Nvidia carro autônomo

Nvidia se junta à Volks e Uber para desenvolvimento de carros autônomos

A Nvidia se juntou à Volkswagen e ao Uber para juntos desenvolverem carros autônomos com inteligência artificial. As empresas irão lançar o Xavier, um processador 15 vezes mais rápido, que trará uma enorme melhoria à tecnologia autônoma presente em veículos.

Neste texto, você conhecerá a Nvidia e o novo processador criado por ela. Entenda também qual será o uso do Xavier em carros da Volks e do Uber.

Nvidia: a líder em processadores

Conhecida mundialmente, a Nvidia é uma das pioneiras em tecnologia. A empresa é responsável por produzir chips de computador e processadores ultra potentes.

Presente em video-games e computadores, o que muitos não sabem é que a Nvidia também produz hardwares e softwares para veículos.

A Nvidia é uma das principais responsáveis por trazer a tecnologia de inteligência artificial para veículos, além de desenvolver chips para carros autônomos. 

Parceria com a Volkswagen e o Uber é anunciada

Durante a CES, famosa feira de tecnologia, que ocorreu em janeiro de 2018 em Las Vegas, a Nvidia anunciou uma parceria com o Uber e a Volkswagen.

O objetivo dessa colaboração é a criação de um processador capaz de trazer melhoras significativas aos carros autônomos.

Mas como a montadora e a empresa de carona compartilhada poderão se aproveitar da tecnologia fornecida pela Nvidia? Saiba a seguir.

Volkswagem usará processador Nvidia em substituta da Kombi 

Nvidia Volks

A Volks, assim como todas as outras montadoras, estão de olho na tecnologia autônoma, afinal, assim como os carros elétricos, veículos que dirigem sozinhos são o futuro do transporte.

A montadora fechou a parceria com a empresa de tecnologia para que possa utilizar seu processador no I.D Buzz, modelo elétrico que entrará no mercado no lugar da Kombi. 

I.D Buzz contará com inteligência artifical 

Além de produzir um melhor processador para veículos autônomos, a Nvidia também está desenvolvendo um sistema com inteligência artifical. Esse software ajudará o motorista, fazendo o papel de um copiloto.

O sistema de inteligência artifical da Nvidia aprenderá os hábitos do motorista.

Antes mesmo de entrar na nova kombi, o sistema do veículo vai o identificar e fazer o destravamento das portas. Quando ele entrar na I.D Buzz, a assitente virtual já terá feito ajustes de acordo com sua preferência.  

Resumindo, o novo Chip AI possibilitará uma melhora na direção autônoma, além de incluir uma assistente virtual que fará tudo de acordo com a necessidade do motorista.

Quer saber mais sobre a Kombi Elétrica? Confira tudo sobre esta nova versão deste tradicional carro. 

Uber usará processador Nvidia em sua frota autônoma 

Nvidia uber

Há algum tempo, a empresa de transporte compartilhado Uber tem tentado colocar sua frota de carros autônomos nas ruas.

Porém, por conta de leis mais restritas, além de alguns incidentes envolvendo alguns modelos, a empresa não colocou seus carros autônomos para rodar efetivamente.

O Uber já tinha uma parceria com a Nvidia desde 2016, e agora em 2018 essa parceria foi renovada.

Dessa forma, o Uber passará a usar o novo chip da empresa de tecnologia em sua nova frota de carros autônomos.

O Uber também tem parceria com a Volvo, cujo modelo de carro CX90 é utilizado pela empresa de carona.  Até 2019, a Volvo deverá entregar mais 19 mil unidades do carro para o Uber. Assim, todos os novos modelos ganharão o novíssimo processador da Nvidia.

Quem sabe com essa avançada tecnologia que será colocada na nova frota, os autônomos do Uber não começam a rodar por todo o mundo?

Xavier: o novo processador para carros autônomos

Já falamos bastante sobre o uso do processador da Nvidia em modelo da Volks e nos carros autônomos do Uber.

Mas que processador é esse? Como ele funciona?

O processador de carros autônomos é responsável por coletar e processar dados enviados pelos sensores e câmeras do carro. Assim, o veículo pode realizar as ações e manobras necessárias com segurança e rapidez. 

Pensando nisso, a Nvidia lançou o Xavier, seu novo processador, que promete ser até 15 vezes mais rápido que outros chips utilizados em carros autônomos.

O Xavier representa uma melhora no sistema autônomo dos carros. Isso porque consegue coletar mais dados e processá-los em muito menos tempo.

O novo chip da Nvidia é capaz de processar tanto dados visuais, vindos das câmeras, como dados de telemetria: distância, velocidade, etc.

O chip Xavier se destaca por sua rapidez, pois é capaz de realizar 30 trilhões de processos a cada segundo!

Para que pudesse chegar a essa velocidade incrível, o Xavier foi equipado com oito núcleos. Além disso, conta com um processador de vídeo com 8K de resolução.

Outro grande diferencial do Xavier é seu consumo de energia.

O novo chip da Nvidia gasta apenas 30 Watts. Por seu gasto mínimo de energia, o Xavier é perfeito para ser usado em carros elétricos. 

Xavier é baseado no Nvidia Drive IX

O novo chip para carros autônomos foi criado baseado no Nvidia Drive IX, um software com inteligência artifical que atua como um assistente pessoal de trânsito.

Entre todas as funcionalidades do Drive IX estão: identificação de objetos que o motorista pode não ter visto; reconhecimento facial para acesso às preferências do motorista; comandos por gestos, entre outros.

Para saber mais sobre esse incrível software, acesse o site da empresa.

Nvidia também tem parceria com a Tesla 

Tesla Nvidia

Apesar de acabar de fechar uma parceria com a Volkswagen em 2018, a Nvidia já mantém um contrato de cooperação com outra montadora: a Tesla.

A parceria entre as duas empresas começou durante o desenvolvimento do Model S e se estendeu até agora.

A Nvidia é a responsável por todo o aparato tecnológico dos modelos da Tesla, como sistema multimídia e cluster de instrumentos digitais. 

A empresa também foi a responsável pela parte de tecnologia do Model X.

Além da Tesla, Volks e Uber, a Nvidia trabalha com mais 320 empresas relacionadas a carros autônomos.

Com o desenvolvimento da tecnologia no mundo automobilístico, carros autônomos estão se tornando cada vez mais populares. Para que possam ser cada vez melhores, softwares mais desenvolvidos precisam ser apresentados e inseridos em veículos com tecnologia autônoma. 

A Nvidia aparece como uma das maiores empresas de solução tecnológica, levando a eficiência na coleta e processamento de dados dos carros autônomos para um outro nível.