzir o peso e aumentar a eficiência, a Magnix está realizando testes com lítio-enxofre e células de hidrogênio.

Com certeza podemos esperar um futuro promissor para essa tecnologia! E você, o que acha deste avião elétrico, será que veio para ficar?