Mercedes EQC-motor-a-combustao

Mercedes vai abandonar motor a combustão

A Mercedes anunciou que irá abandonar a produção de motor a combustão para seus carros! Saiba tudo neste post!

O motor elétrico está sendo uma revolução no mercado internacional. Assim, muitas fabricantes de automóveis estão entrando nesta competição. 

Existem muitos obstáculos para a implementação dessa tecnologia. A começar pelas baterias que não possuem capacidade de armazenamento suficiente para bons resultados. 

No entanto, em vista dos benefícios do motor elétrico, o investimento nessa tecnologia compensa. Dessa forma, investimentos milionários estão sendo feitos para tornar o motor elétrico a melhor opção.

Na verdade, algumas empresas estão abrindo mão de fundos para motores a combustão para investir no motor elétrico. Este é o caso da Mercedes-Benz.

A VW e a Volvo também estão realocando seus fundos de desenvolvimento. Assim, o investimento em novas tecnologias de eletrificação está muito maior.

Porém, nem todos gostam de novidades. A BMW não irá abrir mão do motor a combustão em vista do motor elétrico. Ela optou por desenvolvê-lo junto com sua linha de produção convencional.Saiba mais sobre o ousado plano da Mercedes de abandonar o motor a combustão!

Por que parar de desenvolver o motor a combustão?

A Mercedes-Benz decidiu tomar uma decisão ousada em direção ao futuro. A empresa decidiu que irá parar de desenvolver motores a combustão. 

O motivo disso é a transferência de fundos de um projeto para outro. Assim, com o grande potencial dos veículos elétricos, A Mercedes-Benz não quer ficar de fora do mercado. Dessa forma, os fundos serão investidos em baterias e tecnologia de motor elétrico.

Inclusive, a montadora irá lançar um carro 100% elétrico no Brasil em 2020, o EQC

De acordo com Markus Schaefer, responsável pelo desenvolvimento da Daimler, não existe previsão para novos motores a combustão. No entanto, para veículos pesados, o uso de motores a combustão continuará o mesmo.

O propósito de sua eletrificação é reduzir emissão de poluentes e ganhar performance.

A produção continuará normalmente, mas sofrerá diminuições à longo prazo. Assim, os veículos passarão a usar somente motores elétricos.

Saiba como funciona um motor elétrico!

Volkswagen e Volvo também querem entrar de cabeça no mercado de carros elétricos – mas não agora

EDP e Findes fecham parceria para implantar maior rede de eletropostos do Espírito Santo

Com relação à VW, é esperado a última plataforma MQB/MLB em 2026. Ou seja, de 2026 em diante a produção será voltada à veículos elétricos. O encerramento da produção de veículos a combustão deve se dar em 2040.

Já a Volvo ficará com o motor Drive-E por mais alguns anos, mas também este modelo dará espaço para linhas de motor elétrico.

A BMW se mostra mais resistente à modernização de seu portfólio. Do seu ponto de vista, veículos a combustão serão viáveis por pelo menos mais 20 anos. Dessa forma, ela desenvolverá a tecnologia de motor elétrico junto ao de combustão. 

A montadora já lançou alguns modelos verdes, como o elétrico BMW i3 e o híbrido i8.

Em vista disso, a Mercedes parece a montadora tradicional mais inclinada a incorporar a tecnologia elétrica 100% em seus carros, mostrando disponibilidade em abandonar o motor a combustão. 

E você, o que acha dessa decisão? Deixe sua opinião nos comentários!