Mais pontos de recarga: previsão otimista até 2030!

Uma previsão bastante otimista sobre a instalação de mais pontos de recarga vem agitando os defensores da mobilidade elétrica.

Há uma expectativa de instalar cerca de 80 mil novos carregadores até 2030! Essa notícia traz um novo gás no processo de eletrificação da frota de carros brasileiros, que enfrenta, como principal problema, a falta de estrutura de carregamento.

Inclusive, esse é um dos fatores que impedem a adesão total do público brasileiro aos elétricos. Afinal, o mercado do Brasil, de modo geral, possui uma boa aceitação dos motores que funcionam com eletricidade.

A expectativa de ter mais pontos de recarga abre uma discussão que pode ser vista como atrasada, principalmente quando comparada com países onde a eletrificação da frota já está mais adiantada.

Devido às proporções continentais do Brasil, a dificuldade em ter mais pontos de recarga espalhados pelo país faz com que a grande maioria de unidades elétrica esteja reunida nas regiões Sudeste e Sul.

Entretanto, com essa novidade, o mercado de elétricos se vê mais animado. Vamos discutir um pouco mais sobre esse assunto!

Mais pontos de recarga: entenda melhor como irá funcionar esse processo!

Atualmente, o Brasil tem menos de 3 mil eletropostos distribuídos em território nacional. Desses, como dissemos antes, a grande maioria se concentra nas regiões Sul e Sudeste.

Isso, inclusive, pode ser visto como um dos motivos que impedem a popularização dos carros elétricos na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde os números ainda são bem pouco expressivos.

Entretanto, uma pesquisa realizada pela Companhia Paulista de Força e Luz, a CPFL, prevê que até 2030 cerca de 80 mil eletropostos estarão instalados e em funcionamento em todo o país.

A empresa prevê que a eletrificação da frota é uma realidade. Logo, faz sentido que, sendo uma companhia diretamente afetada por esse mercado, ela mesma se sinta incentivada a promover mais acesso aos pontos de recarga.

Com mais pontos de recarga, a expectativa que a frota brasileira de carros elétricos cresça muito e em pouco tempo.

E o carregamento particular?

Aliado a essa proposta de mais pontos de recarga, não podemos deixar de lado a importância que os kits de carregamento particular têm na expectativa de crescimento dessa malha.

Afinal, muitas montadoras têm investido na oferta desses produtos como um plus adicional aos carros. Elas vendem, de forma combinada, o serviço do carregamento sem maiores dificuldades operacionais.

Inclusive, muitos prédios e condomínios têm apostado na instalação de pontos de recarga dentro de seus espaço. O foco é atender a uma demanda que cresce todos os dias.

Por isso, não podemos deixar de pensar nessa expansão de uma infraestrutura vinda da iniciativa privada. Afinal, ela também faz parte da expectativa de ter mais pontos de recarga espalhados pelo país.