O novo BMW i3 2019 é o carro elétrico que chega ao Brasil com visual repaginado, maior autonomia e potência.
Vendido em três versões – REX, REX Connected e REX Full – o i3 traz um motor elétrico de 170 cavalos, chegando a 150 Km/h.
Com a ajuda de um pequeno motor a combustão responsável de gerar energia extra para as baterias, o BMW i3 pode chegar a 385 Km de autonomia, custando pouco mais de R$ 13 para recarregar.
Os novos modelos já estão disponíveis para compra nas concessionárias da BMW. O valor vai de R$ 199.950 a R$ 239.950.
Confira todas as informações sobre o carro elétrico da BMW que já pode ser comprado no Brasil!
Série i: BMW i3 e i8 são carros potentes e ecológicos
Série i é a linha exclusiva de carros sustentáveis da BMW. Por enquanto, ela só possui dois modelos: o i3 (elétrico) e o i8 (híbrido). São dois carros que apresentam excelente performance, bonitos e modernos.
Inclusive, já falamos um pouco sobre o i8 no artigo em que apresentávamos os modelos híbridos disponíveis para compra no Brasil.
Embora ainda bem reduzida (e desconhecida), a Série i deve alargar nos próximos anos com o fortalecimento do mercado mundial de EVs. Em um futuro breve, é capaz de tornar-se a mais famosa ou até a única da fábrica.
Note-se que não tiramos essas estimativas do vento, nem apostamos em cavalo paraguaio.
Segundo Harald Krüger, CEO da empresa, a quantidade de carros verdes (isto é, híbridos e elétricos) só tende a aumentar: o cara prometeu 25 verdinhos até 2025 e, destes, 12 serão completamente elétricos.
Uma promessa ousadinha, mas não duvidaríamos de sua capacidade empresarial e industrial para cumpri-la. A BMW não se tornou BMW brincando em serviço.
O i3 que o diga. O potente carro sustentável já mereceu recomendações como um dos melhores elétricos do mundo. Legal, né?
Mas agora você poderia estar se lamentando que essas coisas bacanas só existem no exterior e o modelo que chegou já não é tão moderno e bláblá.
Bom, caríssimo leitor, trago uma bela notícia que vai te fazer repensar isso daí: o i3 é vendido no Brasil em versão atualizada! Conheça, a seguir tudo sobre o elétrico da BMW!
Conheça o BMW i3: ótimo em todos os sentidos
Para início de conversa, o BMW i3 apareceu no país em 2014. O bichão chegou bem, muito bem.
O preço salgado de 230 mil reais, felizmente, caiu para 199 mil. Tá bem caro ainda, eu sei. Mas calma que já falamos porque ele vale a pena.
No site da montadora, além de comprar o dito cujo, você pode passar os olhos por alguns dos tópicos e especificações técnicas que vamos resumir aqui.
Outra coisa digna de nota é que o i3 recebeu uma importante atualização: o modelo 2019 surgiu recentemente no cenário automobilístico brasileiro prometendo desbancar a concorrência.
i3 2019 ganha modificações no design
Apesar de continuar com a mesma essência em seu design, o novo BMW i3 ganhou algumas modificações.
Uma delas pode ser notada no para-choque dianteiro, com uma marcação mais forte. Os novos faróis em LED também ganharam modificações, passando a um formato mais geométrico.
Houve alterações na parte traseira do carro, que ficou mais robusta. Na tampa do porta-malas, também é possível notar as novas inscrições “i3” e “eDrive”.
O carro conta com porta-mas de 260 L de capacidade. As dimensões do veículo foram mantidas: 4,01 m de comprimento x 1,77 m de largura x 1,59 m de altura x 2,57 m entre-eixos.
Todas essas características estão presentes nas três versões do BMW i3. O que as diferencia são os itens de série.
O BMW i3 REX conta com itens básicos, como ar condicionado, painel digital, carregamento rápido DC e AC, Airbags duplos frontais, laterais dianteiros e de cortina dianteiros e traseiros.
A versão REX Connected vem com os adicionais tecla multi-funções no volante, ar automático digital, sistema de navegação e preparação para Apple CarPlay.
Intermediária, a versão REX Connected ainda conta com recursos como BMW ConnectedDrive, câmera de ré, sensor de estacionamento, sensor de chuva e assistente de estacionamento.
Mais completa, a versão REX Full conta com piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, assistente de mudança de faixa e acabamento interno Andesite Silver, além de todos os outros itens.
O BMW i3 é elétrico mesmo?
A bem da verdade, a versão que aportou no Brasil (tanto a de 2014 quanto a atual) não é totalmente elétrica.
Inclusive, já chegou a ser citada em nosso artigo sobre os carros híbridos brasileiros. A definição é difícil.
O i3 possui, exclusivamente no Brasil, um ajuste opcional que o joga numa espécie de limbo entre um carro elétrico e um híbrido:
O pequeno motor de combustão que serve para alimentar as baterias do carro e estender sua autonomia. É pequeno mesmo este motor: o tanque de gasolina tem apenas 9 litros.
Mas pela autonomia das baterias e pelo fato de que, fora esse acréscimo meramente acessório, o i3 brasileiro é praticamente idêntico ao carro 100% elétrico, podemos sem peso na consciência considerá-lo um EV.
BMW i3 pode chegar a 100 Km/h em 8 segundos
O BMW i3 conta com um motor elétrico que oferece 170 cavalos de potência entre 4.500 e 5.000 rpm. O torque é de 25,4 kgfm. O câmbio é automático CVT e tração do carro é traseira.
Com o sistema de tração eDrive 100% elétrico, o carro pode ir de 0 a 100 Km em apenas 8,1 segundos. Tudo isso com torque imediato, podendo chegar a 150 Km/h.
Geração 2019 do i3 ganha maior autonomia
O novo BMW i3 2019 ganhou uma bateria com quase o dobro de capacidade, se comparado a sua primeira versão. De 22,6 kWh, a bateria do novo modelo chega com 42,2 kWh.
Com a nova capacidade de armazenamento de energia, o i3 passa a entregar até 180 Km de autonomia sem emitir um grama de CO2.
Mas é possível estender o alcance do carro com o uso do REX. Este é o sistema que utiliza o pequeno motor a combustão de 647 cm³ para gerar mais energia para o veículo.
Quando o nível de carga do carro está baixo, o REX é ativado automaticamente, aumentando a autonomia em até 150 Km.
Então, no total, o veículo consegue rodar cerca de 385 Km – considerando o ciclo NEDC. O consumo de energia do elétrico da BMW é de até 13,6 kWh/100 km.
O valor gasto para carregar o carro por completo sai por pouco mais de R$ 13.
Carro elétrico da BMW ganha 100 Km de autonomia em menos de 30 minutos
O BMW i3 pode ser carregado em casa ou na estrada. Fora de casa, em um eletroposto CA, o carro pode carregar o equivalente a 100 Km em 1h 42m.
Em um carregador rápido CC, o veículo elétrico da BMW pode ter o equivalente a 100 Km de autonomia em apenas 24 minutos.
Em 2018, a BMW, juntamente com a EDP, criou uma “Ponte elétrica”, com carregadores entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Em casa, é possível carregar 80% da bateria em uma tomada 230 V em menos de 10 horas.
Com o i Wallbox, carregador doméstico da montadora, o carro tem 100% de carga em pouco mais de 3 horas.
Preço do BMW i3
O BMW i3 está disponível em três versões diferentes. Mais básica, a versão REX sai por R$ 199.950. Enquanto isso, o modelo intermediário, REX Connected, sai por 211,950.
A versão mais completa, REX Full, custa 239.950. Para saber mais sobre o BMW i3, acesse o site da montadora.
Com o i3, a BMW marca sua entrada no mercado brasileiro de elétricos. A empresa, recentemente, inaugurou a Academia BMW, centro profissionalizante na área de carros elétricos e híbridos.
Além do BMW i3 e i8, a montadora também lançou, durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2018, o Série 5 híbrido no Brasil por R$ 320 mil.
Primeiro elétrico a chegar no Brasil, o BMW i3 começa a ganhar novos concorrentes elétricos a partir de 2019. Conheça todos os modelos de carro elétrico vendidos no Brasil em 2019!
Resumo das informações do BMW i3
Dados técnicos do carro | BMW i3 Elétrico |
Potência – Kw/h (Cavalos) | 125 kW (170 cv) |
Aceleração de 0 a 100 Km/h | 8,1 seg |
Velocidade Máxima | 150 km/h |
Autonomia Máx (km) | 385 Km (NEDC) |
Consumo (kWh/km) | 13,6 kWh/100 Km |
Valor recarga | R$ 13 |
Preço BMW i3 REX | R$ 199.950 |
Preço BMW i3 REX Connected | R$ 211.950 |
Preço BMW i3 Full | R$ 239.950 |
Comprimento X Largura X Altura (em metros) | 4,01 m X 1,77 m X 1,59 m |