O Range Rover híbrido é a nova aposta da Land Rover para o mercado automotivo. Para entrar nesse segmento, a montadora lançou versões híbridas do Range Rover e Range Rover Sport.
Seja a versão comum ou Sport do Range Rover híbrido, o comprador não se decepciona. Além da surpreendente performance e uso de tecnologia de ponta, os dois modelos contam com três modos de direção.
Para provar sua surpreendente potência, o Range Rover híbrido foi submetido a um desafio: subir uma gigante escadaria de uma montanha chinesa. O desafio, é claro, foi cumprido com sucesso.
O Range Rover Sport híbrido subiu 999 degraus em uma escadaria com inclinação de 45º. Esse é um feito inédito realizado por um carro híbrido.
Com o sucesso do desafio, a Land Rover conseguiu atrair os olhares para seus novos carros híbridos.
O que você vai ver aqui:
Range Rover híbrido P400e
Marcado principalmente por sua alta performance, o Range Rover P400e PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle – impressiona em todos os aspectos.
Design
O Range Rover híbrido é mais um dos elegantes e luxuosos SUVs da Land Rover. Por fora, o carro mantém o estilo com formas mais quadradas, marca registrada dos carros da montadora.
Um dos pontos altos no design do Range Rover híbrido é a presença de faróis de Pixel Laser LED.
Cinco vezes mais potentes que faróis de LED comuns, a tecnologia Pixel Laser LED do Range Rover híbrido pode iluminar até meio quilômetro à frente.
Por dentro, o carro mantém o visual elegante, sem abrir mão do conforto. Os bancos do Range Rover híbrido têm aquecimento, além de serem reclináveis e terem função de massagem. Dentro do carro, é possível escolher a iluminação, com 10 opções de cores disponíveis.
Além de tudo isso, há dois displays localizados atrás dos bancos dianteiros e mais uma tela no painel do carro.
Potência
O ponto alto do Range Rover híbrido P400e é sua performance. Por ser híbrido, o carro conta com dois tipos de motorização.
Com um motor de combustão de 300 cavalos de potência e um motor elétrico de 115 cavalos, o Range Rover PHEV pode ir de 0 a 100 Km/h em apenas 6,8 segundos.
O veículo tem 404 cavalos de potência combinada, podendo chegar a uma velocidade máxima de 220 Km/h.
O híbrido da Land Rover pode rodar em três modos de direção: automático, em que os motores elétrico e de combustão são combinados de acordo com as condições de direção; elétrico, em que somente o motor elétrico é usado; e dinâmico, que usa os dois motores o tempo todo para que a potência seja a maior possível.
Bateria e motor elétrico
Diferente de modelos híbridos como o Toyota Prius, o Range Rover P400e é um híbrido plug-in. Isso significa que sua bateria precisa ser carregada em uma tomada ou estação de carregamento.
A bateria do Range Rover híbrido tem um output total de 13 kWh. Com isso, o carro consegue rodar cerca de 51 Km somente com o uso de eletricidade.
Preço e lançamento
O Range Rover PHEV já pode ser reservado através do site da montadora. Para ter uma unidade do carro, é preciso desembolsar £ 86,9 mil, cerca de R$ 392 em conversão direta.
Range Rover Sport híbrido
Além do Range Rover PHEV, a Land Rover também lançou uma versão híbrida do Range Rover Sport. A versão Sport mantém praticamente as mesmas especificações de motorização do outro modelo híbrido.
Design
Como o próprio nome já diz, o Range Rover Sport tem um visual mais esportivo.
Por fora, não percebe-se muita mudança em relação ao Range Rover Sport movido a gasolina. Algumas alterações foram feitas no design da grade do para-choques e nos faróis de LED, que ficaram ainda mais esportivos.
Por dentro, o Range Rover híbrido conta com dois displays de 10 polegadas, além de um cluster digital que mostra informações de condução.
Para que o motorista não se distraia, o Range Rover Sport PHEV conta com a tecnologia head-up display. Esse dispositivo mostra no para-brisa informações como velocidade, por exemplo.
O Range Rover Sport híbrido acomoda 5 pessoas, com um banco modular no porta-malas para mais 2 passageiros.
Quando o assunto é tecnologia, o Range Rover Sport também não decepciona.
O motorista tem acesso a um aplicativo em que pode controlar a temperatura do carro antes mesmo de entrar nele.
Além disso, o motorista pode ter acesso à uma pulseira que funciona como chave. Dessa forma, pode abrir, fechar e ligar o carro sem a necessidade de uma chave.
Com a força visual somada à tecnologia de ponta, o Range Rover Sport híbrido se mostra um forte veículo no mercado de carros híbridos.
Potência
No quesito performance, o modelo Sport se parece muito com o Range Rover híbrido PHEV.
O Range Rover Sport também conta com um motor de combustão turbo 2.0 com 300 cavalos de potência e um motor elétrico com 116 cv.
No total, o carro da Land Rover entrega uma potência combinada de 404 cavalos.
Com aceleração 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos, o Range Rover Sport chega a 220 Km/h.
Por também utilizar um motor elétrico, o Range Rover Sport se mostra um carro ecologicamente correto. Para cada quilômetro percorrido, o carro deixa de emitir 64 gramas de gás carbônico.
Bateria
O Range Rover híbrido esportivo tem uma bateria de íon lítio de 13 kWh. Com o modo de direção elétrico ligado, o carro da Land Rover tem autonomia total de 51 Km.
Além do modo de direção elétrico, o carro também vem com o modo paralelo, em que os dois motores podem ou não ser usados ao mesmo tempo; e com o modo dinâmico, que entrega maior potência.
O tempo de carregamento do Range Rover Sport PHEV é de 2 horas em uma estação de carregamento rápido. Em uma tomada comum, o tempo sobe para 7,5 horas.
O Range Rover Sport híbrido conta com sistema de freio regenerativo, que ajuda no carregamento da bateria.
Preço
O Range Rover Sport híbrido custa 97 mil euros, cerca de R$ 388 mil em conversão direta. Para saber mais sobre o modelo da Land Rover, acesse o site da montadora.
Range Rover híbrido sobe 999 degraus em escadaria na China
O modelo híbrido da Land Rover conseguiu um feito incrível. O Range Rover Sport híbrido subiu uma gigante escadaria de 999 degraus que leva ao Heaven’s Gate – portão do paraíso – em uma montanha na China.
Chamado de “Dragon Challenge”, o desafio teve um percurso total de 11,3 Km.
O Range Rover híbrido subiu a gigante escadaria, que além de ser longa, é sinuosa e tem uma inclinação de 45 graus.
No total, além de subir os 999 degraus, o híbrido passou por 99 curvas. O percurso foi completado em menos de 20 minutos.
Para cumprir o desafio, foi usado o modo dinâmico, em que o carro utiliza os dois motores em sua máxima potência.
Além disso, o carro usou a tecnologia Terrain Response 2. Este é um sistema que otimiza as respostas de direção do carro de acordo com o terreno.
Com o sucesso do desafio, a montadora provou que o Range Rover híbrido pode ser tão potente quanto um carro movido somente a combustíveis fósseis.
Os carros híbridos, além de serem mais acessíveis que os carros elétricos, oferecem muitos benefícios.
Tanto o Range Rover híbrido PHEV quanto o Range Rover Sport são carros híbridos que esbanjam potência, design e muita tecnologia.