bmw serie i i3 e i8

BMW Serie i: BMWs elétricos já vendidos no Brasil

A BMW lançou nos últimos sete anos a sua linha de veículos elétricos e híbridos para fazer frente a montadoras como a Tesla. Alguns destes modelos da BMW Serie i já estão disponíveis no Brasil para fácil aquisição (caso você tenha o dinheiro, claro): o i3 e o i8.

Um pouco da história da BMW

BMW, que significa Bayerisch Motoren Werke (Fábrica de Motores da Baviera), é uma empresa de origem alemã. É muito conhecida por fabricar automóveis e motocicletas de alta performance.

Suas principais atividades é desenvolve é fabricar e comercializar produtos de suas marcas premium, que envolve também sua subsidiária a Rolls-Royce. As ambições da montadora não começaram com carros esportivos e motocicletas de alto desempenho. A empresa foi fundada para construir motores de aviões, durante a segunda guerra mundial. Por isso o logo da empresa é um círculo cortado em quatro quadrantes, remetendo a uma hélice de quatro pás.

Apesar da origem na aviação, os planos da BMW estão cada vez mais focados no futuro dos veículos elétricos. Os carros elétricos fazem parte de um pequeno segmento de meios de transporte que não emitem quaisquer gases durante sua locomoção. A razão por liberarem zero emissões é porque são movidos 100% pela eletricidade e não a partir da queima da gasolina, como veículos a combustão e veículos híbridos.

Origem nos elétricos

A ideia de construir veículos elétricos surgiu em 1828, mas o primeiro modelo elétrico foi oficialmente lançado no ano de 1835. Depois de tantos esforços, a BMW decidiu voltar em investir em seus projetos de veículos movidos a eletricidade. No final de novembro em 2013 a fabricante apresentou seu veículo com zero emissões: BMW i3. Com uma única carga o BMW i3 tem uma autonomia que pode alcançar 130 Km no modelo comu, mas que pode chegar à marca de 240 km com a opção de extensor de autonomia (REx).

O último modelo de Carro Elétrico lançado pela BMW foi um superesportivo: BMW i8. Ele representa um carro moderno e ao mesmo tempo sustentável. O BMW i8 é considerado um carro hibrido, que seria uma combinação de um motor elétrico com um potente motor a gasolina funcionando em conjunto.

Carros elétricos em alta no Brasil

A fabricante alemã está desde dezembro de 2013 vendendo carros da linha i na Europa, estados e Japão. Agora a bola da vez foi o Brasil. As vendas dos carros estão disponíveis apenas nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Joinville.

Depois de iniciar as vendas no nosso país, desde 2011 foram vendidos mais de 5,9 mil carros elétricos e híbridos no Brasil. O híbrido Toyota Prius, que custa R$ 120 mil, representou aproximadamente 79% das vendas da categoria em 2017, tendo vendido mais de 1.600 só durante o ano de 2017. Quase que o dobro de 2016.

BMW Serie i

A Serie i foi lançada em 2011 com intuito de desenvolver automóveis elétricos para um ambiente urbano e ecológico. A estratégia inicial era a produção da série i3, destinada para públicos do varejo. A primeira apresentação aconteceu para o mercado europeu, em novembro de 2013. A entrega das primeiras unidades do BMW i3 ocorreu na Alemanha..

E durante 2017, a BMW começou a comercializar o BMW i3 e BMW i8 em mais de 50 países, chegando à marca de 65 mil unidades vendidas.

BMW Serie i: especificações técnicas

BMW i3

bmw i3 prata

BMW i3 120 Ah conta com um motor de propulsão elétrica ligado a uma bateria de íons e lítio com alta capacidade.

Ele conta também com um motor a combustão de 2 cilindros que gera 650 cc e 34hp.

A função desse motor não é de mover as rodas, e, sim, de recarregar a bateria quando está com uma carga muito baixa, e está presente apenas na versão Rex Full.

Uma única carga pode fazer o carro andar o equivalente 290 quilômetros.

Na versão Rex Full, com motor extensor, o carro pode chegar a 440 km de alcance.

A nova geração 2020 do BMW i3 já está em pré-venda nas concessionárias brasileiras. 

BMW i8

bmw i8 prata

O i8 é um carro hibrido que contém alumínios e fibras de carbono tanto no exterior como interior do carro, sendo estas as principais características do i8. Rodando com os dois motores a uma potência de 357 cavalos, consegue atingir 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Você pode ter um desses sob encomenda pelo preço de R$ 799.950.

Os Modelos BMW i3 e BMW i8, terão um acessório chamado BMW i Wallbox para serem carregados durante 3 horas. As estações de carregamento serão vendidas através das autorizadas da BMW Serie i do brasil

BMW i3s: a versão Sport está disponível

BMW i3 de cara nova: sua nova versão esportiva foi revelada neste ano de 2017 no salão de Frankfurt. O mais novo BMW i3S está programado para iniciar as vendas somente para 2018. O esportivo está entregando 40% mais potência que o i3 padrão diz BMW. Apesar de a carga da bateria continuar a mesma do modelo anterior, ele tem de diferente as novas suspensões esportivas e o novo para-choque mais agressivo na dianteira e na traseira.

A versão 2018 conta com novos dispositivos eletrônicos: aviso de colisão, detecção de pedestre e um sistema que estaciona o carro automaticamente quando acionado.