Sustentabilidade

Carros Elétricos e sustentabilidade

O apelo por práticas de sustentabilidade, que sejam ecologicamente sustentáveis, tem moldado o mercado financeiro e até mesmo as formas de relações entre as pessoas.

O desenvolvimento de carros elétricos sempre esteve ligado a esse aspecto e é uma das principais razões da urgência em desenvolver esse tipo de veículos.

Mas, afinal, os carros elétricos são realmente sustentáveis ou estamos apenas mascarando a sua poluição?

Queremos ajudar a responder essa questão através deste artigo.

Apresentamos a seguir alguns pontos positivos do ponto de vista de sustentabilidade para os carros elétricos. E como o intuito aqui não é “puxar a sardinha para o nosso lado”, apresentamos alguns pontos negativos também.

Mas não pense que vamos parar por aí! Queremos saber o que os especialistas da área dizem a respeito. Levantamos alguns trabalhos científicos para sustentar todos esses pontos que serão discutidos.

Já adiantando: esse texto te permitirá enxergar muito além do que o senso comum que “carros elétricos poluem menos”.

Definindo alguns pontos importantes

Sustentabilidade e meio ambiente são temas cada vez mais debatidos na atualidade. É importante que cada vez mais pessoas se posicionem sobre isso.

No contexto dos carros elétricos (que vamos chamar de EV, sigla que vem do inglês Electric Vehicle) sempre ouvimos falar em zero emissões. Um veículo com zero emissões não emite poluente atmosférico algum. 

ABVE electric car sustentabilidade

É sempre importante ter em mente que esse impacto pode não estar concentrado no escapamento do carro, mas escondido ao longo do processo de fabricação.

Portanto, quando dizemos que o carro A é mais sustentável que o carro B, afirmamos que o carro A gera um impacto ambiental menor desde a sua fabricação até o momento do descarte, incluindo também todos os anos de uso.

Qualquer tipo de transporte automotivo vai gerar algum tipo de poluição. É preciso então entender como essa poluição é gerada para buscar soluções que sejam viáveis.

Sabendo da importância de conhecer os pontos a favor e contra a sustentabilidade, vamos agora tratar em detalhes dos aspectos ligados aos EV’s.

Pontos positivos dos EV’s pela sustentabilidade

Vamos começar a nossa comparação a partir dos aspectos que tornam os EV’s uma opção viável do ponto de vista ambiental.

O ponto mais óbvio: zero emissões no trânsito

A bandeira dos EV’s é sustentada sobretudo por não haver emissões de gases poluentes durante o funcionamento do veículo.

Essa emissão é nula mesmo nos modelos híbridos, quando estão rodando no modo 100% elétrico.

Outros tipos de veículos também não emitem gases poluentes. É o caso dos veículos movidos por hidrogênio, que emitem apenas vapor de água. 

Carregamento Hidrogenio

Todo o processo de fabricação e armazenamento de hidrogênio é ainda muito ineficiente e caro, uma das razões pelas quais nem todos veem o hidrogênio com bons olhos, inclusive Elon Musk e a Tesla.

A energia elétrica no Brasil é “limpa”

Um dos pontos positivos dos EV’s, ao menos aqui no Brasil, é o grande potencial de geração de energia através dos rios.

Cerca de 68% de toda a energia elétrica do Brasil é produzida através das usinas hidrelétricas.

Mesmo que as usinas acarretem certo dano ao ecossistema local, é uma das formas de obtenção de energia com um bom equilíbrio entre rendimento e impacto ambiental.

Versatilidade de produção da energia elétrica

Você deve estar se perguntando: mas e nos países que não possuem tantos rios? Ou, como fazer em épocas de chuva?

Acontece que a energia elétrica pode ser obtida de diferentes formas, sendo muito mais versátil que as demais fontes de combustíveis.

Além das hidrelétricas, usinas termelétricas e nucleares oferecem um rendimento elevado. No entanto, são usinas que causam um grande impacto. As termelétricas, devido à poluição, e as nucleares, devido à geração de rejeitos radioativos.

Existem outros meios de produzir eletricidade e que são ambientalmente mais amigáveis, como as energias solar e eólica.

A energia solar também merece grande destaque por não requerer grandes estruturas, basta uma placa fotovoltaica e luz solar para gerar eletricidade.

Baterias livres de metais pesados

O coração dos EV’s é formado pelas baterias. É a capacidade de armazenamento de energia desses componentes que define a autonomia do veículo.

As baterias antigas que contêm chumbo e ácido sulfúrico não são tão eficientes quanto as baterias modernas usadas nos EV’s, como as baterias lítio-íon.

A ausência de chumbo e ácido acaba por tornar as baterias mais ecologicamente amigáveis.

Motores mais silenciosos 

Motor Focus Eletrico sustentabilidade

Não é apenas a emissão de gases ou o descarte de metais pesados que podem ser considerados como formas de poluição.

A poluição sonora também deve ser levada em conta, mesmo que não seja a mais crítica do ponto de vista ambiental.

Os motores elétricos geram bem menos ruído do que os motores convencionais à combustão. Isso pode contribuir para diminuir a poluição sonora nas redondezas das ruas e rodovias.

Pontos negativos dos EV’s contra a sustentabilidade

Seria uma grande ilusão imaginar que os EV’s são perfeitamente favoráveis ao meio ambiente. Vamos então ver com mais detalhes quais são os seus pontos negativos.

Matéria-prima dos veículos

Pode-se imaginar que talvez não existam diferenças significativas entre EV’s e carros convencionais do ponto de vista de matéria-prima.

Existem realmente muitos pontos que são comuns entre os dois tipos de veículos. Por exemplo, as ligas metálicas da carroceria, pneus e outros materiais mais estruturais.

Mas existem também diferenças fundamentais. Os EV’s utilizam muito mais cobre devido à maior quantidade de cabos e fios.

As baterias dos EV’s também são uma diferença fundamental, contendo maiores quantidades de elementos como níquel, lítio e cobalto. Mesmo sendo menos agressivos que o chumbo e o ácido, a extração desses elementos também gera impactos ambientais consideráveis.

Descarte da bateria 

Cobalto 1

 

Falando em baterias, existe uma grande dúvida com relação ao descarte desses componentes.

Grandes demais para serem armazenadas em casa ou simplesmente abandonadas, as baterias dos EV’s são um resíduo muito volumoso.

Algumas empresas já estão se especializando em reciclar tais baterias, como a belga Umicore e a canadense Li-Cycle.

Apesar da recuperação do níquel e cobalto ser possível por fundição, o lítio acaba sendo extraído no processo e só pode ser recuperado por etapas adicionais no processo.

Tudo isso gera um custo muito elevado para a reciclagem, sobretudo do lítio. A utilização de EV’s poderia então levar à uma extração cada vez mais agressiva desses metais, reduzindo as suas reservas naturais.

Alterações na matriz energética

Uma das consequências inevitáveis em utilizar mais EV’s é a transição entre os diferentes tipos de abastecimento de energia.

Mesmo reduzindo a dependência com os combustíveis não-renováveis, a maior demanda por energia elétrica poderia implicar em uma maior exploração deste recurso.

Com a sobrecarga das hidrelétricas, usinas com maior potencial de poluição poderiam ser acionadas.

O que a ciência tem a dizer sobre esse tema?

Essa discussão invade até mesmo o mundo científico. Existem inúmeros trabalhos publicados sobre o impacto ambiental de EV’s.

Alguns dados ao redor do mundo

Um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega avaliou o impacto ambiental causado pelo processo de fabricação de diversos componentes dos veículos.

Os resultados comprovam que os EV’s podem reduzir a poluição que contribui para o aquecimento global em até 24%.

Esses resultados são comprovados por um estudo da Universidade College London, no Reino Unido, em parceria com a Universidade de Salerno, na Itália, que avaliou o impacto ambiental em cada fase de utilização dos veículos (fabricação, uso e descarte).

Foi comprovado que a fabricação dos EV’s causa o dobro de impacto ambiental em relação a um carro convencional. Mas esse impacto é compensado pela redução de emissões durante a fase de uso.

Um outro estudo da Universidade de Coimbra, em Portugal, analisou também os aspectos financeiros com uma simulação para 10 anos.

Foi verificado que os veículos à combustão emitem mais que o dobro que os EV’s. Mas o custo para a compra e manutenção de ambos os veículos é praticamente o mesmo.

Segundo os próprios pesquisadores, a redução gradual no preço das baterias acabaria por favorecer o uso dos EV’s futuramente.

Pesquisa no Brasil

Existem também muitos estudos que avaliam o cenário brasileiro.

Podemos citar aqui o estudo realizado pela PUC-MG em parceria com a Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Além de comprovar a menor emissões de poluentes dos EV’s, os pesquisadores simularam os efeitos da substituição da frota de táxis no Brasil.

Se um a cada quatro táxis fosse trocado por um EV, deixaríamos de emitir 1000 tons CO2 por ano. Ao trocar a frota inteira, a redução seria ainda maior, beirando os 5600 tons CO2 por ano.

Em um estudo publicado em abril de 2018, pesquisadores da UNESP-SP avaliaram o tempo de retorno financeiro (payback) dos EV’s.

Os resultados não são nada positivos, indicando que os EV’s não são economicamente viáveis no Brasil. Com os custos sendo influenciados sobretudo pelo preço da gasolina e pelos incentivos fiscais do governo, o tempo de payback dos EV’s no Brasil é maior que 20 anos.

O que concluir disso tudo?

Com base em toda essa discussão, podemos concluir alguns pontos:

  • Os EV’s não são 100% sustentáveis ao considerar as três fases do veículo: fabricação, uso e descarte.
  • Os EV’s emitem muito menos gases poluentes que os carros convencionais à combustão durante o uso, o que é bom para diminuir o efeito estufa.
  • A forma de geração de energia elétrica está ligada diretamente ao impacto ambiental dos EV’s, sendo melhor para a sustentabilidade optar por fontes menos agressivas ao meio ambiente, como hidrelétricas e energia solar e eólica.
  • A fabricação dos EV’s ainda gera um impacto ambiental elevado, assim como o descarte.
  • Algumas soluções já começam a ser exploradas pela indústria, como a recuperação de níquel e cobalto através da reciclagem de baterias.
  • O avanço da tecnologia nos permite olhar os EV’s com otimismo. Isso porque esse avanço tende a diminuir esse impacto ao longo dos anos, além de aumentar a viabilidade econômica dos EV’s. 

BMW

Apesar deste texto se encerrar aqui, é importante lembrar que essa discussão ainda continua. É um assunto complexo, impossível de tratar completamente em um único post.

Nossa intenção é fornecer as principais informações para que você, leitor, possa ficar mais informado sobre esse tema. Também para que possa perceber como é a sustentabilidade dos EV’s além das campanhas de marketing.