Conheça as principais vantagens e desvantagens de um Carro Híbrido

A cada dia surgem novos modelos de carro híbrido, que estão se tornando cada vez mais populares ao redor do mundo. Considerado um meio termo entre os carros elétricos e os de combustão, os modelos híbridos apresentam diversas vantagens e algumas desvantagens.

Neste texto, você conhecerá basicamente como funciona um carro híbrido, além de saber quais os seus benefícios e problemas. 

O que é e como funciona um carro híbrido? 

carro híbrido ford fusion

A maioria das pessoas associa veículos híbridos com o tipo que usa a eletricidade como seu principal combustível alternativo, mas esse, na verdade, é conhecido como carro elétrico.

Um carro híbrido é melhor definido como um veículo que possui um motor que pode alternar entre um combustível fóssil e uma fonte alternativa de combustível, como a elétrica, por exemplo.

Os dois motores podem funcionar em conjunto ou separadamente, de acordo com as condições de direção.

Embora a tecnologia tenha existido desde o início dos anos 1900, somente na última década os híbridos passaram a ter reconhecimento e começaram a ser visados pelas montadoras.

Desde então, o carro híbrido começou a ganhar popularidade nas ruas. Por conta disso, a cada ano, presenciamos a apresentação de diversos modelos, que atendem às mais diversas necessidades do motorista.

Por conta dos benefícios, os quais falaremos logo abaixo, muitas cidades estão mudando seus veículos de transporte público e serviços para carros carros e ônibus híbridos.

Para saber em detalhes sobre o funcionamento dos carros híbridos, acesse esse post de nosso blog!

Aqui estão algumas das vantagens e desvantagens de ter um carro híbrido.

Vantagens de um carro híbrido

1. Redução da emissão de poluentes

Os carros são um dos principais emissores de gases tóxicos, como o gás carbônico, na atmosfera. O problema é que essa poluição contribui para a intensificação do Efeito Estufa. Esse fenômeno intensifica o Aquecimento Global, contribuindo para uma degradação cada vez maior de nosso planeta.

Ao contrário dos carros comuns, os híbridos não emitem tantos poluentes. Isso por conta do uso do motor elétrico, que não emite nenhum tipo de poluição.

Esse benefício também afeta diretamente a todas pessoas, afinal, quanto menos poluição na atmosfera, melhor a qualidade do ar que respiramos.

Dessa forma, o híbrido é um importante aliado na redução da emissão de poluentes e na melhora da qualidade do ar em nível mundial.

2. Diminuição no consumo de combustíveis fósseis 

Com os valores dos combustíveis nas alturas, nada melhor do que economizar na hora de abastecer no posto.

Por utilizar um motor elétrico em conjunto com o de combustão, os carros híbridos acabam rodando mais com menos combustível. Exemplo disso é o Prius, que é considerado o carro mais econômico do Brasil. Para saber mais sobre a eficiência energética do Prius, acesse esse post e confira outras informações no site da Toyota.

carro híbrido toyota prius 2016

Uma das principais vantagens do carro híbrido, a diminuição no consumo de combustível, pode ser comprovada em vários outros aspectos. São eles:

Motor de combustão do carro híbrido é desligado durante engarrafamentos

Uma das maiores dores de cabeça, principalmente para quem vive em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, são os muito frequentes engarrafamentos.

Além de todo estresse, o motorista ainda sai perdendo com o gasto inútil de combustível. Isso porque, nos engarrafamentos, é preciso andar e parar a todo momento. E nessa marcha lenta, o motor fica ligado, gastando combustível.

A vantagem de utilizar um carro híbrido nesses casos é que seu motor de combustão desliga quando identifica esse cenário de anda e para.

E é nesse momento que o motor elétrico entra em cena de forma integral, sendo possível economizar uma grande quantidade de combustível.

Em simples paradas o motor também é desligado

E a economia não para por aí. Não é somente em engarrafamentos que o motor de combustão do híbrido é desligado.

Em simples paradas em semáforos ou em qualquer outra situação em que o carro para de se locomover, o motor é instantâneamente desligado e o elétrico passa a funcionar sozinho.

Essa tecnologia de parada do motor, também chamada de “Auto Start-Stop” está presente nos híbridos como o Ford Fusion Hybrid, Toyota Prius e muitos outros

Carro híbrido é feito de materiais mais leves, economizando combustível

Você pode estar aí pensando: o que o peso do carro tem a ver com economia de gasolina?

Quanto maior o peso de um veículo, mais energia ele precisará para se locomover. Isso significa que um carro mais leve gasta menos combustível pois não precisa de tanta energia para sair do lugar.

Esse é o caso dos híbridos, que são construídos de materiais mais leves, fazendo com que menos energia seja necessária para que possam andar com eficiência.

Por terem motores menores, e consequentemente pesarem menos, se comparados aos carros convencionais, os híbridos saem na frente quando o assunto é eficiência energética.

Diminuição da dependência da gasolina

Você acabou de ver diversos motivos pelos quais é possível comprovar que os modelos de carro híbrido são mais econômicos em relação ao gasto com combustível.

Com essa diminuição da dependência da gasolina – ou álcool -, a tendência é que o valor dos combustíveis diminuía. É a lei da oferta e demanda.

Claro que para que haja uma diminuição significativa no valor do combustível será preciso um número maior de carros híbridos e elétricos nas ruas. Mas qualquer economia, pequena ou grande, já é bem-vinda.

Carro híbrido “ensina” motorista a gastar menos combustível

Alguns carros híbridos vêm com uma tecnologia que “ensina” o motorista a adotar hábitos que auxiliam na economia de combustível. Esses sistemas agem como tutores, mostrando as atitudes que o motorista pode adotar para economizar.

3. Direção mais fácil, suave e silenciosa

Outra grande vantagem do uso de um carro híbrido é sua facilidade e suavidade de direção. Além de serem automáticos, os motores presentes nos híbridos são mais responsivos, tornando a experiência de direção muito mais tranquila.

O silêncio é outra característica que muito agrada em modelos de carro híbrido. Por contar com um motor elétrico, os híbridos são muito mais silenciosos que os veículos normais.

4. Torque imediato

Logo acima vimos que os híbridos têm motor mais responsivo. Isso ocorre porque o torque desses veículos é instantâneo.

Na prática, isso significa que durante uma aceleração, o motor corresponde imediatamente o comando do pedal com sua força total.   

5. Na maioria dos híbridos não é necessário carregar a bateria

Excluindo os plug-ins, nos quais é preciso carregar a bateria em tomadas, os híbridos não precisam ter suas baterias recarregadas.

Graças ao freio regenerativo, que transforma a energia dissipada das frenagens em energia elétrica , as baterias são carregadas automaticamente. 

Dessa forma, só é preciso abastecer o tanque com combustível para que o motor de combustão funcione. Já o motor elétrico tem energia o todo tempo.

6. Bateria com ótima vida útil

O pensamento sobre a duração da vida útil de uma bateria em um carro híbrido ainda aflige muitos possíveis compradores.

As baterias presentes nos carros híbridos têm uma ótima vida útil, podendo durar durante todo o período de uso do carro.

Atualmente, a maioria dos modelos de carro híbrido contam com baterias de NiMH – Níquel Metal Hidreto. Esse tipo de bateria, além de ser mais seguro, é mais durável que a NiCd – Níquel Cádmio. Baterias de íons de lítio também podem ser encontradas em híbridos, como o Lexus CT 200h

carro híbrido lexus ct 200 h branco

7. Carros híbridos tem maior valor de revenda

Quando um carro é comprado, ao sair da concessionária já perde parte de seu valor de revenda. Essa é uma questão importante a se pensar, visto que a maioria das pessoas não mantém o mesmo veículo para a vida toda.

Quando o assunto é valor de revenda, o híbrido sai ganhando. Isso porque sua depreciação no valor é bem menor do que em carros comuns.

Por ainda serem minoria no trânsito, é um pouco mais difícil encontrar híbridos seminovos à venda, fazendo com que seu preço de revenda suba. Além disso, modelos de carro híbrido contam com tecnologia mais soficisticada, também aumentando seu valor.

8. Incentivos fiscais

Com a intenção de aumentar o número de carros híbridos no Brasil, o governo está oferecendo incentivos fiscais. Com esses benefícios, tanto as montadoras e importadoras, quanto os compradores saem ganhando.

As taxas de importação de modelos de carro híbrido foram abaixadas para entre 0 a 7%. Além disso, donos de híbridos têm desconto de 50% no IPVA e são isentos do rodízio de São Paulo.

Os incentivos fiscais do governo brasileiro são bons, mas podem melhorar. Os carros elétricos, por exemplo, não pagam taxa de importação. Com mais incentivos, a chegada de mais modelos de carro híbrido ao Brasil é certa.

9. Carros híbridos usam faixa exclusiva nos EUA

Faixas exclusivas – conhecidas como HOV ou Carpool Lane – são utilizadas nos EUA para que carros com mais de uma pessoa possam transitar, incentivando o uso compartilhado de veículos. A faixa é muito utilizada como escapatória para o terrível trânsito das metrópoles americanas.

A grande novidade é que carros híbridos, mesmo com apenas uma pessoa dentro, também podem utilizar essa faixa exclusiva.

Essa é uma medida do governo para que as pessoas possam se sentir mais propensas a adquirirem um carro híbrido.

Por enquanto esse tipo de faixa mais vazia em que carros híbridos podem andar não existe no Brasil.

Essa seria uma ótima medida a ser tomada em nosso país para que os híbridos possam se tornar mais populares aqui.

10. Vagas de estacionamento para carros híbridos

Além da faixa exclusiva, os Estados Unidos adotou mais uma medida de incentivo ao uso de carros híbridos.

Assim como temos vagas exclusivas para idosos e deficientes, nos EUA há vagas exclusivas para carros híbridos.

Dessa forma, donos de híbridos podem fugir das filas por vagas de estacionamento.

Essa ótima solução também ainda não chegou em nosso país.

A partir de todas essas informações, é possível perceber que comprar um carro híbrido é fazer um investimento que trará retorno através de seus muitos benefícios.

Desvantagens de um carro híbrido

1. Alto custo de manutenção

Por ser um tipo de carro que tem dois motores, além de baterias e outros aparatos tecnológicos e complexos, a manutenção dos híbridos acaba sendo mais cara.

Para que um carro híbrido possa ser consertado corretamente, é necessário que seja manipulado por um especialista de alto conhecimento técnico, por isso o valor da manutenção é mais elevado.

2. Baixa disponibilidade de peças

Carros híbridos ainda são minoria em nosso país. Soma-se a isso o fato de serem importados, criando uma barreira ainda maior.

Dessa forma, por marcarem presença em pouca quantidade no Brasil e serem importados, as peças de reposição de carros híbridos são mais difíceis de encontrar, além de serem muito caras.

Prius Hibrido 6

3. Híbridos são menos potentes que carros de combustão

Por ter sua potência dividida entre dois motores, a performance de um carro híbrido pode ser mais baixa.

O motor de combustão pode até ter um bom desempenho, porém, o motor elétrico é mais fraco, fazendo com que o carro não seja tão veloz assim.

Parte desse problema é a diminuição do tamanho dos motores para que o carro não fique muito pesado.

Diversas montadoras estão trabalhando para que carros híbridos mais potentes sejam produzidos, porém, por enquanto, é muito difícil equiparar um carro convencional com um híbrido. 

carro híbrido prius motor

4. As baterias podem ser perigosas

Baterias armazenam energia elétrica, e por isso, há presença de alta tensão. Caso haja algum acidente e essa bateria seja violada de alguma forma, os passageiros podem ser eletrocutados.

Baterias mais modernas e seguras surgem a cada dia, porém, quando se lida com energia elétrica, há sempre uma preocupação com a segurança das pessoas que estão dentro do carro.

5. A bateria de um carro híbrido pode parar de funcionar a qualquer momento

Apesar de terem uma vida útil longa, é praticamente impossível prever quando a bateria de um carro híbrido vai parar de funcionar. Sem a bateria, o motor elétrico se torna inútil e o carro passa a ter as características de um veículo comum, perdendo os seus benefícios.

Além disso, uma troca de bateria é muito cara. Para trocar bateria de um Prius, por exemplo, o motorista precisará pagar cerca de R$ 10 mil.

Ou seja, a bateria de um híbrido pode parar de funcionar a qualquer momento e o custo de troca é muito alto.

6. Carros híbridos são mais caros

Por serem mais “evoluídos” em termos de motorização, energia e tecnologia, os carros híbridos acabam sendo mais caros que os movidos somente a combustíveis fósseis.

Como vimos anteriormente, os híbridos são muito econômicos, e eventualmente, o alto investimento da compra será pago.

O problema é que esse retorno ocorrerá a longo prazo. Dessa forma, em um primeiro momento, o valor de um híbrido pode ser uma facada, desestimulando a compra.

Colocando na balança, os carros híbridos possuem muito mais vantagens do que desvantagens. O certo é que em qualquer compra haverá prós e contras e serem analisados.

De qualquer forma, por todos os benefícios que oferece, comprar um carro híbrido é comprovadamente um bom negócio a ser feito.

Quer conhecer os modelos de carros híbridos que já estão disponíveis para compra no Brasil? Acesse esse post de nosso blog e conheça todos eles!