Nova picape elétrica da Ford F-150 Lightning

A picape elétrica da Ford é apresentada: Saiba os detalhes

A Ford apresentou no dia 19 de maio de 2021 seu mais novo lançamento de picape elétrica, baseado no modelo F-150. A série de picapes F é a mais vendida nos USA por 44 anos, e agora recebe a sua versão totalmente elétrica, sendo chamada de F-150 Lightning.

Essa nova linha de picape elétrica está disponível em quatro modelos, sendo: Pro, XLT, Lariat e Platinum. Com as cores: Agate Black, Antimatter Blue, Atlas Blue, Carbonized Gray, Iced Blue Silver, Iconic Silver, Oxford White, Rapid Red, Star White e Stone Gray.

Essa picape elétrica, inteligente e conectada, é uma caminhonete com emissões zero, não precisa de combustível fóssil e com um torque quase instantâneo. Suas baterias podem ser recicláveis, a Ford irá sugerir opções de reciclagem para baterias quando estiverem fora da garantia.

A picape elétrica ainda não tem previsão de chegada no Brasil. Entretanto, o modelo F-150 Lightning Pro recebeu 70 mil pedidos de compras em pré-venda nos EUA. Destes, 20 mil foram nas primeiras 12 horas. A entrega será em 2022, no mesmo ano de seu lançamento oficial.

As inovações que você encontra na picape elétrica da Ford

A tecnologia é de ponta, inclui atualizações de software, propõe solução de carregamento poderosa e integração com o FordPass. Isso permite o acesso remoto a sua picape, mas também se comunica com o Ford Connected Charge Station e o Ford Charge Station Pro.

Esta linha pode ser utilizada para trabalhar, por exemplo na construção civil ou para passeio e viagens. Afinal, esta caminhonete foi testada nas mesmas condições que a F-150. Então, as pessoas esperam que a F-150 Lightning atenda aos mesmos padrões da F-150.

 A Ford oferece o veículo com duas opções de bateria, sendo uma com desempenho de alcance padrão, e a outra com desempenho de alcance estendido. Sendo assim, cabe ao consumidor escolher o que atende suas necessidades.

O sistema de comunicação e entretenimento da picape elétrica chama “SYNC4 e SYNC4A”. Ele consiste em uma interface sofisticada e moderna, que ficará melhor com o tempo, graças ao aprendizado de máquina e atualizações avançadas de software over-the-air.

A linha está equipada com a tecnologia “Phone As A Key” (PAAK). Ela possibilita o uso do smartphone para controlar o veículo, como por exemplo, destrancar as portas, ligar e desligar o veículo remotamente, dar partida entre outras coisas.

Toda a linha vem de fábrica com um carregador Ford de 32A, que pode ser utilizado em tomadas de 120V ou 240V, e não precisa de um posto especial para o carregamento. Portanto, quem escolher a bateria de alcance estendido, poderá usufruir do Ford Charge Station Pro, que possibilita um carregamento de 19,2 kW, ou seja, uma noite e terá carga completa.

Algumas tecnologias que acompanham a picape elétrica da Ford

A tecnologia avança cada vez mais no setor automobilístico, e esse lançamento da Ford veio com muito investimento e tecnologia, com intenção de levar praticidade, tecnologia e acessibilidade para os consumidores.

Além disso, em se tratando de atualizações, essa linha possui software over-the-air. Ele servirá para manter a picape atualizada, baixando as atualizações mais recentes, e ajudando o seu cotidiano de forma inteligente e eficiente.

A seguir apresentaremos as principais novidades da picape elétrica da Ford.

Pro Power Onboard

Você pode utilizar a caminhonete como um power bank, com o Pro Power Onboard. No modelo de 9,6 kW você encontrará quatro tomadas de 120 V no bagageiro dianteiro, tomadas na cabine, e até uma tomada de 240 V. Portanto, no total, essa versão comporta onze tomadas.

BlueCruise

É um recurso avançado que usa uma câmera voltada para o motorista e tecnologias de detecção de radar, permitindo a direção sem as mãos em rodovias e estradas do Canadá e EUA.

FordPass e Power My Trip

O FordPass e o Power My Trip são funcionalidades que permitem um planejamento de rotas através da tela SYNC do veículo, e dependendo da versão, suportará comandos de voz. Além disso, uma das funções é mapear rotas, aprender a sua rota favorita, localizar estações onde será possível carregar sua picape elétrica e muitas outras funções.

Intelligent Range

O Intelligent Range, é uma ferramenta que será capaz de aprender com o jeito de dirigir do motorista, levando em considerações fatores externos, com a intenção de informar sobre a situação de desempenho do veículo e autonomia da picape.

Ford Intelligent Backup Power

Esse recurso em combinação com o Ford Charge Station Pro de 80 A, irá permitir uma troca de energia entre a picape e a residência. Por exemplo, quando houver uma queda de luz, o veículo funcionará como um gerador de energia.

Pro Trailer Hitch Assist

O Pro Trailer Hitch Assist será útil para auxiliá-lo e permitindo que você controle algumas funcionalidades relacionadas ao seu trailer. Além disso, usando o painel da picape, ele ajuda a engatar o trailer e gera mais facilidade.

Como funciona um carro elétrico? Clique no botão abaixo e saiba TUDO!

Algumas características estruturais da picape elétrica

O destaque desta linha é um sistema 4×4 padrão sendo alimentado por dois motores. Isto implica em um torque praticamente instantâneo sob as quadro rodas, ou seja, um desempenho impressionante.

Além disso, quando o assunto é bateria, podemos afirmar que a picape possui bateria de íon de lítio, e está protegida por uma estrutura, que também serve de barreira no modo Off-Road.

No modelo inicial F-150 Lightning Pro, e com uma bateria de alcance padrão, é possível obter uma autonomia de 370 km equivalente a 230 milhas, mas o mesmo modelo com bateria de alcance estendido faz 300 milhas pela EPA, equivalente a 483 km.

No modelo inicial e com bateria padrão, tem a configuração de 432 HP com torque de 775 lbf.ft. Isso é equivalente a 107,15 kgf.m, com uma capacidade de carga útil de 900 quilogramas e de reboco podendo alcançar quase 3,9 toneladas.

O mesmo modelo, mas com bateria estendida, tem as configurações de 563 HP. Porém, com o mesmo torque, a capacidade de reboque pode chegar em 4,5 toneladas, dependendo dos acessórios. Sendo assim, esta configuração promete ir de 0 a 100 km/h em aproximadamente 5 segundos.

Preço inicial da primeira picape elétrica da Ford.

O valor inicial do modelo Ford F-150 Lightning Pro no EUA é $38.974 dólares, o que é aproximadamente $205 mil Reais (levando em consideração a cotação atual do dólar). Partindo para um modelo mais intermediário, o valor inicial é $52.974 dólares, equivalente a quase $270 mil Reais.

A versão com acessórios e com mais tecnologias pode custar até $90.474 dólares, é aproximadamente $460 mil Reais.

Onde carregar carros elétricos em SP? Clique no botão abaixo para saber!