Carro Eletrico motor

Motor elétrico para carros

Os carros vêm passando por atualizações constantes durante os anos, podemos perceber evoluções mais constantes nas ultimas décadas, os motores elétricos chegaram para trazer mais comodidade, leveza e menos malefícios ao meio ambiente.

Continue lendo esse post e veja as vantagens de um motor elétrico e veja também que essas mudanças estão mais perto de você do que você imagina, fique ligado!

Como funciona o motor elétrico de carro

Um motor elétrico trabalha da seguinte forma, ele converte a energia elétrica em energia mecânica, esses motores operam pela interação entre o campo magnético com motores de tração.

Os motores elétricos podem ser encontrados em diversos equipamentos, como: Eletrodomésticos, ventiladores industriais, sopradores e bombas, os motores são alimentados através de uma fonte de corrente contínua, como bateria, veículos motorizados ou retificadores, ou por fontes de corrente alternada, como a parte da rede elétrica, inversores ou geradores.

Motor Elétrico

Os maiores motores elétricos são usados em navios, na propulsão deles, compressão de dutos e armazenamento bombeado.

Eles são usados para produzir força linear ou rotativa, e são diferenciados de dispositivos como solenoides e alto falantes magnéticos que convertem eletricidade em movimento, mas não geram potências mecânicas usáveis.

Diferença entre motor elétrico e motor a combustão

As diferenças entre esses dois motores são bem grandes, começando pela saúde do planeta.

Os motores de combustão emitem muitos gases poluentes, os principais deles são: Monóxido de carbono, hidrocarbonetos, dióxido de enxofre, aldeídos, óxidos de nitrogênio e material particulado.

O motor a combustão funciona de forma que a partir da mistura entre ar e combustível , formando uma faísca que causa uma explosão, acionando um pistão que aciona uma manivela, fazendo o motor girar.

Já o elétrico, não tem queima de ou explosão, ele funciona com conjunto de bobinas que trabalham com a inversão de campos magnéticos.

Na aceleração do motor a combustão, uma borboleta permite uma entrada maior de ar para combinar o combustível e causar uma explosão maior, dando assim, mais potencia ao motor.

Motor Combustao

No motor elétrico é preciso controlar a quantidade de energia que é enviada para o motor, quanto maior a frequência, mais rápido ele gira e quanto menor a frequência, mais lentamente ele é girado.

Os motores elétricos possuem bem menos componentes que os motores a combustão, ocasionando menos problemas, e reparos menos frequentes.

Porém, por serem mais novos, os motores elétricos ainda podem passar por muitas evoluções, já os motores a combustão, por estarem no mercado ha bem mais tempo já atingiram seu limite de evolução.

Tipos de motores elétricos

Como já vimos, os motores elétricos se dividem em corrente alternada e corrente contínua, vamos ver agora os tipos de cada um deles.

Motores de corrente alternada:

– Motor de indução

O motor de indução é o tipo de motor elétrico mais comum no mundo. Esse tipo de motor é eficiente e muito poderoso, é usado em trens a diesel, aplicações industriais, bombas, compressores e inúmeras coisas.

– Motor universal

Este motor é bem potente e pode ser usado em corrente alternada ou continua. Pode rodar em altas velocidades, é usado com frequência em maquinas de levar e furadeiras elétricas.

– Motores síncronos

Este motor funcionado como o motor de indução, porém, ele se move com frequência de linha, fornece uma velocidade estável que é determinada pelo número de polos e pela frequência de alimentação da corrente alternada fornecida.

– Motor de polo sombreado

Este motor é um motor monofásico. Ele tem possui apenas uma bobina com eixo de rotação no centro. Apesar de ser lento para iniciar, atinge um forte nível de torque uma vez que o motor tenha começado a girar rapidamente.

Motores de corrente contínua:

Motor Corrente Contínua

– Motor escovado:

Possui um alto torque de partida, ou seja, um início potente.

Ele pode ser usado em diversas finalidades, tem controle de velocidade fácil usando o nível de tensão para controlar.

– Motor sem escova

A escova é trocada por um interruptor elétrico externo que é sincronizado com a posição do motor.

Ele é mais eficiente que os motores de escova, têm uma longa duração desde que funcionem a uma temperatura mais baixa.

Como medir a potência e performance

A potencia de um motor elétrico pode ser medida em potência ou kilowatts.

Falando um pouco sobre como os motores, elétricos ou a combustão, enviam energia para as rodas, a diferença principal é que é em potencia e torques imediatos.

Pode-se dizer que um de seus motores a gasolina tem 300 cavalos de potencia, mas na verdade é o pico de potencia.

Esse numero é a maior quantidade de energia que o motor fornece a um certo numero de rotação por minuto(RPM).

Um motor elétrico é parecido com o funcionamento de uma lâmpada, quando acionada, ela acende imediatamente, não precisa de tempo para aumentar a capacidade dela, a potencia de pico de um EV está sempre em zero RPM’s, que no Tesla Roadster é de 288 cavalos de potencia  e 295 libra-pés de torque.

Tesla Roadster 9

Isso significa que, como a potencia pode ser vista imediatamente, talvez não seja preciso mais carros com números enormes de potencia.

O modo de condução do carro será mais suave e mais silenciosa, e com certeza com menos manutenções, já que um motor elétrico tem menor partes móveis que um motor a combustão.

Carros elétricos e as vantagens de usar motor elétrico

As vantagens de um carro elétrico são muitas, boa parte delas a partir de seu motor.

Motores elétricos geram movimento, não calor, a reação é um campo magnético.

Com o eixo do motor impulsionando magneticamente em vez de mecanicamente.

Os motores elétricos são mais poderosos, porque em velocidades mais baixas, os motores elétricos fornecem mais torque do que motores a combustão.

Os motores a combustão oferecem um desempenho maior em relação aos motores elétricos, porém eles dependem de combustível por mais tempo.

Outra vantagem é o fato dos motores elétricos serem mais simples, o melhor torque dos elétrons tem uma vantagem secundária, com menos torque em baixas velocidades, os motores e gasolina precisam da ajuda de uma transmissão para se movimentar, os motores elétricos não precisam dessa transmissão.  

Além disso, eles se alimentam, pois todo motor elétrico é também um gerador elétrico, isso ajuda na implementação da frenagem regenerativa, que recupera o impulso para frente como carga da bateria.

Os carros elétricos são mais inteligentes, porque eles geram mais oportunidades de monitora-los e ajusta-los.

Os sistemas de controle tem mais precisão e uma transparência maior do que acontece com o carro.

Vantagens de um motor mais leve

Ter um motor mais leve ajuda na condução do carro, garantindo suavidade no veículo.

A diferença é logo notada quando é possível dirigir um carro elétrico.

E esses motores funcionam tão bem quanto os de combustão, a grande jogada para que isso aconteça é ajustar seus campos magnéticos para funcionar de forma mais eficiente.

É possível converter um carro a gasolina para carro elétrico?

EcoFusca

Essa mudança de motor a combustão para motor elétrico se chama conversão, para fazê-la, é preciso escolher a voltagem a ser usada no seu carro, ela pode ser entre 96 e 192 volts e escolher a bateria, que pode ser de chumbo-ácido selada, bateria de alta performance, bateria para carro de golfe ou bateria de lítio.

Esse processo começa com a troca de alguns componentes do carro, como: Motor, embreagem, radiador e tanque.

No lugar deles, entra o motor elétrico, o controlador e as baterias.

Outro item necessário é conversor CC, que é importante por auxiliar a corrente da bateria seja modulada e forneça energia para a partida dos acessórios do carro.

Conclusão

São claras as muitas vantagens dos carros com motores elétricos para os carros com motores a combustão. Basta conferir cada detalhe dessa postagem.

Compartilhe esse post com seus amigos, ajude-os um pouco mais sabre os carros que irão dominar o mercado em poucos anos.