eletroposto Google Maps

Enel X investe 300 milhões de euros em estações de carregamento

A Enel X é uma empresa do Grupo Enel com foco em inovação e soluções digitais. A companhia tem a meta de mudar o paradigma da utilização da energia, valendo-se para isso das novas tecnologias disponíveis.

A companhia pretende ajudar na popularização dos veículos elétricos e vem expandindo sua atuação em serviços relacionados em vários países. Recentemente a Enel X anunciou parceria com a Route220 para instalação de estações de carregamento de veículos elétricos na Itália. Outra novidade apresentada pela empresa é uma nova linha de carregadores, batizada como linha “Juice”.

A empresa afirma inspirar-se nos princípios da Economia Circular. Ela busca repensar o modelo de consumo reduzindo ao mínimo o uso de matérias-primas virgens. Também usa materiais renováveis e recicláveis, otimizando sua utilização e prolongando-a o máximo possível.

Saiba tudo sobre a EnelX e seus planos de infraestrutura para veículos elétricos.

Enel cria subsidiária Green Power para desenvolvimento de geração de energia renovável

A Enel é uma multinacional que atua nos mercados de energia e gás, presente em 34 países de cinco continentes. A empresa possui capacidade instalada em torno de 86 GW. Sua rede de distribuição de gás e energia alcança 2,2 milhões de km. A empresa atende 71 milhões de usuários finais e possui mais de 70 mil funcionários ao redor do mundo.

O grupo é um dos líderes em produção de energia limpa, gerando quase a metade do total sem emissão de CO2, através da Enel Green Power.

A subsidiária foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e operar atividades de geração de energia a partir de fontes renováveis ao redor do mundo. Tem capacidade superior a 42 GW e mais de 1.200 usinas que produzem a partir das principais fontes renováveis. São elas eólica, solar, hidrelétrica e geotérmica.

No Brasil, a Enel é a maior empresa privada do setor elétrico. A empresa fornece energia a algumas das maiores cidades da América do Sul. Algumas delas são São Paulo, Rio de Janeiro, Bogotá, Buenos Aires, Santiago e Lima.

Enel X mira em infraestrutura para carros elétricos 

Carregador Enel X

A Enel X é uma subsidiária do Grupo Enel voltada para produtos inovadores e soluções digitais. O objetivo da empresa é romper as fronteiras entre energia e serviços. Um dos pilares centrais do negócio são as parcerias com outras empresas e a aquisição de startups.

As tecnologias utilizadas podem ser complementadas por outros serviços presentes no portfólio da Enel. Entre eles estão sistemas de mobilidade elétrica e automação de casas.

A Enel X é estruturada em quatro linhas globais de produtos: e-Industries, para clientes corporativos, e-Mobitity, para todos os tipos de clientes, e-Home, para consumidores residenciais e e-City, voltada para a administração pública.

A empresa também criou o “Laboratório de Inovação e Produto” para conceber, desenvolver e testar novos produtos e serviços. No Brasil, a Enel X apresenta soluções para otimizar o uso energético de empresas e oferece serviços residenciais.

Enel X fecha parceria com Route220 para operação de estações de carregamento 

Enel X carregador

Apesar do surgimento de baterias de maior duração e do crescimento do número de estações, um dos problemas ainda enfrentados por quem utiliza carro elétrico é a incerteza quanto à disponibilidade de estações de recarga ao longo do caminho.

Esse é o ponto chave para a parceria da Enel X com a empresa Route220. A empresa oferece serviços integrados para proprietários de veículos elétricos.

O acordo firmado permite que os usuários do aplicativo evway carreguem seus veículos elétricos nas estações de recarga da Enel X instaladas em toda a Itália, acessando informações sobre a localização das estações, energia disponível, tipo de saída e procedimentos de recarga.

Esse é o mais recente de uma série de acordos que vinculam as estações de carregamento da Enel X com outras empresas por meio do aplicativo evway. O diretor de e-Mobility da Enel X, Alberto Piglia, declarou, em entrevista ao portal cleantechnica, que o objetivo é abrir a nossa infraestrutura para outras operadoras, oferecendo um serviço de alta qualidade para tornar ainda mais fácil a vida dos que dirigem carros elétricos”.

Enel prevê investimentos milionários em infraestrutura para carros elétricos 

A Enel lançou um plano para promover o desenvolvimento da mobilidade elétrica. Ele prevê uma cobertura abrangente em todas as regiões italianas. Serão instaladas cerca de 7 mil estações até 2020 chegando a 14 mil em 2022, com investimento previsto entre 100 e 300 milhões de euros.

A empresa acredita que essa infraestrutura irá acelerar a oferta de carros elétricos na Itália. Além disso, acredita que a infraestrutura irá estimular as montadoras a trazerem novos modelos para o mercado.

A rede de carregadores contará com estações rápidas (Quick) de 22 kW em áreas urbanas. Fora do perímetro urbano, contará com estações rápidas (Fast) de 50 kW e ultrarrápidas (Ultra Fast) de até 350 kW.

A rede de carregamento urbano será complementar ao sistema extra urbano financiado pelo projeto EVA (Electric Vehicles Arteries). Ele será co-financiado pela Comissão Europeia que prevê a instalação de 180 estações nas estradas italianas em três anos.

No Brasil, a BMW construiu a maior rede de estações de carregamento da América Latina. A Ponte Elétrica liga São Paulo e Rio

Enel X anuncia nova linha de carregadores para carros elétricos 

Enel X linha Juice

Imagem: divulgação – Enel X

A Enel X também anunciou o lançamento de uma série de novos produtos para facilitar a vida dos motoristas de veículos elétricos que nomeou como família Juice. São eles: JuiceBox, JuicePole, JuiceLamp e JuicePump.

A JuiceBox é uma estação de carregamento residencial que permite o monitoramento remoto do status de carregamento do veículo através de um smartphone. A JuicePole é uma coluna de recarga para estradas que substitui os modelos anteriores a 2007 com uma nova tela e capacidade para carregamento de dois carros.

A JuiceLamp é uma variação da JuicePole, que oferece também iluminação pública, câmera de vigilância, monitoramento da qualidade do ar e outros serviços. E por fim, a JuicePump, uma estação de alta velocidade para instalação principalmente em trechos rodoviários com tráfego intenso e de longa distância.

Há ainda a JuiceStation, um sistema que permite a combinação de JuiceBoxes com JuicePoles para o carregamento de frotas comerciais. A Enel também fornece aos usuários o Recharge Manager, uma ferramenta completa de gerenciamento de infraestrutura de recargas.

A Enel X está buscando Recharge Partners (parceiros de recarga), empresas comerciais como shoppings, supermercados, restaurantes, hotéis, entre outras que possuem estacionamento e desejam atrair os usuários de carros elétricos.

A empresa iniciou uma cooperação experimental com as principais operadoras. Este experimento garante a instalação e a manutenção dos carregadores gratuitamente por oito anos em troca da disponibilidade do local. A partir de janeiro, a cooperação será aberta a qualquer estabelecimento público a preço de mercado.

Enel X planeja expansão de rede de carregadores para outros países

A Enel X também tem estudado oportunidades em outros mercados além da Itália. Ela está envolvida em diversas colaborações com entidades públicas e privadas.

Entre elas está o EVA+ Project, que pretende instalar uma rede de carregadores rápidos na Itália e na Áustria, e um consórcio liderado pela alemã Ionity, que tem como meta construir uma rede de carregadores de alta potência ao longo das principais estradas europeias.

Além disso, em breve serão lançados planos de instalação de carregadores elétricos semelhantes em outros países.  Espanha e na Romênia serão alguns deles, reforçando a atuação da Enel X no setor.

A empresa também mira o mercado norte-americano de carregamento de veículos elétricos e recentemente adquiriu a eMotorWerks, que fornece serviços de gerenciamento da rede elétrica.

Concorrendo com o Supercharger da Tesla, a Enel X está comprometida com a aceleração da implementação de infraestrutura para carros elétricos.