Carro elétrico 2019 - Guia definitivo

Carro elétrico Brasil 2021! – Guia definitivo e modelos disponíveis por aqui!

O mercado de carro elétrico Brasil está crescendo, se tornando mais popular por que justamente são modelos econômicos. Não prejudicam o meio ambiente e conservam toda a potência dos modelos convencionais. Devido a isso, várias montadoras começaram a voltar seus investimentos nos modelos de carro elétrico, para a produção desse tipo de veículo moderno e sustentável. A partir de então, nesse texto você entenderá como funciona um carro elétrico, bem como a diferença entre um carro híbrido e um elétrico. Além de que iremos listar os modelos de carro elétrico disponíveis no mercado do território nacional.

Como funciona um carro elétrico?

Tesla Model 3 teste de colisão Primeiramente, precisamos entender como funciona um carro elétrico Brasil e os motivos dele fazer tanto sucesso. De fato, a denominação do carro elétrico vem por conta de seu funcionamento. Portanto, como o próprio nome indica, eles são movidos a energia elétrica. Ou seja, ao se movimentarem, eles não emitem nenhum gás poluente, uma vez que o motor não funciona a partir da queima de combustível. Para tanto, o carro elétrico funciona com um motor diferente. A bateria armazena a energia que alimenta o motor. Diante disso, a eletricidade faz com que o carro entre em movimento. Veja a seguir os principais componentes de um veículo movido a energia elétrica.

Motor Elétrico

Como em qualquer outro carro, é necessário um motor para que ele funcione. No carro elétrico não é diferente, exceto pelo fato de que o motor não é de combustão, mas elétrico. Além disso, quase todo motor elétrico se liga a um freio regenerativo, ou seja, a energia de frenagem do veículo também pode ser utilizada para recarregar as baterias que movem o motor. Agora falando um pouco sobre o funcionamento de motores elétrico. Em resumo, um tipo deles é o de indução, também bastante utilizado pelos carros elétricos fabricados pela Tesla. Certamente, esse tipo de motor se diferencia dos demais, uma vez que funciona a partir de um campo magnético. Ademais, ele se divide em duas partes, uma composta pelo rotor e outra pelo estator (característico de motores elétricos trifásicos). Há ainda o motor síncrono, que utiliza os mesmos princípios do motor de indução, porém oferece velocidade estável, de acordo com a frequência de alimentação da corrente. E estes não são os únicos motores elétricos existentes. Para conhecer todos os tipos de motor elétrico, acesse esse post!

Bateria do carro elétrico

Da mesma forma, as baterias dos carros elétricos são diferenciadas, pois elas são conhecidas como bateria de tração, e têm a vida útil de até 10 anos. Visto isso, a composição pode ser de diversos materiais, sendo o lítio o mais comum. Há também a bateria auxiliar, que se responsabiliza por fornecer energia para a partida do motor, pois antes da partida, as baterias principais ainda não estão em funcionamento.

Conversor CC/CC

O componente que faz a ligação e conversão da corrente contínua de alta voltagem da bateria de tração para uma voltagem mais baixa é o conversor CC/CC. Dessa maneira, o conversor faz com que a bateria auxiliar seja carregada e os acessórios do carro funcionem a partir dessa corrente contínua de energia já convertida.

Entrada para carga de energia

Todo esse processo de funcionamento se inicia pela entrada de energia, ou seja, o abastecimento. Nessa linha, o processo se dá através de um plug (bastante parecido com bicos de abastecimento dos carros à gasolina) que, conectado ao carro, leva a energia elétrica diretamente para as baterias.

Regulagem de potência e transmissão

A partir do regulador de potência, a corrente alternada (AC) proveniente da energia do carregador em carga contínua (CC) se transforma para que a bateria seja carregada. Outra função do regulador de potência é voltada para a regulagem da voltagem e temperatura enquanto a bateria está em carregamento. Na sequência, é feita a transmissão da energia do motor elétrico para as rodas. Finalmente, o veiculo se locomove. Uma ótima vantagem do carro elétrico é que não é necessário trocar marchas, pois o torque é imediato. Dessa forma, o carro consegue atingir uma velocidade mais alta em menos tempo.

Sistema de resfriamento

O sistema de resfriamento se responsabiliza por manter todos os componentes do carro elétrico na temperatura adequada. Esses são os componentes essenciais para o bom funcionamento de um carro elétrico.

Como carregar carro elétrico no Brasil?

Dois carros carregando

Carros elétricos utilizam energia para funcionar. Por isso, devem ser carregados em tomadas comuns, como as que todos têm em casa, ou em eletropostos. Podemos carregar os carros elétricos em casa, em tomadas 110v ou 220v. Praticidade descreve essa inovação, pois o carro pode ser usado durante o dia, e durante a noite, enquanto o motorista dorme, o carro carrega. O tempo de carregamento varia de acordo com o modelo de carro, mas geralmente leva em média mais de 8 horas em uma tomada 220v. O Nissan Leaf, por exemplo, carrega por completo em 16 horas, através de uma tomada comum. Porém, há também os eletropostos. Estes permitem que o carro elétrico carregue em muito menos tempo. O mesmo carro Leaf, em um eletroposto, tem 80% da bateria carregada em 40 minutos. O Model 3, da Tesla, por exemplo, tem carga completa em menos de 1 hora em um Supercharger – Eletroposto da montadora. No Brasil existe grandes redes de eletropostos. Umas concluídas e outras em desenvolvimento. A BMW, em parceria com a EDP, construiu a maior rede de eletropostos para recarregar carro elétrico no Brasil. Os postos de carregamento da montadora ligam São Paulo ao Rio de Janeiro. Além da BMW, a EDP, em parceria com a Findes, também desenvolvem a maior rede de eletropostos do Espírito Santo. O Paraná também ganhou uma rede gigante de postos de carregamento, ela liga o Porto de Paranaguá à Foz do Iguaçu. A respeito da durabilidade de uma carga, isso vai depender de algumas variáveis. Cada modelo possui suas próprias especificações, inclusive um tempo de duração de bateria, mas a maioria dos modelos possui autonomia a partir de 160 Km. O Model S da Tesla, por exemplo, tem autonomia de 426 Km. Outros modelos podem ter maior ou menor autonomia.

Quanto custa carregar carro elétrico no Brasil?

Sobre o custo para carregar um carro elétrico, isso também varia de acordo com o modelo do veículo. Porém, é possível ter uma média desse gasto. A tarifa média do kWh é R$ 0,50. Os carros elétricos gastam uma média de 30 kWh para andar 160 Km, portanto, o gasto para andar essa quilometragem é cerca de R$ 15. Por exemplo, para recarregar o Chevrolet Bolt EV, com 383 Km de autonomia, o gasto é de R$ 40. Com o Renault Zoe, o gasto é de R$ 30 para 300 Km de autonomia, e assim por diante.

Carro elétrico é mais econômico que carro a gasolina

Em conclusão, um carro elétrico é mais econômico do que outros. Isso porque o sistema do carro sempre minimiza o uso de energia, e poupa o máximo possível.

Por exemplo, em frenagens, a bateria compensa a perda de energia ao recarregar um pouco seu nível de energia armazenada. Outra medida de economia é que o carro, quando parado, desliga automaticamente.

Partindo desse preceito, no Brasil o custo de recarga ainda é um pouco alto em comparação com outros países. Mesmo assim, esse tipo de veículo continua sendo bem econômico.

Nos interessa também entender os motivos pelos quais o carro elétrico faz tanto sucesso no mercado. Por enquanto, os principais motivos são os de inovação e benefícios para o meio ambiente.

É claro que modelos de motores de combustão são causadores de prejuízos no ambiente. Em consequência, interfere na saúde dos seres humanos. Isso devido a emissão de gases poluentes quando ocorre a queima dos combustíveis.

Além disso, grandes companhias da indústria automobilística tem adotado a tendência de pensar essas questões. Visto que, antes a preocupação e o planejamento não incluíam o bem-estar da população, agora e cada vez mais os projetos para o futuro passam por esse tipo de solução.

Dessa maneira e nesse cenário, o carro elétrico se tornou uma opção bastante viável.

Carro elétrico no Brasil 2021: conheça os modelos disponíveis

Primeiramente, sabe-se que o mercado de carros elétricos se instalou no Brasil a partir de 2019, e até então, só havia um único modelo a venda: o BMW i3.

A partir de então, algumas outras empresas automobilísticas também trouxeram modelos para o mercado nacional. Para tanto, acompanhe a lista a seguir!

Chevrolet Bolt EV

chevrolet-bolt-carro-elétrico

Imagem: Chevrolet

O Bolt foi o primeiro da Chevrolet a chegar ao mercado nacional, e tem grande destaque em relação a sua potência, autonomia, além de ser um modelo bastante econômico. Primeiramente, o Bolt EV possui autonomia de até 416 km, e vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. No quesito segurança, ele possui 10 airbags. Além disso, apresenta toda tecnologia perfeitamente adequada ao que sua rotina exige. Pode ser comprado no Brasil por aproximadamente R$ 274.000,00.

Nissan Leaf

É certo que o Nissan Leaf é inédito, pois possui o e-pedal. Ele serve tanto para acelerar quanto para frear o veículo. Em nova versão, o Nissan Leaf tem a potência de 149 cavalos, podendo chegar a 144 Km/h. Com uma única recarga, o carro pode rodar 270 km. Além disso, esse modelo de carro elétrico no Brasil pode ser adquirido pelo preço aproximado de R$ 259.000,00.

BMW i3

O primeiro veículo elétrico a ser vendido no Brasil é o i3 da BMW, apresentando 3 versões: o REX, o REX Connected e o REX Full. Com um motor elétrico de 170 cavalos, o elétrico da BMW vai de 0 a 100 Km/h em 7,3 segundos e chega a 150 Km/h. A nova geração do carro ganhou uma bateria maior, dando 335 Km de autonomia no modo 100% elétrico. Com o uso do REX – pequeno motor à combustão que gera energia – o veículo tem 440 km de autonomia. Para tanto, a versão mais simples (REX) pode ser adquirida no Brasil por volta de R$ 279.950,00.

Renault Zoe

O Renault Zoe é o modelo elétrico mais vendido na Europa e agora também está presente no mercado brasileiro. Esse modelo da Renault conta com 300 km de autonomia, e pode ser recarregado completamente em aproximadamente 3 horas. O custo aproximado para carregar o carro é de R$ 30. Além disso, seu motor elétrico R90 possui a potência de 80 cavalos, o torque de 22,9 kgfm. Ele vai de 0 a 50 km em 4 segundos. No mercado brasileiro, esse modelo está a venda por aproximadamente R$ 205.678,00.

e.coTech4

Ecotech4

Imagem: Hitech Electric

O primeiro veículo produzido e comercializado em território nacional, apresenta duas versões. A primeira tem capacidade para 4 passageiros, e a segunda, para 2 passageiros. O e.coTech é um carro compacto perfeito para uso na cidade, vendido pela montadora brasileira Hitech Electric. Por conta de seu motor elétrico de 8,6 kWh de potência, o carro chega a 65 Km/h. Devido as suas baterias de gel, o veículo da Hitech Electric roda 100 km com uma carga completa. Esse modelo de carro elétrico no Brasil está a venda, no site da Hitech, por aproximadamente R$ 72.280,00.

Audi e-Tron

Um modelo SUV da Audi com 2 motores elétricos que pode ser adquirido em duas versões: Audi e-tron e Audi e-tron Sportback. O Audi e-tron SUV, que está disponível no mercado brasileiro por aproximadamente R$ 529.000,00, possui a versão Performance e/ou a versão Performance Black. O Audi e-tron Sportback está com preço de mercado aproximadamente em R$ 559.990,00. A combinação dos motores resultam na potência de 408 cavalos com 67,7 de torque instantâneo. Atingem de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, e a velocidade máxima é de 200 km/h. No quesito autonomia, a do SUV é de 436 km, e a do Sportback chega a 446 km.

Jaguar I-Pace

Esse é o modelo elétrico da Jaguar disponível no Brasil. Além disso, o I-Pace venceu como “carro do ano” em 2019. O Jaguar I-Pace possui bateria de lítio de 90 kWh, o que confere uma autonomia de 470 km ao veículo. No quesito aceleração, ele vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. No mercado brasileiro, ele está sendo vendido por aproximadamente R$ 422 mil.

JAC IEV

O modelo iEV da JAC Motors foi o primeiro SUV elétrico vendido em território nacional, e apresenta 2 versões: iEV 40 e o iEV 20. O JAC iEV 20 possui um torque de 215 Nm, o que confere uma aceleração impressionante para o veículo. Esse modelo possui 400 km de autonomia, e vai de 0 a 50 km/h em 4,9 segundos. Dessa forma, o consumo de energia é de R$ 5 para cada 100 km rodados, e isso se adequa muito bem à proposta de economia desse modelo. No Brasil, o preço de venda é de aproximadamente R$ 159.900,00. Já o JAC iEV 40 conta com um motor com potência de 115 cavalos e torque de 270 Nm. Sua bateria é de 40 kWh e a autonomia do veículo é de 300 km com um carga completa. Seu preço é de aproximadamente R$ 162.800 no Brasil.

Mercedes-Benz EQC

O carro elétrico da Mercedes-Benz teve as pré-vendas no Brasil ainda em 2019, e agora as vendas se consolidaram. O Mercedes-Benz EQC é avaliado como o carro elétrico mais caro do mercado brasileiro até agora. Esse modelo possui 2 motores elétricos, que, com a potência combinada, chegam a 408 cavalos e torque de 77,2 kgfm. Dessa maneira, o SUV alemão atinge de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, e, com as baterias 100% carregadas, possui autonomia de até 471 km. No Brasil ele pode ser comprado pelo preço de aproximadamente R$ 575.000,00. Ficou ansioso para ter um carro elétrico na sua garagem em breve? Sabemos que ainda não é um investimento barato, mas a tendência é que esse tipo de transporte se torne o mais popular, e consequentemente, fique mais barato. Você acha que os carros elétricos ficarão mais baratos e populares no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!