Carros elétricos Impostos sobre carros elétricos

Impostos sobre carros elétricos sofrem redução no Brasil

Os impostos sobre carros elétricos são um dos maiores fatores que impedem a popularização desse tipo de veículo no Brasil. Ao adquirir um carro elétrico por aqui, o comprador paga quase 50% em impostos.

Entre os impostos sobre carros elétricos estão o PIS/Cofins (11%), e o ICMS (18% em São Paulo).

Também é preciso somar o IPI, cuja alíquota é uma das maiores para carros elétricos, chegando a 25%.

Há ainda a taxa de importação, que felizmente foi isentada para carros elétricos.

Além disso, ainda é preciso pagar o IPVA anualmente.

Por esses fatores, o Brasil ainda está na lanterna em vendas de carros elétricos. São cerca de 7 mil carros elétricos emplacados no Brasil contra 450 mil na China.

Para contra-atacar essa situação, o Brasil está criando incentivos para que os carros elétricos e híbridos ganhem mais força no país.

Um desses incentivos é o Rota 2030, que prevê a redução do IPI sobre carros elétricos para a até 7%.

O Estado de São Paulo também criou um incentivo, dando 50% de desconto no IPVA para carros elétricos no estado.

Apesar disso, os impostos sobre carros elétrico ainda são muito altos se comparados aos que são aplicados sobre carros de combustão.

Quais são os impostos sobre carros elétricos? 

Impostos sobre carros elétricos

A taxação de carros elétricos no Brasil é constituída principalmente de três impostos: IPI, PIS/Cofins e ICMS.

O IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) é, atualmente, a maior taxa cobrada sobre carros elétricos, sendo sua alíquota de 25%.

Isso significa que um quarto do valor de um carro elétrico é constituído pelo IPI.

Esse valor incide apenas sobre carros elétricos. O Prius, híbrido da Toyota, por exemplo, paga uma alíquota de 13%.

Outros impostos são o PIS/Cofins – com alíquota de cerca de 11% – e o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços), que tem alíquota de 18% em São Paulo. Para cada estado brasileiro, haverá uma taxa de ICMS diferente.

Juntos, esses impostos sobre carros elétricos somam mais de 50%, ou seja, mais da metade do valor pago pelo veículo.

Rota 2030: redução do IPI sobre carros elétricos

Com a aprovação (provisória) do Rota 2030 – programa de desenvolvimento do setor automobilístico criado pelo Governo -, o IPI sobre carros elétricos será reduzido.

Essa redução é apenas uma das medidas do Rota 2030, que também prevê a distribuição de créditos tributários para empresas do setor automobilístico que investirem em Pesquisa e Desenvolvimento.

De acordo com os termos do programa, o IPI será reduzido de 25% para até 7%.

Haverá três faixas de taxação: 7, 11 e 18%. A faixa adotada será determinada de acordo com o peso e eficiência energética de cada modelo.

Com essa redução, o IPI de alguns carros elétricos será menor que o dos veículos de combustão, que pagam a partir de 11%.

Os carros híbridos também foram beneficiados com a redução. Também de acordo com um cálculo, poderá ser cobrado 9, 11 ou 18% de IPI sobre os híbridos.

Para efeitos de comparação, caso o Prius seja beneficiado com a redução do IPI para 7%, seu preço poderá cair de R$ 126 mil para cerca de R$ 118 mil.

Taxa de importação sobre carros elétricos é zerada 

Em 2015, o Governo aprovou uma resolução que zerou a taxa de importação para carros elétricos.

Além dos veículos 100% movidos a eletricidade, os carros híbridos plug-in, como o Golf GTE, e os movidos a hidrogênio, como o Toyota Mirai, também foram beneficiados com a isenção. 

Toyota Mirai

Antes da aprovação da medida, a taxa de importação chegava nos absurdos 35%.

Poucos dias após o anúncio da isenção, já foi possível notar o impacto nos preços. O BMW i3, por exemplo, teve seu preço reduzido de R$ 220 mil para R$ 169 mil!

Para que tenham a isenção do imposto, os carros precisam apresentar uma autonomia de pelo menos 80 Km em uma só carga.

Carros elétricos têm isenção de 50% no IPVA 

Impostos sobre carros elétricos

Outra medida tomada para incentivar popularização dos carros elétricos foi o desconto de 50% em seu IPVA. Porém, o desconto só é válido no estado de São Paulo.

O IPVA, atualmente, tem uma alíquota de 4% sobre o valor venal (de venda) do carro.

Mas em São Paulo, devido ao desconto, os carros elétricos pagam apenas 2% sobre o valor venal.

Para ilustrar o desconto, vamos usar como base o BMW i3 2015. O valor do veículo, segundo a tabela FIPE, é de R$ 165.843.

Em outros estados que não concedem o desconto, o IPVA do veículo sai por cerca de R$ 6,6 mil.

Já em São Paulo, com o desconto, o IPVA do BMW i3 sai por R$ 3,31 mil. 

O desconto também é válido para carros híbridos.

Para saber como funciona o IPVA de carros elétricos e híbridos, acesse esse post de nosso site.

Conclusão: impostos sobre carros elétricos atrapalham sua popularização no Brasil

Com impostos sobre carros elétricos caros, não é de espantar o fato de que o Brasil ainda engatinha nesse segmento automotivo. 

Apesar da redução do IPI e da isenção da taxa de importação, os carros elétricos e híbridos ainda continuam caros para o bolso do brasileiro.

Soma-se a isso a pequena infraestrutura para esses tipos de veículos aqui no Brasil.

Por essas e outras razões, o Brasil ainda tem apenas cerca de 7 mil carros elétricos emplacados, enquanto a china já bateu a marca do 1 milhão e os EUA já tem cerca de 650 mil em suas ruas 

A esperança é uma redução ainda maior desses impostos para que os carros elétricos ganhem um fôlego por aqui.