Toyota Mirai

Toyota Mirai: o primeiro carro movido a hidrogênio vendido em larga escala

Movido a hidrogênio, o Toyota Mirai é o primeiro carro desse tipo a ser comercializado em larga escala nos Estados Unidos. Com uma tecnologia incrível, o Toyota Mirai se destaca por seu abastecimento super rápido e por não emitir nenhum tipo de poluente na atmosfera, eliminando apenas água em seu escapamento. 

O significado por trás do nome Toyota Mirai 

Toyota Mirai

Mirai significa futuro em japonês.

E é exatamente isso que a Toyota pretende com o carro; transformá-lo no início do futuro dos veículos movidos a hidrogênio. A Toyota foi a montadora que encabeçou esse movimento com o lançamento do Mirai.

Saiba a seguir como funciona um carro movido a hidrogênio, como o Mirai. 

Como funciona um carro movido a hidrogênio 

Toyota Mirai funcionamento

Conhecidos como FCV – fuel cell vehicle – veículos movidos a célula de combustão, os carros movidos a hidrogênio, apesar de usarem esse gás como combustível, contam com uma motorização elétrica.

Os carros movidos a hidrogênio são abastecidos de forma similar aos carros que utilizam combustíveis fósseis.

A grande diferença está no tipo de combustível, hidrogênio, no lugar de gasolina, por exemplo. Além disso, o hidrogênio entra nos tanques do carro de forma muito mais rápida que a gasolina, por ser um gás comprimido.

Ao entrar no carro, o hidrogênio é armazenado em dois tanques. Quando o veículo está em funcionamento, esse gás é levado a um espaço, chamado de pilha. Nesse local, o hidrogênio entra em contato com ar, captado nas grades do para-choque do carro.

O encontro entre o hidrogênio e o ar resulta em uma reação química, que produz corrente elétrica.

Quando o motorista pisa no acelerador, a energia elétrica é enviada ao motor, que por fim, produz energia para o movimento do carro.

Ao final do processo, a única substância que o carro libera é água. Nada de gás carbônico ou qualquer outro poluente.

Para saber mais sobre o funcionamento de carros movidos a hidrogênio e conhecer mais alguns modelos desse tipo de veículo, acesse esse post de nosso blog!

Toyota Mirai em números 

Toyota Mirai 2

O Toyota Mirai representa o primeiro passo na popularização dos veículos movidos a hidrogênio, que saem na frente dos carros elétricos quando o assunto é tempo de abastecimento. 

Confira a seguir as principais especificações técnicas do Toyota Mirai.

Design

O Toyota Mirai é aquele tipo de carro que ao mesmo tempo tem um visual conservador e futurista. Quando visto de lado, o Mirai não surpreende muito, porém, quando visto de frente, a história muda completamente.

O destaque fica por conta de seu para-choque, que conta com grandes grades, que ajudam na captação do ar.

Apesar de ter alguns traços fortes, futuristas em seu design, não é nada tão ousado quanto ao híbrido da mesma montadora, o Prius.

Potência 

Toyota Mirai Potencia

Assim como os carros movidos a eletricidade, o Toyota Mirai conta com um motor elétrico.  

Esse motor tem 151 cavalos de potência – ou 113 kW. Com isso, o carro consegue chegar a uma velocidade máxima de 178 Km/h.

O Toyota Mirai vai de 0 a 100 Km/h em cerca de 9 segundos.

Como se pode perceber, o Mirai conta com uma boa potência, mas carros elétricos, nesse quesito, são muito mais eficientes. Porém, isso não significa que o carro tem performance ruim, pelo contrário. O Mirai não é super potente, mas para uso diário, é uma ótima escolha. 

Abastecimento em 5 minutos!

Para aqueles que não gostam de esperar muito tempo para o carregamento do carro, os movidos a hidrogênio são uma excelente solução. Isso porque eles podem ser abastecidos em praticamente o mesmo tempo que os veículos convencionais.

O Toyota Mirai é abastecido por completo em apenas 5 minutos!

Isso graças ao gás hidrogênio, que é armazenado comprimido nas bombas, e assim, passa para o tanque do carro com muita rapidez.

Além de tudo isso, a Toyota oferece três anos de combustível grátis para donos do Mirai.

Outro ponto importante relacionado ao Mirai é o tipo de substância que ele libera ao produzir energia através do hidrogênio.

O Toyota Mirai produz produz água quando realiza a reação entre hidrogênio e ar. Para dispensar água, basta apertar um botão no painel. Dessa forma, o Mirai também se caracteriza como uma veículo ecologicamente correto.

Estrutura de carregamento ainda é escassa

Apesar de ser um grande avanço, os carros movidos a hidrogênio ainda não se tornaram tão populares.

Isso se deve ao fato de que a estrutura de abastecimento para esse tipo de carro é muito escassa.

Para se ter uma ideia, nos EUA, o Toyota Mirai só é vendido na Califórnia. Isso porque esse é o único lugar que oferece uma quantidade razoável de postos de abastecimento.

No Brasil – que ainda engatinha na estrutura para carros elétricos – a estrutura para carros movidos a hidrogênio é quase inexistente.

Autonomia

O Toyota Mirai conta com dois tanques de armazenamento de hidrogênio em seu interior. Dessa forma, o carro é capaz de estocar uma grande quantidade de combustível, provendo uma ótima autonomia.

O Toyota Mirai pode rodar cerca de 500 Km até que precise ser abastecido novamente.

Segurança

Para manter a segurança de seus passageiros, a Toyota implementou diversos itens tecnológicos no Mirai.

Começando pelos tanques de hidrogênio, que são feitos de fibra de carbono, desenhados especialmente para que não haja nenhum tipo de vazamento.

Em colisões, para prevenir que o hidrogênio vá para outras partes do carro e as danifique, um sensor que trava o fluxo da substância é automaticamente ativado.

Além disso, o carro conta com controle de estabilidade e de tração, airbags, sistema anti-colisão, entre outros.

Preço e disponibilidade 

Toyota Mirai 3

O Toyota Mirai já está sendo vendido em alguns lugares como Europa, Japão e Estados Unidos. Por enquanto, não há previsão da chegada do veículo no Brasil.

O Mirai custa U$ 58 mil, podendo receber um incentivo governamental de U$ 5 mil.

Convertendo em reais, o veículo custaria cerca de R$ 185 mil no Brasil – excluindo taxas e impostosPara saber mais sobre o Toyota Mirai, acesse o site da montadora.

Os carros movidos a hidrogênio representam o futuro do automobilismo. Nesse cenário, o Toyota Mirai aparece como o carro que está abrindo caminhos para que essa tecnologia se popularize e esteja cada vez mais presente ao redor do mundo.

E você, o que achou do Toyota Mirai? Deixe suas impressões nos comentários abaixo!