A Electrify America é uma empresa subsidiária da Volkswagen criada com intuito de realizar investimentos em infraestrutura para carros elétricos e fazer campanhas de conscientização sobre os benefícios dos veículos “verdes”.
A subsidiária foi fundada como parte de um acordo após a Volks falsificar resultados de testes de emissão de poluentes, escândalo apelidado de Dieselgate.
Um investimento de US$ 2 bilhões foi feito para que a Electrify America pudesse realizar as obras de infraestrutura e campanhas de conscientização.
Em sua primeira fase, a intenção da subsidiária é implantar 2,8 mil carregadores para carros elétricos em todo os Estados Unidos.
Para isso, a Electrify fechou parceria com o Walmart e pretende, até o fim de 2019, construir mais 180 eletropostos nas lojas Walmart.
Além das obras de infraestrutura, a Electrify America também lançou um comercial que compara um carro a combustão com um carro elétrico – o Chevy Bolt.
O objetivo do comercial é mostrar que carros elétricos são mais divertidos de dirigir, além de estarem mais acessíveis agora.
O investimento em infraestrutura e campanhas será feito até 2027.
O que você vai ver aqui:
Electrify America recebe investimento bilionário
Com sede em Reston, Virginia, a Electrify America recebeu da Volkswagen um investimento de US$ 2 bilhões – cerca de R$ 8 bilhões em conversão direta.
A empresa foi criada em um acordo com o Conselho de Recursos do Ar da Califórnia (CARB – sigla em inglês), e com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), após o escândalo Dieselgate – falsificação de testes de emissão de poluentes em veículos movidos a diesel – ocorrido em 2015.
O investimento bilionário da Volkswagen será dividido em fases, com duração total de 10 anos.
Do valor total, US$ 1,2 bilhões serão usados para obras de infraestrutura e campanhas de conscientização em todo o país.
Os outros US$ 800 mil serão usados somente na Califórnia, o maior mercado de elétricos dos EUA.
Fase 1: implementação de carregadores de carro elétrico
A Electrify America já está realizando sua primeira fase de atuação, com data de encerramento prevista para junho de 2019.
No total, a Electrify America pretende implementar cerca de 2,8 mil carregadores por todo o país.
Para a execução do projeto, a empresa fechou parceria com a Greenlots. Ela fornecerá a plataforma SKY, usada para o gerenciamento da rede nacional de carregadores.
Nosso objetivo é construir a mais avançada rede de carregadores de alta potência dos EUA.”, declarou Mark MacNabb, CEO da Electrify America
A empresa colocará carregadores com potência de 150 kW em 17 áreas metropolitanas. Algumas delas são Nova Iorque, Washington D.C, Chicago, Houston.
Eles ficarão localizados em comércios, como shoppings e restaurantes, e em condomínios residenciais. Sua potência permitirá um carregamento do equivalente a até 40 Km em uma hora.
Além disso, serão implantadas estações de carregamento rápido nas estradas, com potência de até 350 kW.
Usando essas estações, os veículos poderão ter 80% de carga em 30 minutos a 1 hora.
Já é possível ver diversas estações de carregamento da Tesla – Supercharger – pelas estradas dos EUA. Porém, elas só podem ser usadas por donos de modelos da empresa.
Com os carregadores da Electrify, o carregamento de carros elétricos se tornará mais democrático.
Fase 1: campanhas de conscientização
Segundo a Electrify America, menos de 50% dos americanos já ouviram falar de carros que não emitem poluentes.
Além disso, menos de 34% da população americana já pesquisou sobre carros elétricos.
Devido a esse baixo conhecimento sobre veículos elétricos, a Electrify America está destinando parte do investimento da fase 1 para a realização de campanhas de conscientização, direcionadas a compradores de carros.
Para isso, a empresa está conduzindo pesquisas que categorizam esses compradores. Ela está dividindo os entrevistados partir do que cada um quer, precisa, e do que não quer em um carro. A Electrify também está pesquisando qual meio de comunicação cada comprador prefere (rádio, televisão, redes sociais, etc.).
Com base nesse estudo, a subsidiária da Volks está desenvolvendo campanhas, eventos, que podem gerar interesse pelos carros elétricos.
Electrify fecha parceria com Walmart para construir eletropostos
Atualmente na segunda fase de atuação – de julho de 2019 a dezembro de 2021- , a subsidiária da Volkswagen fechou parceria com o Walmart.
A parceria visa a construção de pelo menos mais 180 eletropostos pelos Estados Unidos. Eles ficarão localizados nos estacionamentos de unidades do Walmart.
A empresa já conta com mais de 100 estações em Walmarts de 34 estados dos EUA, localizados principalmente nas costas leste e oeste. Mas agora o objetivo é cobrir os estados localizados mais ao centro dos EUA.
Os carregadores rápidos da Electrify America tem potência para carregar o equivalente a 32 km de autonomia por minuto.
A nova fase de atuação da subsidiária conta com um investimento de US$ 153 milhões. Parte desse dinheiro será destinado para a construção de carregadores em áreas próximas ao metrô.
Além disso, a subsidiária do Volkswagen destinará parte do investimento para o carregamento de ônibus elétricos e em campanhas de conscientização.
Electrify America lança comercial de conscientização sobre carros elétricos
Um dos primeiros esforços na área de campanhas foi o lançamento de um comercial, apelidado de “Os JetStones”. O comercial faz parte da campanha “Plug into the present“, ou, em português “Plugue no presente.”
O nome faz alusão a dois desenhos animados muito famosos: Os Jetsons e Os FlintStones.
No início, o comercial mostra dois carros na cor laranja; um a combustão e outro elétrico. Quando o carro a combustão aparece no comercial, é tocada a música-tema dos Flintstones – desenho ambientado na idade da pedra.
Logo depois, aparece o carro elétrico – um Chevrolet Bolt – e a música dos Jetsons toca. Este cartoon, em oposição aos Flintstones, é ambientado no futuro.
Com a utilização dos dois desenhos, o comercial mostra que os carros a combustão são passado. E os elétricos fazem parte do presente.
Carros elétricos não são algo do futuro, eles estão aqui e agora, e são mais acessíveis do que muitas pessoas pensam.”, declarou Richard Steinberg, diretor sênior da Electrify.
Em seguida, os dois carros param, um ao lado do outro, em um semáforo. Quando o sinal abre, o Chevy Bolt arranca na hora, deixando o carro comum para trás.
Com aceleração instantânea, carros elétricos são mais divertidos de dirigir e estão mais acessíveis do que nunca. Os carros elétricos já estão aqui.”
Além do Chevy Bolt, pode-se ver no comercial a presença de outros carros elétricos, como o Nissan Leaf, BMW i3, Honda Clarity, Hyundai Ioniq e Volkswagen e-Golf.
Comercial da Electrify America é apenas um – ótimo – começo
A campanha ‘Os JetStones’ é apenas o começo do nosso trabalho em educar e mostrar que veículos elétricos oferecem uma gama completa de recursos que os clientes esperam (…)”
O comercial faz parte do investimento de US$ 45 milhões, destinados a campanhas de conscientização.
Em entrevista ao Reuters, Richard declarou:
Com essa campanha, estamos tentando dizer que carros elétricos são divertidos de dirigir, têm ótima autonomia, e a disponibilidade de carregamento deles é maior do que as pessoas sabem.”
Você acha que a Volkswagen deveria investir com a Electrify America aqui no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!