Patio Tesla Fabrica

Supercharger Tesla: carregamento ultrarrápido de carros elétricos

A cada lançamento, a Tesla surpreende com seus carros rápidos, bonitos e com ótima autonomia. Por serem elétricos, a bateria desses veículos precisa ser carregada, e esse processo nem sempre é dos mais rápidos.

Por isso, a Tesla criou o Supercharger, que carrega os veículos da montadora em poucos minutos.

Neste texto, você poderá conhecer mais sobre essa inovação da Tesla, que facilita muito a vida dos que possuem algum dos modelos da montadora.

Conheça também a diferença entre o Supercharger da Tesla e o Supercharger mecânico.

Supercharger mecânico

Há uma grande diferença entre o Supercharger mecânico e o Supercharger da Tesla.

Por conta de a montadora ter adotado esse nome para suas estações de carregamento, muitas pessoas acabam confundindo com o acessório para carros chamado Supercharger.

O Supercharger mecânico é um dispositivo que pode ser colocado nos veículos para que eles fiquem mais potentes. Sua função é, basicamente, inserir ar comprimido nos cilindros do motor.

Dessa forma, o Supercharger atua como um compressor, que intensifica o processo de queima de combustível do veículo. Com mais ar dentro dos cilindros, o processo de combustão é maior e mais eficiente e, assim, o carro ganha mais potência.

carregador Tesla

Supercharger X Turbocharging

Além do dispositivo que falamos anteriormente, há outro que também cumpre o mesmo papel de empurrar mais ar para dentro dos cilindros do motor, causando maior combustão: o Turbocharging.

Por mais que os dois tenham a mesma função, a fonte de energia que eles utilizam para funcionar é diferente.

O Supercharger é ligado diretamente ao motor através de uma correia, fazendo com que seu acionamento ocorra mecanicamente. A vantagem disso é que ele começa a funcionar desde o momento que o carro começa a andar.

Já o Turbocharging recebe energia para funcionar através da rotação de uma turbina, que gira com a liberação de gases no escapamento do carro. Isso significa que a vantagem do Turbocharging é que ele reutiliza uma energia já produzida anteriormente pelo veículo.

Porém, como é preciso que haja uma quantidade significante de gases saindo do escapamento para que a turbina gire e o Turbo funcione, ele é acionado de forma mais lenta que o Supercharger.

Agora que você já conhece o que é um Supercharger mecânico e sabe a diferença entre ele e o Turbocharging, vamos para nosso tópico principal, o Supercharger da Tesla.

O que é o Supercharger da Tesla?

No início desse post, demos um aperitivo sobre o que é esse carregador que a Tesla disponibiliza para os donos de modelos de carro da montadora. Agora, vamos entrar em mais detalhes; preparado?

tempo de carregamento model x

Imagine só: você está com seu Model X, por exemplo, rodando em uma estrada pelos Estados Unidos, e a bateria do carro começa a acabar.

Além de pensar que você poderá ficar na mão, sem bateria no meio do nada, mesmo se tivesse um carregador, demoraria horas e horas para que o veículo estivesse pronto para cair na pista novamente.

Por conta disso, a Tesla disponibiliza diversas estações de carregamento em que é possível usar o Supercharger, um carregador de veículos elétricos ultrarrápido.

Os carros da Tesla podem ser carregados em casa e em estações convencionais, porém, a empresa oferece o Supercharger como forma de carregar o veículo de forma muito mais rápida.

Custo para carregar no Supercharger

Todo proprietário de um Model S ou X da Tesla tem direito a usar 400 kWh de carregamento gratuito no Supercharger por ano. Essa quantidade de energia é suficiente para que o veículo possa rodar até 1600 Km.

Caso essa quantidade seja ultrapassada – o que é muito difícil de acontecer – a pessoa pagará, ou por Kwh, ou por tempo de uso do Supercharger. O tipo de cobrança dependerá do local em que a estação está localizada.

No site da Tesla, é possível calcular qual seria o custo de carregamento caso a quantidade de energia gratuita seja ultrapassada.

Supercharger nas estradas

Incialmente, a Tesla instalou várias estações com Superchargers em diversas rodovias ao redor do mundo.

Cada estação está localizada em um local estratégico, próximo a hotéis, lojas de conveniência, Hotspots Wi-fi, etc. para que o motorista possa passar o tempo enquanto o carro está carregando.

Essas estações estão a uma distância planejada umas das outras, para que durante uma viagem, o carro tenha energia suficiente para percorrer todo o trajeto.

Como encontrar as estações?

Antes de iniciar a viagem, o motorista pode utilizar o sistema de navegação presente em seu carro da Tesla para traçar seu trajeto.

Assim, o sistema de navegação planeja um trajeto em que o carro passará por algumas estações para ter a quantidade de energia necessária para concluir a viagem.

Tesla Carregador 2

Em 30 minutos, o carro já está pronto para cair na estrada

Falamos da localização e da facilidade de encontrar um Supercharger na estrada. Mas quanto tempo dura um carregamento para que o carro esteja pronto para cair na pista novamente?

Em apenas 30 minutos, o veículo já terá energia suficiente para continuar viagem, pelo menos até chegar em outra estação do Supercharger.

Considerando que estações de carregamento convencionais demoram horas para carregar o carro, e em residências esse tempo pode chegar a 9 horas, o Supercharger é realmente uma tecnologia impressionante.

Novas estações do Supercharger com energia solar e área para motoristas

Não satisfeita em oferecer recarga gratuita para donos do Model S ou X, a Tesla quer inovar e trazer mais conveniência a seus clientes.

A montadora está construindo grandes estações do Supercharger, alimentadas por painéis solares.

Essa é uma ótima solução da empresa para tornar seu serviço de recarga ainda mais sustentável.

Além disso, essas estações contarão com uma área para motoristas e passageiros de carros da Tesla.

Neste local, haverá restaurantes, salas de TV, banheiros e outras muitas opções para que se possa passar o tempo enquanto o carro carrega.

O primeiro modelo dessa grande estação do Supercharger está sendo construída em Kettleman, na Califórnia.

Supercharger compacto na cidade

Após o sucesso das estações nas estradas, a Tesla está começando a instalar Superchargers compactos em cidades.

Por serem compactos, o tamanho das estações é reduzido, e a potência de carregamento é um pouco mais baixa. Mesmo assim, é possível obter um bom nível de carga entre 45 a 50 minutos.

Assim como nas rodovias, as estações estão localizadas próximas a locais convenientes, como supermercados, por exemplo. Assim, o motorista pode deixar o carro carregando e ir fazer compras ou resolver assuntos do dia a dia.

A Tesla anunciou a novidade há pouco tempo, por isso, ainda não existe muitas unidades espalhadas pelas grandes cidades.

Superchargers ao redor do mundo

As estações de carregamento da Tesla não estão presentes somente nos Estados Unidos, mas em muitos outros países. Assim, a montadora pode atender seus clientes ao redor do mundo e oferecer o melhor serviço de recarga possível.

Confira abaixo todos os continentes, regiões e países que já contam com a presença de Superchargers.

supercharger tesla

América do Norte

Todos os países que compõem a América do Norte têm estações de Supercharger. Esse é o continente com maior concentração de estações de carregamento da Tesla.

Estados Unidos

Por a sede da Tesla ser no país, obviamente há muitas estações nos EUA. Aliás, esse é o país que mais tem Superchargers.

As estações de carregamento já abertas e as ainda em construção estão presentes em todas as regiões dos Estados Unidos.

Canadá

Comparado ao seu vizinho, os EUA, o Canadá ainda dispõe de poucas estações abertas, mas, através do mapa interativo da Tesla, é possível perceber que muitas estão sendo construídas para suprir a demanda.

México

Assim como no caso do Canadá, o México ainda conta com apenas alguns Superchargers, mas várias estações já estão sendo construídas no país.

Europa

Agora, vamos para outro continente, o Europeu. Como a Europa é composta por muitos países, faremos uma lista mencionando os principais que dispõe de estações de carregamento da Tesla. São eles:

  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • França
  • Alemanha
  • Grécia
  • Irlanda
  • Holanda
  • Noruega
  • Portugal
  • Rússia
  • Espanha
  • Suécia
  • Reino Unido

Esses são alguns dos países europeus que têm estações Supercharger. Para conferir a lista completa, acesse esse link.

Oriente Médio

Com presença ainda um pouco fraca no Oriente médio, há estações de carregamento da Tesla apenas em dois países da região:

  • Emirados Árabes Unidos
  • Jordânia

Ásia

Em um dos continentes mais representativos no mercado automobilístico, a Tesla não poderia deixar de atuar.

Os países Asiáticos que dispõe de estações de carregamento da Tesla são:

  • China
  • Coréia do Sul
  • Japão
  • Taiwan

Oceania

Ainda de forma um pouco tímida, a Tesla marca presença com suas estações de carregamento em dois países desse continente:

  • Austrália
  • Nova Zelândia

Total de estações e Superchargers ao redor do Mundo

A Tesla está ampliando cada vez mais suas estações de carregamento, provendo aos motoristas mais Superchargers pelo mundo.

A Tesla já construiu 1043 estações de carregamento, com um total de 7496 unidades do Supercharger.

 

Ao analisarmos todas as regiões que dispõem de estações Supercharger, podemos notar que ainda não há nenhuma delas na América do Sul.

Como foi anunciado pela Tesla que o Model 3 chegará ao Brasil, ainda há esperanças que a montadora construa algumas estações em nosso país.

O fato é que o Supercharger é uma revolução na forma de carregar carros elétricos, e mais uma vez, a responsável por esse avanço é a Tesla.

tempo de carregamento model 3

Resumo para Redes sociais

O processo de carregamento de um carro elétrico normalmente leva horas. Mas para a Tesla, isso já é coisa do passado. Para os que possuem algum carro da montadora, é possível utilizar o Supercharger, que em 30 minutos, já carrega boa parte da bateria do veículo.

Neste post, conheça mais sobre essa incrível tecnologia da Tesla, e saiba qual é a diferença entre o carregador da Tesla e o Supercharger mecânico.