BMW i3

Add to compare

Disponível também na versão Híbrida, o BMW i3 é um elétrico que já tem expressivas vendas ao redor do globo.

BMW i3 Elétrico tem autonomia de 173 Km com uma carga na bateria, custando R$7,92 a cada 100km.

Resumo das informações do BMW i3

Dados técnicos do carro BMW i3 Elétrico
Potência – Kw/h (Cavalos) 125 kW (168hp)
Autonomia Máx (km)  173 km
Aceleração de 0 a 100Km/h  7,3 seg
Velocidade Máxima 150 km/h
Consumo (wh/km) 158 wh/km
Consumo (R$/100 km) R$ 7,92 para cada 100 km percorridos
Preço para recarregar a bateria (R$) R$ 16,60
Preço em dólar (U$) U$45.445,00
Preço em real – Conversão direta (R$) R$147.696,00
Preço no Brasil considerando impostos e taxas R$437.180,00
Comprimento X Largura X Altura (em metros) 4,01m X 1,77m X 1,6m

O leitor que manja de carros provavelmente conhece a BMW, clássica montadora alemã. Ilustre por seus automóveis sofisticados e de altíssima performance, a BMW revoluciona o m   undo dos meios de transporte desde 1916, ano em que foi fundada. Naquela época, a empresa ainda se dedicava exclusivamente à produção de motores de aviões, antes de se tornar também (e principalmente) um nome renomado e respeitadíssimo do setor automobilístico.

BMW i3 carregando

Todos nós concordamos que a BMW já era bem bacana lááá no início do século XX, certo? Isto não mudou com o tempo. Com um dinheiro em caixa equivalente a dezenas de bilhões de dólares e repetidas aparições em listas da Forbes de marcas mais valiosas, a BMW virou sinônimo de luxo e excelência.

No entanto, será que a tradicional empresa tem gás para acompanhar o ritmo das mudanças que estão sendo realizadas na indústria automobilística? E mais importante: aderir às adaptações que estão sendo feitas em diversas nações para dar uma sobrevida ao nosso maltratado planeta?

BMW não quer ficar para trás

Visto que não é do feitio da empresa ser deixada para trás pela concorrência, a BMW abriu rápido os seus olhos de gavião para o crescente mercado de carros ecológicos, começando a investir massivamente em sua série de elétricos e híbridos.

Ela reconhece a urgência da medida. O mundo se aproxima de uma catástrofe de proporções globais criada pela ação humana, que vem poluindo o meio ambiente por séculos sem fim e, finalmente, começa a se dar conta das consequências de suas ações. Uma empresa com nome limpo na praça, e que o queira manter assim, precisa abrir imediatamente seus olhos para o presente a fim de mudar o futuro.

E há urgência em um sentido mais atual, mais pragmático também: é preciso fazer frente a concorrentes de longa data e novidades extremamente competitivas como a Tesla Motors, cujo foco em inovação ameaça posicioná-la na liderança da “batalha dos elétricos” na Europa e na América.

O jeito para ao mesmo tempo aplicar medidas e tomar direções sustentáveis que visem a redução da poluição, adaptar-se a um mercado novo já altamente competitivo e lidar com uma concorrência muito qualificada só pode ser, resposta óbvia, apostar também em qualificação.

Para os cientistas e engenheiros da BMW, qualidade e tecnologia, que não são exatamente novidades para a montadora, continuam sendo os substantivos mais obrigatórios a ser sublinhados no caderninho mental. É chegada a hora de produzir automóveis de nova geração e será preciso empregar muito esforço empresarial e intelectual.

Uma disposição ainda mais importante quando estamos falando de EVs (electric vehicles), carros que dispõem de uma tecnologia ainda em estado incipiente (embora não chegue a ser experimental). Eles ainda estão no início, no comecinho, no protótipo de seu muito provavelmente longo reinado, que deve se consolidar com a falência e inevitável substituição dos automóveis de combustão por suas contrapartes sustentáveis.

Em outras palavras, a ciência dos elétricos ainda vive diárias descobertas, atualizações e aprimoramentos. O céu é o limite. Em questão de anos, os EVs deverão demonstrar ser capazes de realizar coisas que nem podíamos imaginar.

bmw i8 prata

BMW: uma queridinha dos motoristas

Vale lembrar: 101 anos de existência e a BMW jamais foi jogada pra escanteio pelo mercado, mesmo que seus carros não sejam conhecidos pela acessibilidade financeira em países como o Brasil, por conta principalmente da certificada qualidade de seus produtos.

E também da relevância intocável de seu nome.

É um fenômeno de marca, arriscaria dizer. O desempenho dos motores e o conforto dos veículos são top de linha, sem dúvida, mas seu apelo ultrapassa os méritos técnicos: rola uma espécie de fidelidade à marca um tantinho semelhante ao que ocorre com a Apple no mundo dos eletrônicos. Quase uma forma de confiança ou de elo criada com o cliente, com o intuito de torna-lo um amigo fiel, e algo que transforma a BMW em uma marca bastante especial.

Muito bem. Após esta (re)apresentação da nossa velha amiga, podemos passar ao que importa. Especialmente para o fã brasileiro de carros elétricos e/ou da BMW.

Então: a BMW foi a primeira das montadoras internacionais a lançar um elétrico em território brasileiro! E por enquanto permanece sendo o único!

Uma boa estreia para o nosso mercado. É um excelente EV.

Vamos discorrer um tiquinho sobre o carro em questão. Mas, antes, decidimos comentar também um pouquinho a série de elétricos na qual o veículo (vamos dar logo nome aos bois: o BMW i3) é maior representante.

Série i da BMW

bmw serie i i3 e i8

Série i é a linha exclusiva de carros sustentáveis da BMW. Por enquanto, ela só possui dois modelos: o i3 (elétrico) e o i8 (híbrido). São dois carros que apresentam excelente performance, bonitos e modernos. Inclusive, já falamos um pouco sobre o i8 no artigo em que apresentávamos os modelos híbridos disponíveis para compra no Brasil.

Embora ainda bem reduzida (e desconhecida), a Série i deve alargar nos próximos anos com o fortalecimento do mercado mundial de EVs. Em um futuro breve, é capaz de tornar-se a mais famosa ou até a única da fábrica.

Note-se que não tiramos essas estimativas do vento, nem apostamos em cavalo paraguaio: segundo Harald Krüger, CEO da empresa, a quantidade de carros verdes (isto é, híbridos e elétricos) só tende a aumentar: o cara prometeu 25 verdinhos até 2025 e, destes, 12 serão completamente elétricos. Uma promessa ousadinha, mas não duvidaríamos de sua capacidade empresarial e industrial para cumpri-la. A BMW não se tornou BMW brincando em serviço.

O i3 que o diga. O potente carro sustentável já mereceu recomendações como um dos melhores elétricos do mundo.

Legal, né?

Mas agora você poderia estar se lamentando que essas coisas bacanas só existem no exterior e o modelo que chegou já não é tão moderno e bláblá. Bom, caríssimo leitor, trago uma bela notícia que vai te fazer repensar isso daí: o i3 é vendido no Brasil em versão atualizada!

Conheça o BMW i3: ótimo em todos os sentidos

Para início de conversa, o BMW i3 apareceu no país em 2014. O bichão chegou bem, muito bem. O preço salgado de 230 mil reais, felizmente, caiu para 169 mil reais. Tá bem caro ainda, eu sei. Mas calma que já falamos porque ele vale a pena.

No site da montadora, além de comprar o dito cujo, você pode passar os olhos por alguns dos tópicos e especificações técnicas que vamos resumir aqui.

Bom, outra coisa digna de nota é que o i3 recebeu uma importante atualização: o modelo 2017 surgiu recentemente no cenário automobilístico brasileiro prometendo desbancar a concorrência. Diversas melhorias foram embutidas na nova versão, mas vamos nos ater às principais características apresentadas sem fazer comparações com o modelo antigo.

O BMW i3 é elétrico mesmo?

BMWi3

A bem da verdade, a versão que aportou no Brasil (tanto a de 2014 quanto a de 2017) não é totalmente elétrica. Inclusive, já chegou a ser citada em nosso artigo sobre os carros híbridos brasileiros. A definição é difícil. É que o i3 possui, exclusivamente no Brasil, um ajuste opcional que o joga numa espécie de limbo entre um carro elétrico e um híbrido: o pequeno motor de combustão que serve para alimentar de modo auxiliar as baterias do carro e estender sua autonomia. É pequeno mesmo este motor: o tanque de gasolina tem apenas 9 litros.

Mas pela autonomia das baterias e pelo fato de que, fora esse acréscimo meramente acessório, o i3 brasileiro é praticamente idêntico ao carro 100% elétrico, podemos sem peso na consciência considerá-lo um EV para os fins deste artigo.

Enfim, o que é que o i3 tem?

  • Poder: com 170 cavalos de potência no motor e atingindo aceleração de 100km/h em 8 segundos, o carro não faz feio no quesito desempenho. A tração perfeita, marca da BMW, deixa o carro extremamente equilibrado e agradável de dirigir. O conjunto da obra demonstra excelente rendimento.

A bateria de 33 KWh (anteriormente 22KWh) apresenta autonomia de 184 km, o que o torna um elétrico especialmente confiável para viagens um pouco mais longas.

Carros elétricos costumam ter seu desempenho em estradas questionado, visto que até recentemente as baterias tinham autonomia muito reduzida e o tempo de carregamento era ridiculamente longo. Além disso, críticos costumavam associar o tempo de recarga à potência da bateria: isto está mudando com baterias cada vez mais avançadas e modernas sendo recarregadas em menor tempo, o que comentaremos no tópico abaixo.

Por fim, ressaltamos que há uma leve diferença de performance entre o 100% elétrico e o modelo brasileiro (o que conta com o pequeno motor de combustão dando suporte ao elétrico), sendo a deste último um pouco inferior. Não é nada muito decisivo, mas é uma nota de rodapé útil.

  • Praticidade: Carros elétricos costumam ter seu desempenho em estradas questionado, visto que até recentemente as baterias tinham autonomia muito reduzida e o tempo de carregamento era ridiculamente longo. Além disso, críticos costumavam associar o tempo de recarga à potência da bateria: isto está mudando com baterias cada vez mais avançadas e modernas sendo recarregadas em menor tempo.

Sabe a absurda quantidade de tempo (8, 9 horas) que as baterias de carros elétricos demandavam para recarregar inteiramente? É hora de dar adeus ao longo tempo de espera. O BMW i3 é prova disso: cerca de 4,5 horas de recarga. Mesmo prometendo que não faríamos comparações com a versão anterior, neste caso é realmente preciso ressaltar que o desempenho da recarga melhorou em uma hora! A cada mês que passa, os EVs vão incrementando sua autonomia e a eficiência da recarga de suas baterias. É impressionante. 

Se falamos de praticidade no sentido amplo, o i3 certamente manda bem neste quesito. Inclusive já nasceu mandando bem: compartilha das vantagens de outros carros elétricos como a quase extinção das visitas às oficinas e a desnecessidade de parar em postos de gasolina para abastecer. Qualquer carro elétrico já é mais prático do que um convencional! O grande diferencial é que o i3 é muito prático entre os elétricos. Não é pouca coisa.

O número de vagas especiais e postos de carregamento para elétricos com certeza vêm crescendo. Em breve será comum encontra-los não apenas em shoppings de alto padrão nas capitais mais ricas do sudeste, mas também em todo o Brasil. Assim, você poderá estacionar seu carro, resolver seus compromissos e voltar para o confortável assento de motorista com o veículo carregadinho e pronto para pegar a estrada.

  • Conforto e beleza: Se você vem lendo nosso site com atenção, não será preciso repetir as vantagens de um carro elétrico sobre um convencional, como maior segurança, silêncio, velocidade de reação, frenagem, torque, durabilidade, etc.

BMW i3 interior

Pode-se afirmar que quanto ao padrão de conforto é sempre a mesma superioridade dos EVs: os fabricantes usam o tempo considerável que gastariam em um convencional acrescentando uma multidão de peças ao carro para otimizar e aperfeiçoar a experiência do motorista de um elétrico em todos os aspectos.

Como a gigantesca maioria dos carros da BMW, este elétrico conta com: opções de conectividade, GPS, airbags, sistema de refrigeração avançado, cabine e bancos confortáveis. O veículo lembra um pouco o design futurista de uma nave, no que ele é bastante similar ao Model S ou Toyota Prius. Ainda por cima utilizando materiais recicláveis em parte de sua estrutura, o i3 é crush ideal de qualquer romântico(a): lindo por fora e por dentro.

Quer mais conforto? Nada melhor que segurança.

O i3 também conta com seis airbags e um assistente anti-colisão inteligente, tornando sua experiência no trânsito menos estressante e mais segura para você, sua família e seus amigos. Para cortar um pouco o discurso de vendedor, é verdade que o carro é muito bom neste quesito. Contudo, há controvérsias se sua segurança é das melhores em comparação a outros elétricos. De qualquer modo, ainda é muito mais seguro que esses convencionais da vida.

  • Sustentabilidade: basta uma olhada na carroceria de um i3 e você sabe que o carro não é brincadeira. Mas a BMW não leva a sério somente a satisfação do consumidor com a eficiência de seu produto (isto é, quesitos como bateria, autonomia, conforto, segurança): ela está começando a pesar os impactos que a indústria automobilística é capaz de causar, para o bem e para o mal, ao meio ambiente.

bmw i3 prata

Para conter a emissão de gases poluentes, o i3 é uma opção ecologicamente responsável por parte da montadora e de seus eventuais motoristas. Lembremos, ainda assim, que o i3 brasileiro polui um pouquinho (números insignificantes em relação a convencionais). Isto é devido ao uso do pequeno motor de combustão.

Pelo menos neste caso o motorzinho poluente é ocupante de um lugar verdadeiramente secundário e até opcional, ao contrário do que ocorre na maioria dos híbridos: é característica do híbrido que o motor de combustão seja tão importante quanto a bateria. Às vezes são até interdependentes.

Um motivo a mais para considerar o i3 um legítimo elétrico.

BMW i3S: a versão sport

BMW i3

Se o i3 2017 já fez importantes atualizações em relação ao modelo de 2013, a BMW anunciou que não vai parar por aí.

O BMW i3s, versão mais esportiva, estreou no Salão de Frankfurt em setembro. Já surgiu com imponentes 190 cavalos de potência e torque de 27,5kgfm. Força consideravelmente superior à do i3 comum. Especificações técnicas para ninguém botar defeito.

Interessante que, assim como o BMW i3, o modelo s tem a opção do pequeno motor de combustão. Utilizando-o junto à bateria, o carro se revela capaz de uma incrível autonomia de cerca de 330 km. É a maior autonomia apresentada por uma bateria da BMW até agora.

Por ser uma versão esportiva, o i3s inevitavelmente teve de ganhar um design externo mais impactante. Seus pneus têm maior diâmetro e suspensão foi rebaixada em 1cm. Além de tudo, o carro tem um visual cativante. E se bobear é mais bonito por dentro.

Segundo a própria BMW, a performance do i3s é em geral 40% superior à do i3 comum. São estatísticas extremamente promissoras que devem revelar, na prática, um dos melhores elétricos do mundo.

Estamos loucos para descobrir ainda mais sobre o carro e torcemos, claro, para que seja um grande sucesso.

Pensando um pouquinho à frente, o que será que um BMW i3s 2019 fará? Eu já disse isso antes neste texto, mas preciso repetir: o céu é o limite. E talvez nem o céu. Se um dia for possível, a humanidade vai dar um jeito de projetar carros voadores. E sabe quem vai estar lá? A BMW. Voando no passado e voando no futuro. Desde 1916.

Seria bonito.

Bom, utopias futuristas à parte, a realidade é que a BMW não parecer sofre nenhuma ameaça ao seu posto como uma das líderes de mercado. Empresas caem, empresas surgem, a BMW continua sólida, produzindo maravilhas como o i3s e o i8. Além de marca famosa e admirada, está repleta de funcionários competentes em todas as suas divisões.

Nós temos certeza de que a empresa, aos 101 anos de idade, é ainda muito jovem. Em todos os sentidos, a BMW ainda tem muita estrada pela frente.

E vai lá tentar entender mais de estrada do que ela, amigo.

Potência
125 KWh
168 HP (cavalos)
Autonomia
173 Km
Aceleração 0 a 100Km/h
7,3 segundos
Velocidade Máxima
150 Km/h
Consumo
158 Wh/Km
Consumo (custo por Km)
R$ 0,08
Custo para recarregar a bateria
R$ 16,60
Preço em Dólares
U$ 45.445,00
Preço em R$ – Conversão direta
R$ 147.696,25
Preço no Brasil considerando impostos e taxas
R$ 437.180,90
Dimensões
4.01m X 1.77m X 1.6m

Seja o primeiro a saber das novidades!

Login/Register access is temporary disabled
Compare items
  • Total (0)
Compare
0