Concept EQ apresentação

Mercedes Benz Concept EQ

Para quem acompanha o setor automobilístico, é até mesmo uma surpresa que grandes montadoras ainda não estejam investindo pesado em carros elétricos.

Em um setor no qual o nome Elon Musk parece dominante, um outro nome começa a fazer esforços para ter o seu espaço.

Esse nome é talvez o de maior peso na história do automóvel. Estamos falando da Mercedes Benz, uma das grandes responsáveis pela própria invenção do automóvel que agora busca fazer o seu nome também com carros elétricos.

Os planos da montadora para esse setor se iniciam com a criação da submarca EQ, lançada recentemente. É sobre essa submarca que iremos conversar hoje.

Concept EQ apresentação

Afinal, por que EQ?

A escolha do nome pela Mercedes Benz é, no mínimo, curiosa. EQ é uma sigla para “Electric Intelligence”, o que em bom português significa “Inteligência Elétrica”.

É também um trocadilho com IQ (“Intelligence Quotient”), ou QI, em português.

Segundo Dr. Dieter Zetsche, head da Mercedes Benz, a visão futura sobre mobilidade da Mercedes é sustentada por quatro pilares: conectividade, autonomia, compartilhamento e elétrico. A marca EQ seria, portanto, um primeiro passo rumo a essa direção.

Esta marca é materializada no mais novo modelo conceitual da Mercedes, chamado Concept EQ.

Apesar do nome não ser lá dos mais originais, o modelo traz um olhar novo para o mercado automobilístico.

O que o Mercedes Benz Concept EQ traz de novo?

Apresentado no Paris Motor Show 2016, o Concept EQ traz como seu principal ponto forte o… conceito.

Sim, isso mesmo! Apesar da Mercedes Benz já vir investindo em carros elétricos, como na linha de caminhões Urban eTruck, o lançamento do Concept EQ deixa claro que a montadora não quer ficar de lado nesse mercado.

A empresa vem investindo, juntamente com o desenvolvimento do Concept EQ, em sistemas domésticos e públicos para recarga desses veículos.

E não poderia ser diferente: a história da empresa se confunde com a própria história da invenção do automóvel.

Um passo dado pela Mercedes em direção à popularização dos carros elétricos modernos é, sem sombra de dúvida, um marco histórico também.

Arquitetura EVA

Com um design de SUV coupé nitidamente inspirado no Mercedes GLC, o Concept EQ é construído seguindo uma arquitetura desenvolvida especificamente para carros elétricos, chamada EVA (Electric-Vehicle Architecture).

Este tipo de arquitetura permite um modo de construção modular e escalável. Ou seja, a montadora pode expandir o Concept EQ para outros modelos de carro que sejam próximos a um SUV, já tendo a certeza de que irá atender a todos os requisitos de desempenho necessários.

Visual futurista e tecnologia de vanguarda

O Concept EQ exibe também um visual bem futurista, alimentando a sensação de que este é um carro à frente do seu tempo. O apelo à conectividade fortalece ainda mais essa sensação.  

E claro, não se trata apenas de um exterior bonito. O Concept EQ é desenvolvido com componentes em aço, alumínio e compósitos com fibra de carbono.

A utilização de materiais de ponta garante que a eficiência do Concept EQ em termos de design leve, resistência e custo.

O interior também não deixa a desejar. Contando com quatro lugares individuais, o Concept EQ transmite os seus traços tecnológicos através da integração de diversas funcionalidades eletrônicas.

O acabamento em couro claro com detalhes em dourado dá um tom de leveza e claridade ao interior, criando um ambiente digno de um carro vindo do futuro.

Mercedes Concept EQ camuflado

Previsão de lançamento

Apesar de ainda não ter uma data fechada para o lançamento das vendas, espera-se que o Mercedes Benz Concept EQ chegue ao mercado apenas no final de 2019.

Enquanto a data não é divulgada, sugiro que você já faça suas economias. Mesmo que o preço oficial também não tenha sido divulgado, não deve variar muito além de £ 55.000 (equivalente a R$ 260.000, sem impostos e taxas), que consiste no preço de um Mercedes GLC com todos os adicionais de fábrica.

Flagra de modelo andando sob disfarce

Não, não, meu caro. Esta matéria aqui não virou tablóide de fofocas sobre famosos!

Apesar de ainda não estar disponível para vendas, diversas câmeras flagraram o carro elétrico de entrada da Mercedes rodando pelas ruas da Alemanha nos últimos 3 meses.

A notícia ganhou grande repercussão, apesar do modelo ter sido coberto por uma carroceria falsa para não atrair tanta atenção.

Mas sejamos honestos, mesmo disfarçado o Concept EQ é um carro que chama a atenção com o seu design arrojado.

Ou vai me dizer que você também não gostaria de ter a sorte desse rapaz da foto?

Concorrentes para o Concept EQ

Mesmo com todo o ar inovador, o Concept EQ já possui concorrentes de peso nessa categoria.

O modelo I-pace, da Jaguar, já é comercializado atualmente e representaram uma grande barreira à entrada do Concept EQ no mercado, principalmente pelo preço competitivo. Além do I-pace, o mercado conta também com a presença do Audi e-Tron e do consagrado Tesla Model X.

Dentre todos os modelos, o Mercedes Benz Concept EQ apresenta um visual mais coerente com a filosofia de associar carros elétricos com tecnologia e conectividade.

Mas o modelo da Mercedes não reinventou a roda e compartilha alguns aspectos em comum com seus concorrentes, como a utilização de um motor elétrico para cada eixo, assim como o Jaguar I-pace.

De volta para o futuro

Se você o primeiro carro que veio à sua mente quando leu este subtítulo foi um DeLorean, sua ideia está prestes a mudar.

O vídeo de lançamento do Mercedes Benz Concept EQ deixa claro a visão da Mercedes Benz: apostar em um visual futurista para valorizar todos os dispositivos empregados no veículo.

Para ver o vídeo de lançamento do Mercedes Benz Concept EQ no Paris Motor Show, basta clicar aqui. Mercedes Benz Concept EQ

Já existem vários outros vídeos mostrando o desempenho e algumas funcionalidades do novo modelo da Mercedes.

Um dos mais interessantes é este test drive, que deixa bem claro como o Concept EQ oferece uma experiência de direção silenciosa e agradável.

O Mercedes Benz Concept EQ representa um passo certeiro de uma das maiores montadoras rumo ao setor de carros elétricos. Vale a pena esperar e conferir as novidades que o futuro nos aguarda.